Social Icons

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Gandu – Festa do Servidor Público será realizada Hoje



Em comum acordo, governo e sindicato, decidiram que o ponto facultativo em comemoração ao dia do servidor que seria terça (28), foi transferido para esta sexta (31). Com isso as festividades alusivas à categoria, também foram transferidas para a mesma data.
O evento acontecerá na AABB, hoje ás 18 horas. Na oportunidade uma programação extensa estará esperando pela classe que receberá os convites, com direito a levar um convidado cada. Logo após a solenidade que contará com participações de autoridades e convidados, acontecerá sorteios de prêmios e a festa ficará por conta de três atrações com repertórios diversificados, na seguinte ordem:
Dioney Silva (MPB e anos 60) Banda Braa´roots (Reggae) e devassas do Forró (Forró e arrocha).
Vale salientar de que esta confraternização tem a participação, do SINSERG, Prefeitura e câmara municipal, que juntos proporcionarão a integração entre o funcionalismo público.

Mas tudo isso não será tão importante, quanto a presença e participação do homenageado do dia, que é o próprio servidor público municipal.

Gandu – Prefeito concede entrevista e fala sobre obras paralisadas e futuro político



A Gandu FM sob o comando de Luiz Fernando alcançou mais uma vez, alto índice de audiência, com a entrevista que realizou nesta quinta feira (30), com o prefeito Ivo Peixoto (PCdoB) e os secretários, José Valentim e José Antônio Santana de Souza (Reisinho), não apenas pelo fato das presenças das autoridades, mas também pela forma que conduziu o programa, repassando para os entrevistados os questionamentos da população.
O gestor municipal, afirmou que, o deputado estadual que substituirá Álvaro Gomes (PCdoB), que não conseguiu sua reeleição, será aquele que conseguir a pavimentação asfáltica, do Centro da Cidade. Segundo o prefeito, o espaço do lago azul que anteriormente era ocupado pelo restaurante espaço gourmet, não será transformado em um ponto de cultura, como anseia os ativistas culturais e parte da população, mas sim, outro  restaurante com serviços de pizzaria, será instalado.
Os secretários, Reis e Valentim, foram acionados pelo chefe do executivo, para falar a respeito das obras que se encontram paralisadas, onde na oportunidade, afirmaram que o único empecilho que existe para a continuidade das mesmas, é a falta de medição por parte dos fiscais da Caixa Econômica Federal. Ainda segundo os governistas, algumas obras foram abandonadas no governo anterior pelas empresas que ganharam a licitação, tendo o atual governo tomado às medidas cabíveis para a continuidade das mesmas.
Além das perguntas formuladas pelo competente comunicador, dezenas de perguntas dos ouvintes, também foram respondidas pelas autoridades municipais. Um dos pontos que mais chamou a atenção, dos ouvintes, foi quando Ivo Peixoto afirmou em alto e bom som, de que em 2015, o projeto de saneamento básico em parceria com o EMBASA e governo do estado, com a taxa de 80%, voltará à câmara de vereadores e, que desta vez contará com o apoio da população.
Vale salientar de que o município tem a competência de criar seu próprio plano de saneamento básico, e angariar recursos sem a participação da famigerada EMBASA.




O que é o ASO - Atestado de Saúde Ocupacional?



O Atestado de Saúde Ocupacional define se o funcionário está apto ou inapto à realização de suas funções dentro da empresa. Geralmente é feito por medico do trabalho. A cada exame realizado, (admissional, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional), o médico emitirá o ASO em duas vias. A primeira via ficará arquivada no local de trabalho, à disposição da fiscalização do trabalho. A segunda via será obrigatoriamente entregue ao trabalhador mediante recibo na primeira via.
Este documento é de extrema importância, pois, além da identificação completa do trabalhador com o número de identidade e função exercida, contém também os riscos que existem na execução de suas tarefas, além dos procedimentos médicos a que foi submetido, deixando o trabalhador e empresa cientes de sua atual condição.
O ASO deverá conter no mínimo:
- nome completo do trabalhador, número de registro de identidade e função;
- riscos ocupacionais específicos existentes ou a ausência deles, na atividade do empregado, conforme instruções técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho - SSST;
- indicação dos procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados;
- o nome do médico coordenador, quando houver, com respectivo CRM;
- definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu;
- nome do médico encarregado do exame e endereço ou forma de contato;
- data e assinatura do médico encarregado do exame e carimbo contendo seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina.


 Dorival Silveira Junior

Convite




Para comemorar o Dia Nacional da Cultura, músicos, dançarinos, artistas plásticos, artesão, poetas, atores e militantes culturais de Gandu. Convidam a comunidade, para participar da 1ª Audiência Publica Social APS, para discutir a implantação do Espaço Cultural, sugestão: antigo prédio do Restaurante Espaço Gourmet (Lago Azul). No dia 05 de novembro de 2014, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Gandu.

Venha você também, participar dessa discussão em prol da nossa cultura.

Atenciosamente,


Movimento Cultural de Gandu

Água de gengibre emagrece e elimina gordura



Beber água com gengibre diariamente é um método eficaz de emagrecer. A mistura potente tem efeito diurético e termogênico e ajuda a eliminar a gordura corporal sem muito esforço. Além disso, ela ainda é capaz de reforçar o sistema imunológico e manter longe gripes e resfriados.
“A água de gengibre é ótima para o corpo em vários aspectos. Entre outras coisas, ela é boa porque aumenta a diurese, além de ser um termogênico que aumenta temperatura corporal e ajuda na eliminação de gordura, sem contar a enorme eficácia na melhoria da imunidade”, comenta a nutricionista Alessandra Carneiro. Basta encher uma garrafa de água e adicionar o gengibre. A quantidade ideal é de 4 a 5 rodelas da raiz, ou duas colheres do alimento ralado. “Tanto ralado, quando em lascas ou rodelas, o efeito é o mesmo. Só não indico o gengibre em pó comercializado em mercados porque contém muitos conservantes”, indica a especialista. A bebida emagrecedora pode ser consumida ao longo do dia, todos os dias. Caso opte por usar pedaços do gengibre, Alessandra dá a dica de trocar o alimento de dentro da garrafinha ao menos uma vez durante o dia para potencializar os efeitos.
Grávidas e pessoas que sofrem com hipertireoidismo não devem consumir. A nutricionista alerta ainda para a necessidade de manter uma rotina saudável e ativa para conquistar os benefícios desse termogênico, independente de qual das formas para consumir gengibre a pessoa escolher. “O gengibre não deve ser tratado como um fator isolado para emagrecer, ele é coadjuvante, auxilia por aumentar a liberação de toxinas”.
Pode aumentar também a temperatura corporal, podendo aumentar o desconforto em mulheres com menopausa e ser prejudicial para quem esteja com febre. Na gravidez deve ser evitado, a não ser que seja liberado pelo médico que acompanha a gestante. Contra indicado para quem tem cálculos na vesícula biliar. Não recomendado para portadoras de hemofilia ou que estejam fazendo uso de anticoagulantes, pois ele pode interferir na coagulação. O gengibre pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, potencializando os efeitos de remédios utilizados no tratamento do diabetes. Por isso, diabéticos devem utilizar gengibre com cautela. Indivíduos hipertensos ou cardíacos devem utilizar com cautela e de preferência so orientação médico. O gengibre pode interferir com a digestão do ferro, de várias vitaminas, como por ex.: A, D, E e K e, em medicamentos, como tetraciclina, digoxina, sulfa e fenotiazinas. Por fim, mesmo sendo um produto natural, deve ser consumido com cautela e com moderação.


Fonte: www.bolsademulher.com


Líder do PSB diz que proposta de diálogo "não é sincera"



O deputado federal Beto Albuquerque, líder do PSB na Câmara, afirmou  que não é sincera a disposição da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) de dialogar com todas as forças políticas. "Se fosse para pedir desculpas pelas mentiras e calúnias, pelas inverdades que foram desferidas a nós ao longo da campanha, até valeria a pena sentar e conversar, mas não acredito que seja sincero por parte da Dilma esse tipo de manifestação. Acho que ela tem de tratar de governar com seus aliados e cumprir as suas tarefas", afirmou em entrevista, antes de participar de reunião do diretório estadual do PSB, na capital gaúcha. Na ocasião, ele foi presidente do PSB gaúcho.
O deputado gaúcho, que foi candidato a vice na chapa de Marina Silva, é o atual líder do seu partido na Câmara, mas ficará sem mandato a partir de janeiro. Provavelmente, participará da administração do governador eleito no Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), aliado do PSB no Estado. Beto se disse surpreso pela informação de que o presidente executivo do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, estaria entre os nomes defendidos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar o Ministério da Fazenda no novo mandato de Dilma, conforme reportagens publicadas nos últimos dias. "Afinal, éramos nós que tínhamos a proposta de entregar o governo aos bancos? Ou é o PT que depois da eleição volta a se encontrar com os bancos, que foram os que mais ganharam dinheiro ao longo dos 12 anos de governo petista", questionou.
De acordo com o parlamentar, não faz sentido pensar em uma proposta de diálogo com um partido que muda de opinião "tão rapidamente". Beto reforçou que, nos próximos quatro anos, o PSB fará oposição com a cara do partido. "Não vamos misturar o nosso movimento de oposição ao PSDB, ao DEM, que têm outro propósito, embora tenham recebido nosso apoio no segundo turno. Fôssemos iguais e pensássemos iguais, teríamos estado juntos no primeiro turno", explicou.

Escreve Agencia Estado


Lula faz balanço das eleições e critica imprensa



Após a presidenta Dilma Rousseff ser reeleita na eleição mais disputada desde 1989, o ex-presidente Lula passou a usar o You Tube e seus canais nas redes sociais para fazer uma espécie de balanço da corrida nacional. Em três vídeos publicados entre terça-feira (28) e hoje (30), ele afirmou que é melhor pensar na revista Veja como “pnafleto do Aécio” para “sofrer menos” por causa das reportagens publicadas pela semanal. Também criticou as manifestações racistas e separatistas observadas depois do pleito. Mesmo assim, ainda afagou os eleitores, ao comentar que eles deram “uma lição de política nos políticos”.
“Se você olhar a Veja como uma revista de informação, você fica muito nervoso com a quantidade de mentiras. Agora, se você olhar a Veja como um panfleto da campanha do Aécio, você sofre menos”, disse Lula no vídeo mais recente, divulgado hoje. Na gravação de ontem ele afirmou que não existe possibilidade de imperar “qualquer tentativa separatista”. “Isso só demonstra ignorância de quem pensa assim, só demonstra falta de sabedoria política. Porque o povo brasileiro acata o resultado eleitoral”, comentou.


Escreve Congresso em Foco

Ivete Sangalo vai lançar biografia



Em novembro, a cantora Ivete Sangalo vai lançar mais um trabalho. Não se trata de mais um CD e, sim, de um livro sobre sua vida. A biografia, intitulada “Pura Paixão”, será publicada pela Editora Agir e está sendo escrita por Jorge Velloso. No livro, autorizado por Ivete em dezembro do ano passado, a cantora preferiu contar histórias sobre sua infância, sua família e sua carreira. Os relacionamentos amorosos e um possível boato de que ela fosse homossexual não ganharam muito destaque.

Senado aprova desoneração da folha de pagamento para 59 setores



O Senado aprovou ontem (dia 29) a Medida Provisória 651, que concede uma série de incentivos fiscais. O principal deles é o que torna permanente a desoneração da folha de pagamento para 59 setores da economia. Os senadores mantiveram o texto da Câmara, porque a MP perderia sua validade no próximo dia 6. Mas o governo já avisou que vetará dois pontos polêmicos, que foram incluídos na Câmara: o que cria uma anistia a devedores condenados por desvios de recursos públicos e o artigo que amplia para 2018 o prazo para as cidades acabarem com os lixões. Agora, o texto vai à sanção da presidente Dilma Rousseff. Presidente da Comissão Mista que analisou a MP 651, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) anunciou a intenção do governo de promover os dois vetos. Ele disse que a questão dos lixões será incluída em outra MP, a 656, já com prazo diferente e prevendo recursos para as prefeituras poderem acabar com os lixões.
Governo e oposição fizeram um acordo de procedimento para votação. O PSDB e o DEM deixaram claro que eram contra a anistia dos devedores que desviaram os recursos públicos. Na prática, o artigo sobre a anistia foi mantido, mas com o compromisso de o governo vetar. Qualquer mudança faria a MP voltar à Câmara e ela perderia a validade. A MP 651, ainda, reabre por 15 dias, a partir da publicação da lei, o prazo para que contribuintes optem pelo Refis — programa de parcelamento de dívidas tributárias que prevê o pagamento desses débitos com prazos maiores e juros menores. Outro item trata da capitalização do BNDES. A pedido do governo foi incluída na MP a capitalização do BNDES até o valor de R$ 5 bilhões, com remuneração até a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).
A MP 651 traz de volta o Reintegra, que dá a exportadores crédito de PIS/Cofins sobre as vendas de manufaturados no exterior. Pelo texto original, o crédito seria apurado mediante a aplicação de alíquota que variava de 0,1% a 3% sobre o faturamento de exportações de bens manufaturados. No Congresso, o teto subiu a 5%. O processo de desoneração da folha de pagamentos foi iniciado em 2011, com o plano Brasil Maior, para reduzir o custo da produção e da mão de obra, criar empregos e incentivar a formalização do trabalho. Em 2013, Dilma prometeu que o governo tornaria a medida de redução do custo do trabalho permanente.



ASCOM Força Sindical

Após aumento dos juros, reajuste de gasolina deve sair hoje



Depois do aumento dos juros decidido pelo Banco Central (BC), a próxima medida dura do governo deverá envolver o preço dos combustíveis. As expectativas do mercado são de que o Conselho de Administração da Petrobras decida nesta sexta-feira, durante reunião, pelo aumento de 4% a 5%, em novembro. O último foi em igual mês, em 2013, de 4% para gasolina e 8% para o diesel. Caso isso se confirme, será a segunda medida impopular do governo dias após o resultado do segundo turno da eleição presidencial. “Se isso ocorrer, indicará maior comprometimento do governo com a normalização dos preços administrados”, avaliou o economista-chefe da INVX Global Partners, Eduardo Velho.
Para o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires, mais importante do que alterar os preços é o governo “apontar para uma política clara de reajustes”, que impeça que os valores voltem a ficar defasados. Ele também espera por uma alta de preços hoje, mas acha que a tendência mais forte é de que o governo opte por ressuscitar a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).
“Isso reforçaria o caixa do Tesouro, o que seria bem-vindo no atual quadro fiscal”, explicou. Os municípios, que também recebem parte do montante arrecadado, podem ampliar os investimentos em transporte coletivo, algo que vai ao encontro das exigências das ruas nas manifestações de 2013. A Cide é um tributo que começou a ser progressivamente reduzido em 2003, quando acrescentava R$ 0,28 ao litro da gasolina, até ser zerado em 2012.
Os preços do petróleo no mercado internacional baixaram neste mês, e agora estão em linha com o mercado brasileiro. Por isso, Pires não vê mais razão, do ponto de vista da Petrobras, para mudar o que se cobra nas refinarias. De janeiro a outubro, quando os valores estavam desfasados, a estatal acumulou prejuízos. Mas para zerar a conta seria necessária uma alta de 20% na gasolina. “Não se pode contar com isso, porque o efeito inflacionário seria muito alto”, sentenciou Adriano Pires.


Escreve Poder & Política

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Prefeito Ivo Peixoto será entrevistado nesta quinta feira na Gandu FM



Nesta quinta feira (30), no programa crítica e autocrítica que vai ao ar a partir do meio dia de segunda a sexta feira, pela Gandu FM, o prefeito de Gandu Ivo Sampaio Peixoto (PCdoB), será entrevistado pelo comunicador Luiz Frenando. Como de costume, o chefe do executivo, deverá responder perguntas formuladas pelo comunicador, bem como dos ouvintes que com certeza participarão do programa.
Além de agradecer a considerável votação que obteve seus candidatos no município nas ultimas eleições, o comunista deverá esclarecer o porquê da paralisação de obras, a exemplo do estacionamento da Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Hospital, que se iniciou e, há mais de 02 semanas se encontra paralisada.
Procurando sempre levar a informação precisa aos ouvintes, a Gandu FM é uma das poucas emissoras na região, que vem demonstrando imparcialidade, ao abrir espaço para todos os segmentos da sociedade e, por certo sua audiência nesta quinta, alcançará altos índices de audiência em mais uma oportunidade.



Wenceslau Guimarães - Funcionalismo público está com até 05 meses sem receber salários



A situação politica e administrativa no município de Wenceslau Guimarães está a cada dia se tornando incontrolável.  Servidores contratados estão há cinco meses sem receber seus vencimentos, como nos confirmou um motorista que presta serviços ao município, enquanto professores e coordenadores que recebem seus salários com verbas oriundas do FUNDEB, há 02 meses estão em atraso. 
O pior de tudo é que segundo os próprios servidores, o prefeito Nestor Vicente (PDT), não dar nenhuma satisfação, apenas prepostos do governo sinalizam que somente a partir do mês de novembro é que terão uma solução. Certo é que com tanto tempo sem receber dinheiro, a maioria dos funcionários, se encontram em uma difícil situação, devido não ter mais crédito, para comprar no comercio local. Ainda segundo os servidores que nos procuraram, alguns colegas já se encontram em falta de mantimentos básicos, para a alimentação de suas respectivas famílias.
Um dos servidores nos confidenciou, que no período eleitoral, um secretário que manda e desmanda no governo chegou a ameaçar que aqueles que não votassem nos candidatos apoiados pelo prefeito, não iriam receber os meses em atraso.
Triste momento vive nossa vizinha Wenceslau Guimarães, nas mãos de pessoas sem sentimento e sensibilidade.





Após ter sido esfaqueado pela própria esposa, cantor Moreno pensa em virar cantor gospel.



Após ter sido ferido a golpes de faca pela sua própria esposa na última sexta-feira (24), em Ilhéus, o cantor de arrocha Uédson Xavier, conhecido como “Moreno no Caprixo”, parece que resolveu dá uma basta nas várias polêmicas que marcou sua carreira durante mais de 10 anos. O artista deu entrada na manhã da última sexta-feira no Hospital Regional de Ilhéus com alguns cortes no braço e chorando confidenciou para um amigo que iria dá um fim na sua carreira como cantor de arrocha e se converter a religião evangélica.
A promessa parece ter se confirmado nesta segunda-feira (27), quando Moreno compareceu a uma Igreja evangélica em Ilhéus e participou de um culto conversando com o pastor e cantando um hino evangélico.
Apesar da presença do artista na igreja, ele ainda não confirmou publicamente o fim da sua carreira e os motivos pelos quais teria levado sua esposa a atacá-lo. Moreno e sua esposa já foram personagens de diversas polêmicas durante a conturbada carreira do cantor.


Escreve Gandu Noticias

Empresário com empreendimento em Gandu morre vítima de acidente de carro



Morreu na madrugada desta quarta-feira (29), vitima de um acidente automobilístico no KM – 246 na BR – 101, o jovem empresário Geovane Brito, responsável pelo restaurante do Posto “O Corujão”, em Gandu. Geovane caiu de uma ponte próxima do município de Conceição do Almeida, a 168 quilômetros de Salvador e foi encontrado morto por equipes do Corpo de Bombeiros. 
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro despencou em uma região pantanosa e ficou parcialmente submerso. Segundo a PRF, o acidente ocorreu por volta das 2h da madrugada. Entretanto, por conta do difícil acesso ao local, os bombeiros só conseguiram retirar o corpo do veículo por volta das 10h.
A vítima foi encaminhada para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus, a 10 quilômetros de Conceição do Almeida. Segundo a PRF, o motorista estava sozinho no veículo. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

Com informações do Gandu Noticias


CD de Paula Vasconcelos já pode ser encontrado em Gandu



O CD da cantora gospel, Paula Vasconcelos, que foi lançado no ultimo sábado (25) na Igreja Maranata em Gandu, se encontra a venda na livraria popular, localizada na Avenida Getúlio Vargas em frente ao Hospital.
O CD intitulado “O Senhor Reina”, traz 11 canções de autoria da própria intérprete como também do seu pai. Todas são músicas de adoração, inspiradas nos momentos difíceis que foram enfrentados por Paula e sua família.


Vale apena você conferir! 

Governador assina decreto que marca o início da transição de governo



O governador Jaques Wagner assinou, na tarde desta quarta-feira (29), o decreto que marca o início da transição de Governo no Estado. Durante o ato, que aconteceu na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, ele recebeu o governador eleito para o período de 2015 a 2018, Rui Costa, e os integrantes do Grupo de Trabalho de Transição Governamental. Em seguida, eles concederam entrevista coletiva sobre o processo de mudança de governo. De acordo com Wagner, o próximo governador terá total autonomia na condução para tomar as decisões. “É o começo de um processo que, óbvio, vai se concluir antes do Natal. As decisões cabem a ele e à equipe dele”.
Na oportunidade, Rui Costa agradeceu ao governador pela formalização da equipe de transição. Ainda segundo ele, os servidores responsáveis pelo processo transitório têm perfil técnico. Uma das prioridades, conforme Rui é a realização de um levantamento de dados e um balanço das ações do governo estadual em todas as áreas. “Queremos fazer uma interlocução com os orçamentos estadual e federal do ano que vem”.
A expectativa é que, até o final de novembro próximo, seja concluído o levantamento e, ainda este ano, o projeto de reestruturação administrativa do Poder Executivo Estadual seja encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia. Servidores da Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado (PGE) e das secretarias do Planejamento (Seplan) e da Fazenda (Sefaz) fazem parte da equipe de transição, sob a coordenação do titular da Sefaz, Manoel Vitório. “Será um desafio. O governador [eleito, Rui Costa] quer ter certeza de que o desenho do Estado estará de acordo com as pretensões e as expectativas. Economia é um viés importante. Mas o principal é otimizar, [proporcionar] mais eficiência [e] melhorar o serviço público”, explicou Vitório.
Fazem parte da equipe de transição o secretário da Casa Civil em exercício, Carlos Mello, a procuradora do Estado, Cláudia Maria de Souza Moura, o chefe de gabinete da Sefaz, Adriano Chagas, o chefe de gabinete da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Rodrigo Pimentel, o superintendente de orçamento público da Seplan, Claudio Peixoto, o coordenador executivo da Casa Civil, Luiz Henrique D'utra, e a superintendente em exercício de atendimento ao cidadão da Saeb, Nelma Araújo.
O decreto que estabelece o grupo de trabalho será publicado, nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial do Estado da Bahia.

SECOM - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia


Banco Central eleva Selic para 11,25% ao ano



O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou nesta sexta (29), que a taxa Selic subiu de 11% para 11,25% ao ano. A decisão pegou de surpresa o mercado, que apostava na manutenção da taxa até o fim deste ano. Com a elevação, o Banco Central interrompeu uma série com taxa em 11%. A próxima reunião está agendada para os dias 02 e 03 de dezembro.
Depois de está á duas semanas em estabilidade, economistas de instituições financeiras passaram a ver menor aperto monetário no fim de 2015 e reduziram a projeção para a Selic a 11,5%, ante 11,88%, mostrou pesquisa Focus do Banco Central nesta semana. Em relação às projeções sobre inflação e crescimento econômico, os analistas consultados no Focus não alteraram suas estimativas.
Para a alta do IPCA, a estimativa é de que o índice fechará 2014 a 6,45% e 2015 a 6,30%. A meta do governo é de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Em outubro, O IPCA-15 acelerou a alta a 0,48%, e acumulou em 12 meses 6,62%, permanecendo acima do teto da meta.

Com informações de Economia & Negócios


Dilma sofre primeira derrota após reeleição



A presidente reeleita, Dilma Rousseff (PT), sofreu nessa terça-feira (28) a primeira derrota desde que foi reeleita. A Câmara de Deputados negou a proposta petista de ligar decisões do governo à opinião de conselhos e outras formas de atividade popular. Apenas dois dias depois de ser reeleita, Dilma Rousseff foi derrotada, ao ver uma proposta do seu governo ser negada na Câmara de Deputados. O documento previa a vinculação de decisões do governo à opinião de conselhos populares, criados para esse efeito.
Para os parlamentares, que aprovaram o documento para impedir a proposta petista, o governo está criando projetos que vão contra o Legislativo, argumentando que a intenção é “aparelhar” os mecanismos de decisão, como é o caso na vizinha Venezuela. Nesse sentido, a proposta de Dilma determina que as entidades federais tenham que ter em conta os processos de formação de “grupos sociais historicamente excluídos” e a decisão de ligar a participação popular ao processo governativo.
Na frente da oposição estava o presidente da Câmara de Deputados, Henrique Eduardo Alves, do PMDB, maior aliado da base do PT. Na defesa do projeto, os petistas contaram com parlamentares do PC do B e PSOL.



escreve a Folha.

Lula vai concorrer nas eleições de 2018



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, em conversas com aliados, que entrará na corrida ao Planalto em 2018. Para isso, o petista deverá começar a pavimentar o caminho através de uma maior participação no governo de Dilma Rousseff. Em clima de dúvidas sobre uma possível recandidatura à Presidência da República, Lula da Silva teria confirmado, em conversa com amigos e aliados do PT, que tenciona entrar na corrida eleitoral de 2018. A mensagem do petista terá sido ouvida por militantes do PT, já no último domingo (26), quando Dilma Rousseff foi reeleita.
O nome de Lula da Silva é já uma certeza dentro de círculos petistas, mas a idade do ex-presidente, que fará 73 anos em 2018, poderá forçar o petista a considerar um sucessor. Ele já estaria em dúvida depois de ter afirmado a alguns aliados que não sabia como estaria a sua saúde nas próximas presidenciais. Vale salientar lembrar que, no final do seu segundo mandato, em 2011, Lula da Silva combateu um câncer na garganta. A saúde do petista é, assim, uma variável que só ao longo destes quatro anos poderá dar ao PT uma confirmação da sua candidatura.
“No último domingo, dia da eleição, quando perguntado sobre 2018, declarei que, completando 69 anos, minha única expectativa para daqui a quatro anos é estar vivo”, disse o ex-presidente.
Analistas políticos consideram que, caso o petista decida voltar a concorrer parta um terceiro mandato na presidência, terá que se envolver mais na gestão de Dilma Rousseff, sua sucessora.
Enquanto que no primeiro mandato da petista, Lula aconselhou mas não foi tão ouvido, nesse segundo o ex-presidente terá que assegurar que Dilma não cometa os mesmos erros, especialmente no distanciamento dos movimentos sociais, no fraco diálogo com empresários e na centralização das ações governativas.


Escreve Poder & Política 

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Gandu - Mesa redonda com blogueiros foi sucesso de audiência



A Gandu FM promoveu nesta terça (28), um encontro entre 03 blogueiros da Cidade. Frente a frente, Zebrão, André Pavel e Bozó, responderam perguntas, formuladas pelo comunicador Luiz Fernando e por ouvintes durante o programa critica e autocritica. Vários temas alusivos ao web jornalismo foram abordados, desde a criação dos blogs, até a manutenção dos mesmos.
Como pode ser notado pelos ouvintes, cada um dos três blogs, adota um estilo diferente. O pioneiro Blog do Zebrão, que tem como redator o ex-prefeito, Antônio Carlos Farias Nunes (Zebrão), leva aos leitores noticias referentes a temas locais, regionais e nacionais, tendo como maior abrangência os assuntos políticos, sendo atualizado diariamente e conta com uma equipe de trabalho capitaneada pela competente senhora Cristina. Já o versátil André Pavel, do Gandu Notícias, que está cursando jornalismo na UNIME, traz também noticias referentes à política, prezando mais por assuntos do momento, como noticia policial e ações do governo municipal, além de temas ligados a cultura regional. Por sua vez, Adeilton Leal (Bozó), segue a risca o slogan do Blog do Bozó, que é “Política & Cidadania”, também sendo atualizado diariamente. 

Em meio à entrevista, o cantor ganduense, Bal Jhones, compareceu ao estúdio da emissora, com o seu mais novo CD e, aproveitou para prestigiar os blogueiros que também divulgam seu trabalho artístico. Desta forma a Gandu FM, demonstra mais uma vez, de que rádio, deve ser feito com interatividade e participação popular. De modo que durante a tarde de ontem, diversas pessoas que ouviram a entrevista, ligaram para a nossa redação, nos incentivando e enaltecendo o profissionalismo e imparcialidade da equipe da Gandu FM. 

3º aulão do enem




Câmara de vereadores de Nova Ibiá tem contas rejeitadas pelo TCM


 Antônio Lopes Sampaio - Jacó

O presidente da Câmara de Nova Ibiá, Antônio Lopes Sampaio (Jacó), teve suas contas de 2013 reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão de terça-feira (28/10), em razão da extrapolação do limite de despesa do Poder Legislativo, que registrou uma diferença de R$ 11.703,01, inobservado o art. 29-A da Constituição Federal. O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, multou o gestor em R$ 4.500,00 e determinou ressarcimento aos cofres municipais de R$ 105,35, devido a despesas com devoluções de cheques sem fundos. O relatório técnico também ressaltou a utilização indevida de recursos extra orçamentários, abertura de créditos suplementares sem autorização do Executivo no valor de R$ 29.430,40, despesas com juros e multas por atraso de pagamentos e falta de transparência nas liquidações e pagamentos de despesas. Ainda cabe recurso da decisão.


Informações  Priscila Leite, Assessora de Comunicação do TCM
.

                              

Convite



Para comemorar o Dia Nacional da Cultura, músicos, dançarinos, artistas plásticos, artesão, poetas, atores e militantes culturais de Gandu. Convidam a comunidade, para participar da 1ª Audiência Publica Social APS, para discutir a implantação do Espaço Cultural, sugestão: antigo prédio do Restaurante Espaço Gourmet (Lago Azul). No dia 05 de novembro de 2014, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Gandu.

Venha você também, participar dessa discussão em prol da nossa cultura.

Atenciosamente,


Movimento Cultural de Gandu

Denúncias vão afastar presidente do Banco do Brasil



Aldemir Bendine, presidente do Banco do Brasil (BB) deverá ser afastado do cargo ainda este ano, resultado de mais uma onda de denúncias que ligam o executivo a financiamentos e pagamentos irregulares. Alvo de mais denúncias que o ligam a esquemas irregulares, Aldemir Bendine deverá abandonar a presidência do BB ainda esse ano. De acordo com o jornal, a escolha do seu sucessor, responsabilidade da presidente da República, Dilma Rousseff, será conhecida antes do final do primeiro mandato da petista.
Apontando como a figura central em várias situações suspeitas, Bendine é considerado pivô no financiamento dado pelo BB a socialite Val Marchiori. Outra das denúncias foi feita pelo motorista do executivo, que contou ao Ministério Público Federal que Aldemir Bendime o terá ordenado, por várias vezes, fazer pagamentos em dinheiro.
Na lista dos principais indicados a suceder Bendine na presidência do Banco do Brasil está o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Paulo Rogério Caffarelli, assim como o atual vice-presidente de Negócios de Varejo, Alexandre Abreu.


Escreve O Globo

Aberto em Salvador o 3º Encontro Estudantil Todos Pela Escola‏



Cerca de 20 mil alunos da rede pública estadual vão passar pela Arena Fonte Nova, até quinta-feira (30), durante a realização do 3º Encontro Estudantil Todos Pela Escola, que este ano homenageia o centenário de Dorival Caymmi. A cerimônia de abertura do evento, que aconteceu na manhã desta terça (28), contou com a presença do governador Jaques Wagner, de representantes da Secretaria Estadual de Educação, organizadora do evento, e de alunos e professores de todo o estado. Para o encontro, caravanas das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc) começaram a chegar desde a semana passada para expor seus trabalhos nos espaços montados na arena.
Ao chegar à Arena Fonte Nova, o governador Jaques Wagner visitou stands das feiras de matemática e conheceu o simulador de voo, um equipamento moderno utilizado em cursos oferecidos pela rede pública de Salvador. Para o governador, a qualidade dos trabalhos expostos demonstra a potencialidade dos jovens baianos. "Gostei muito de tudo que vi aqui, isso mostra a criatividade e a capacidade que esses meninos têm quando são criadas oportunidades como essa. É um estímulo para os estudantes baianos poder criar e produzir projetos de arte e tantos outros dentro do ambiente escolar, além das aulas tradicionais".
O encontro vai reunir, entre hoje e quinta-feira, os projetos desenvolvidos neste ano em mais de mil escolas baianas da rede pública, entre trabalhos científicos, artes visuais, literatura, esportes, música, dança, cinema. A reunião de todas essas iniciativas em um único espaço possibilita uma experiência importante para os estudantes, segundo o secretário de Educação, Osvaldo Barreto. "Reunimos aqui o resultado de trabalhos e projetos que são desenvolvidos em cada escola, com cada criança, ao lado dos professores. Isso estimula a educação e a vivência de experiência única para todos os envolvidos".
A programação completa do 3º Encontro Estudantil Todos Pela Escola está disponível no site http://encontroestudantil.educacao.ba.gov.br/


SECOM - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Seis e meia dúzia – Parte l



Milhões nas ruas protestando; sete em cada dez eleitores declarando desejo de mudança no governo. O cenário no qual transcorreram as eleições de 2014 prenunciava uma transformação profunda da política brasileira. O resultado não poderia ser mais contrastante. O Congresso Nacional terá poucas caras novas e com sobrenomes velhos. Os Estados continuam sendo governados, na imensa maioria, pelos mesmos caciques de sempre. E Dilma Rousseff (PT) segue sendo presidente do Brasil. Das 27 eleições para governador, só dá para dizer que houve algum tipo de renovação em quatro. Nas outras 23, o atual governador se reelegeu como em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, ou fez o sucessor, como em Pernambuco e na Bahia, ou o eleito é um ex-governador, como no Espírito Santo, Tocantins e Piauí. Na melhor das hipóteses, o novo governador pertence a um grupo político que, não faz muito tempo, mandava no Estado.
A maior renovação aconteceu no Maranhão, com Flávio Dino (PC do B), que desalojou o clã dos Sarney. No Mato Grosso, Pedro Taques (PDT) é um procurador tornado senador que se elegeu governador. Não foi eleito por ter parentes políticos. No Distrito Federal, a eleição de Rodrigo Rollemberg (PSB) acabou com a polarização entre o PT e o grupo de Joaquim Roriz. No Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) põe fim a uma era do PMDB no poder. Só.
Em todo o resto, a troca de comando, quando houve, foi de seis por meia dúzia. Ou, no máximo, por um terço de 18. Dos 513 deputados federais, 401 tentaram se reeleger e 290 conseguiram. Sua taxa de sucesso foi de 72%. Nada se correlaciona mais com a vitória na eleição parlamentar do que já ser um parlamentar. Por outro lado, se “apenas” 290 estarão de volta a Brasília no próximo ano, quer dizer que 223 são novos, certo? Não exatamente. Pelo menos 25 não são novatos, mas redivivos. Já foram deputado antes, só tinham dado um tempo.

Continua...



Seis e meia dúzia – Parte ll



A Câmara terá 198 neófitos que terão seu primeiro gabinete brasiliense. Formalmente, é a maior taxa de renovação desde 1998: 39%. Mas o exame da lista de eleitos revela que grande parte das caras novas têm sobrenomes ou nomes de guerra velhos conhecidos do Congresso, como Covas, Cardoso e Garotinho.
Mudam só os prenomes: Bruno em lugar de Mario, Clarissa em vez de Anthony. Às vezes nem isso, basta acrescentar um “júnior”, um “neto” ou até um “bisneto” no final. São todos herdeiros do poder, como Newton Cardoso Jr., Expedito Netto e Arthur Bisneto. A hereditariedade do poder é um dos legados da monarquia que a república brasileira conserva com mais afeto e zelo.
Entre os neófitos, quem não chegou lá por ser parente se encaixa em pelo uma dessas categorias: já passou por outro cargo eletivo (prefeito, deputado estadual etc), exerceu alguma função pública (policial, promotor etc), é celebridade – com as exceções que confirmam a regra. Na Câmara, a eleição foi seis por meia dúzia.
Por que os gritos e cartazes não se converteram em votos de protesto? Não em quantidade suficiente para mudar os donos do poder. Por que? Há várias respostas, esta é apenas uma.
Porque quem foi às ruas protestar foi um segmento expressivo, mas um segmento, não toda a população. Eram majoritariamente jovens que tiveram mais oportunidades de estudo do que qualquer outra geração anterior à deles na história do Brasil. Mas que não conseguem equiparar esses anos de estudo a cifrões nos seus salários. Estão mais frustrados do que as gerações anteriores. Foram essas gerações mais velhas que decidiram a eleição.
Os mais velhos votaram na continuidade. Não arriscaram porque, mesmo sem tanto estudo quanto os filhos, experimentaram um incremento de renda que nem seus pais nem avós experimentaram. Para eles não era seis por meia dúzia.


Escreve José Roberto de Toledo  do estadão.com

Marina Silva não comunicou saída do PSB, diz presidente da legenda



O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirmou nesta terça-feira (28) que "nunca" considerou a possibilidade de permanência de Marina Silva na legenda. A ex-ministra foi derrotada na disputa pela presidência da República ainda no primeiro turno, após substituir Eduardo Campos, morto em 13 agosto em um acidente aéreo em Santos, no litoral paulista.
"Ela não comunicou nada (sobre saída), mas nós do PSB nunca tivemos a ilusão de que Marina Silva veio para o partido para ficar", afirmou o dirigente em entrevista à reportagem. Na tarde desta terça-feira, Marina recorreu às redes socais para informar que não pretende abandonar os planos de criar a Rede Sustentabilidade. "A ex-senadora Marina Silva reafirma seu compromisso e disposição de, ao lado de dirigentes e militantes da Rede Sustentabilidade, buscar os meios efetivos para obter o registro do partido", diz a mensagem. A Rede só poderá ser considerada um partido formal após conseguir o número necessário de assinaturas de eleitores pela criação da sigla e passar pela aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
"Ela é uma filiada provisória no nosso partido, embora seja uma pessoa por quem guardamos muito apreço, mas sabemos ela está na tarefa de criar o seu partido, o que respeitamos e achamos natural", ressaltou Carlos Siqueira.
Segundo Siqueira, não restou nenhum ressentimento da briga que tiveram logo após Marina assumir o comando da disputa presidencial. Na ocasião, o dirigente se afastou das decisões da campanha que passaram a ser coordenadas por representes da Rede, que ingressaram no PSB junto com a candidata.
"Quando eu estava quase eleito presidente do PSB, tomei a iniciativa de ligar para Marina porque, como todos sabem, houve desavenças entre nós. Disse que tinha visto notinhas de que ela podia ficar constrangida de continuar no PSB, ainda que provisoriamente em função da minha ascensão à presidência do partido. Disse que não tinha problema pessoal com ela, apenas um problema político que havia sido superado", ponderou Siqueira.



Escreve Agencia Estado

Neymar vai disputar Bola de Ouro



O craque do Barcelona e capitão da seleção nacional é o único jogador brasileiro a disputar a Bola de Ouro da Fifa, o prêmio que elege o melhor jogo do mundo. A lista de 23 nomes foi divulgada essa terça-feira (27). Entre os 23 jogadores candidatos a ganhar a Bola de Ouro da FIFA, o Brasil conta apenas com uma representação: Neymar. Ao contrário da edição do ano passado, quando Neymar tinha ao seu lado o zagueiro brasileiro Thiago Silva, nesse ano o capitão da seleção brasileira está sozinho.
A lista conta ainda com seis jogadores que integraram a seleção da Alemanha, sagrada campeã mundial na Copa de 2014: Mario Götze, Toni Kroos, Philipp Lahm, Thomas Müller, Manuel Neuer e Bastian Schweinsteiger. O português Cristiano Ronaldo, vencedor em dois anos e o argentino Lionel Messi, eleito melhor do mundo por quatro vezes, também entram na lista da FIFA.
Luis Suárez, que brilhou na última época do Liverpool, ao marcar 31 gols em 33 jogos, ficou fora da lista depois da agressão cometida a Chiellina, ao morder o italiano durante jogo da Copa do Mundo.



escreve a Folha.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

28 de outubro, dia do Servidor Público



Pela Lei nº 1.711, de 28 de outubro de 1952, o Presidente Getúlio Vargas determinou que no dia 28 de outubro comemora-se o dia do Servidor Público. No dicionário, “Servidor” é aquele que cumpre com correção os serviços e obrigações; é pontual: o individuo que serve e exerce oficialmente cargo ou função pública.
“ser Servidor Público é ver mais do que os olhos vêem; ouvir mais do os ouvidos ouvem; sentir mais do que o coração sente. serviço público é mais que profissão: é uma missão!”.
Se na essência a função pública é velar pelo bem público, o servidor público, na verdade, cumpre seus deveres segundo um código de honra que vai além das normas estatuídas em lei. Que deve e precisa estar na alma de cada um que escolheu se dedicar à coisa pública, ao bem comum e ao interesse coletivo.
É preciso reconhecer a importância, valorizar e celebrar o Dia do Servidor Público. Devemos lembrar que o servidor precisa de uma remuneração para viver e cumprir dignamente a sua missão e, que todo servidor deve revitalizar a disposição de não renegar o sentido de sua vocação no exercício das atividades diárias, tendo sempre por inspiração a busca do bem coletivo. Serviço público é uma das mais importantes tarefas de uma nação. No serviço público, assim como em qualquer atividade humana, há os bons e os maus, os que cumprem e os que não cumprem os seus deveres.
O servidor público compromete-se, ao tomar posse, a cumprir os deveres que a lei lhe impõe.  Assume o servidor o dever de fidelidade ao bem comum, ao interesse coletivo. Como atrair para o serviço público cidadãos que pensem em primeiro lugar no bem de todos? Como manter e estimular os que no serviço público se sacrificam pelo bem da coletividade? Como retribuir, com base no merecimento e não em critérios casuísticos os que se dedicam à função pública? Esse não deve ser um desafio restrito a governantes, mas a todos os cidadãos.
Ao comemorarmos o dia do Servidor Público, a nossa gratidão e abraçamos àquele que diária e anonimamente contribui com a administração pública, lembrando que um serviço público de qualidade passa, fundamentalmente, pelas pessoas, seus valores, esforços, diferenças e princípios.

Que este dia seja motivo de confraternização entre todos, e que o trabalho de cada Servidor contribua cada vez mais e melhor para a elevação da qualidade de vida da sociedade.