Social Icons

terça-feira, 31 de março de 2015

No dia 31 de março, Dia Nacional da Saúde e da Nutrição.




Neste dia, reforçamos a importância da alimentação saudável no desenvolvimento do corpo, na conservação da saúde e na manutenção da qualidade de vida. Comer de maneira adequada, além de nutrir o corpo e manter as suas funções, fortalece as defesas do organismo, nos protegendo de várias doenças.
A Saúde pode ser definida como um estado de completo bem estar físico, mental e social, onde um indivíduo está livre de qualquer tipo de doença e se sente bem fisicamente. Já a Nutrição é a área que cuida dos alimentos ingeridos.
A Nutrição é uma área da saúde, e seus profissionais são responsáveis por fazer com que os cidadãos se mantenham sempre saudáveis consumindo apenas alimentos que façam bem para o seu corpo, cuidando para que eles não causem nenhum problema para a sua vida.
Para que seja realizada uma boa nutrição, é necessário a realização de uma dieta regular e equilibrada, buscando fornecer a quantidade e variedade adequadas de nutrientes para as células do corpo.
Confira algumas dicas e atitudes que podem fazer a diferença na sua alimentação:
– Evite o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados
– Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões
– Beba bastante água
– Reduza ou evite o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro
– Faça exames preventivos e consulte sempre o seu médico
– Faça exercícios físicos regulares, diariamente ou pelo menos três vezes por semana, após consultar o seu médico
– Durma pelo menos 8h num período de 24h.


Por Adriane Esther (nutricionista

Gandu – Professores em greve participam de sessão na câmara de vereadores - Parte l



plenário da câmara de vereadores, na noite desta segunda (30), recebeu diversos professores, que foram, assim como anunciado, ver de perto quais os parlamentares que estão realmente disposta contribuir para que o executivo municipal, se digne em recebe-los, assim como também, convidar os nobres edis, oficialmente, para uma reunião que acontecerá hoje as 09 horas na Escola Ceres Libânio.
líder do governo, vereador  Emeterio Palma (PCdoB), começou seu pronunciamento, defendendo a empresa Garra Segurança, das acusações de irregularidades, em seu contrato com a prefeitura. Para o comunista, quando se tem uma denuncia, os colegas devem procurar a secretaria responsáveis ou até mesmo o Ministério Público e, não enviar para que seja publicado em “certos blogs”, que segundo o mesmo só publica inverdades. Quanto aos professores, afirmou que apesar de alguns colegas não o entender, ele faz parte da categoria, acontece que algumas pessoas, estão levando a questão pro lado da politicagem e que prefere não falar do passado, quando fazia oposição ferrenha ao governo da época, disse que ainda vivemos no tempo da politicagem, com isso, foi vaiado pela plateia presente. Todo sem jeito, chegou a pedir ao presidente, que garantisse sua fala. Disse que está tentando fazer com que o prefeito sente para o dialogo com a categoria, além de deixar claro de que não poderá comparecer a reunião por ter compromisso no CETEP encerrando sua fala  debaixo de vaias.
Junior Umburanas (PTN), rebateu o governista mostrando documentos que comprovam os pagamentos irregulares, a empresa garra. quanto ao professor, disse que a categoria está lutando por seus direitos e devem ser respeitados, lembrando de que todo profissional, precisou de um professor para poder está hoje desempenhando uma função na sociedade e, que estará presente na reunião, para dar sua contribuição a esta classe que deve ser valorizada por todos. Segundo Umburanas,  os blogs postam nada mais do que acontece durante as sessões e para terminar, afirmou que a Garra Segurança é apenas mais uma das 19 empresas que ele vai provar irregularidades.



Continua... 

Gandu – Professores em greve participam de sessão na câmara de vereadores - Parte ll



Na sequencia, Gil calheira (PSC), disse que o governo fala do impacto na folha, mas que não fala das muitas contratações que fez e que são pagas com verbas da educação, além de entender que o prefeito Ivo Peixoto (PCdoB), errou em garantir uma coisa e no dia seguinte mandar recado que não iria cumprir. Para Calheira, o direito do professor deve ser respeitado, se comprometendo a está ao lado da classe, pois em seu entendimento, prefeito não deve ser visto como patrão. De modo que quem na verdade paga seus salários é o povo.
Enquanto isso, Uziel Barreto (PROS), disse que na politica ja viu de quase tudo, inclusive colegas que se vestia de preto para fazer greve, até mesmo quando um governador vinha inaugurar obras no município e que hoje, este colega esta contra sua própria classe, que foi usada para que pudesse chegar aquela casa. Afirmou ainda, que o outro colega professor disse na reunião com a secretária da educação, que se o professor recorrer a justiça achando que a causa será interpretada como uma jurisprudência, que se resolve no supremo. com isso, uma professora falou da plateia: "que vergonha, só em pensar que votei neste professor..."
Para Uziel quem está prejudicando a sociedade é o prefeito, que nem se quer água disponibilizou para os professores  durante o movimento, além de não querer sentar com a classe, mostrando seu lado de ditador, lembrando, que quem declara que tem apenas 47 mil de ações na empresa Eletrodisco, não pode se julgar a cima do bem e do mal.
Na palavra do presidente, José Antonio Jú (PMDB), terminou a sessão convocando os pares para a reunião hoje, as 09 horas da manhã com os professores na escola Ceres Libânio.


Gandu - Líder do Governo continua "desdizendo" do que dizia



Em mais uma oportunidade, o Líder governista na câmara, o nobre vereador, Emetério Palma (PCdoB), desdiz, do que dizia anteriormente. O parlamentar  afirmou, que ele continua indo ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), bem como fiscalizando as contas públicas, acontece, que em seu entendimento, quando é detectado, alguma irregularidade na gestão municipal, o vereador deve procurar os secretários e até mesmo o próprio prefeito, não devendo tornar o ato público, por que, segundo ele, não é assim que se resolve as coisas. O comunista teve a hombridade de afirmar que quem quer resolver os problemas de uma administração, procura os órgãos competentes, não sendo preciso que a população tome conhecimento, o que classificou como denuncias vazias, acusando os blogs de noticiarem inverdades.
Com todo respeito que temos ao parlamentar e professor, é inadmissível se calar diante de tanta hipocrisia, observem na gravura a cima, que quando fazia oposição ferrenha ao governo da época, o hoje governista, não só trazia a público durante seus pronunciamentos na tribuna da casa, como também, confeccionava e distribuía, um boletim informativo, denominado "Legislando", enquanto hoje, quer que seus colegas coloque uma venda nos olhos e uma amordaça na boca, para o que vem acontecendo no atual governo.
Pra se ter um ideia, o quanto gostava de tornar público e combater as ações do executivo, durante a inauguração do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães (Hoje CETEP), este mesmo vereador, juntamente com a ex-secretária da educação, Leila Borges (PT), a atual controladora do município, Marta Cabral (PT), dentre outros correligionários, se vestiram de preto e ficaram de costas para as autoridades, como forma de protesto. Este mesmo vereador, afirmava em seus boletins, que a empresa AVA construções, que continua ganhando licitações e prestando serviços ao município, de propriedade do senhor Adeudes Bulhões de Oliveira, na verdade seria empresa laranja que superfaturava as obras.  

É vereador, pelo visto, assim como seu chefe, vossa excelência, mudou completamente o rumo da "proza"

Gandu – Pré-candidato começa a se movimentar em busca de apoios




O pré-candidato a prefeito, empresário Marley Medrado, começou a se movimentar, no intuito de tornar-se mais conhecido. No domingo, compareceu na abertura do Campeonato de Bairros, onde está a patrocinar algumas equipes que participam da disputa, a exemplo do time da Liberdade. Além de colaborar com o esporte, Marley esteve no gabinete do vice governador João Leão (PP), onde trataram de assuntos relativos à Gandu. Segundo comentam nas rodas de conversas pelos quatro cantos da cidade, a ex-prefeita Irismá Silva (PCdoB), seria a sua maior cabo eleitoral, apesar de não assumir publicamente.
Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos!      

.

Gandu – PDT continua sob comando de Daí



Contradizendo o grupo que apoiou o deputado estadual, Euclides Fernandes (PDT), o ativista político social, Adailton Santos Silva, mostrou prestígio com o presidente da sigla na Bahia e deputado federal, Felix Junior. Cumprindo com o que havia garantido durante a campanha de 2014, Felix, protocolou a comissão executiva provisória do partido, tendo Daí como presidente, além dos demais membros, que são todos de sua confiança.
Além de Daí como presidente, os demais membros são os seguintes:
Ronaldo da Silva Mota,  Ailton Santos Ribeiro, João Assis dos Santos, Marcone de Oliveira Santos e Odair Almeida Lopes.
Para alguns, a notícia caiu como uma surpresa, pois já davam como certo, a ida de Daí para o PSDC, enquanto o PDT, ficaria sob o comando do grupo liderado pelo ex-prefeito Nelson Leal.
        



Presidente do SINSERG se reúne com diretores da Força Sindical




Em busca de novas conquistas para a categoria, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Gandu (SINSERG), Adeilton Leal (Bozó), reuniu-se na manhã desta segunda-feira (30), com os diretores da Força Sindical, Mônica Céu e José Carlos. Na pauta, assuntos referentes a atualização das entidades sindicais representantes do setor público, que a partir deste ano devem se adequar as novas exigências impostas pelo ministério do trabalho.
Ainda esta semana, diretores do SINSERG, estarão reunidos com Órgãos representativos em Itabuna, onde levarão outras demandas que favorecerá a classe.

vale salientar, que Gandu é um dos primeiros municípios da Bahia, a ter o seu próprio plano de cargos e salários dos servidores municipais, aprovado e sancionado, graças a uma luta da atual diretoria, que desde o dia da sua posse, elegeu esta pauta como prioridade, mantendo sempre o diálogo aberto com os poderes, legislativo e executivo respectivamente.

ALBA: secretário Jerônimo Rodrigues debate crise hídrica do lago do Sobradinho




O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, foi convidado por parlamentares baianos para debater na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), nesta terça-feira (31), às 09 horas, a crise hídrica do Vale do São Francisco. A solicitação dos deputados é motivada pelo baixo volume de água do Lago de Sobradinho, atualmente, encontra-se com apenas 18% de sua capacidade. No mesmo mês do ano passado, o volume útil passava de 50%. A situação é delicada para os mais de 100 mil hectares de fruticultura na região.
No dia 10 de abril a questão voltará a ser discutida em audiência pública na cidade de Petrolina (PE), que também sofre a influência da crise. Além de Jerônimo Rodrigues, os deputados membros da Comissão ainda assinaram ofício endereçado ao secretário estadual de Agricultura, Paulo Câmara, solicitando as medidas da pasta para lidar com o assunto.

Ascom SDR/CAR


Ponto de vista - Não à retirada de direitos!




No apagar das luzes de 2014, o governo editou duas nefastas MPs (Medidas Provisórias), de nºs 664 e 665, que dificultam a obtenção do auxílio-doença e de pensão por morte, além do direito ao seguro-desemprego e de diminuir o abono salarial e o seguro-defeso (pescadores). Neste momento vamos no ater à MP 665, que prejudica os trabalhadores dificultando – ou até mesmo negando – o direito ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao seguro-defeso. Este último é um importante mecanismo criado pelo então ministro do Trabalho, Antonio Rogério Magri, no início dos anos 90, no intuito de garantir renda aos pescadores artesanais em períodos de reprodução dos peixes e preservar o meio-ambiente. Estas medidas, editadas sem um diálogo prévio com as Centrais Sindicais, e logo após a presidenta ter garantido que não mexeria em direitos, alteram a legislação e retiram direitos.
O governo calcula uma economia de R$ 18 bi por ano com as MPs. Uma falácia, pois não se trata de economia, mas de dinheiro tirado do bolso dos trabalhadores, e que ajudaria em muito a girar a roda da economia através do consumo, que força a produção e a geração de empregos. Sob o argumento do corrigir fraudes, o governo insiste nas medidas. Nós, trabalhadores, queremos e ansiamos acabar com distorções e fraudes. Mas que essas correções tenham por regra a apuração correta dos fatos e punições exemplares aos eventuais culpados, e não penalizando a classe trabalhadora. Melhorar a eficiência da fiscalização, punir com mais rigor, elaborar uma ampla campanha educativa visando à conscientização e fortalecer a rede de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego são mecanismos que podem ser adotados para dificultar e diminuir as fraudes. Um sistema com transparência e controle, com cruzamento de dados, sem dúvida, funcionaria melhor.
A situação torna-se mais grave se lembrarmos da imensa rotatividade de mão de obra no País, e se destacarmos que vivemos um período de crescimento baixo ou nulo, em que vários setores estão demitindo. Rotatividade que atinge principalmente os mais jovens, o que nos leva a deduzir que a restrição ao seguro-desemprego prejudica-os muito. As desonerações podem ser mecanismos para conter a rotatividade. Basta incluir no processo de desoneração contrapartidas sociais, como a garantia de emprego. Não podemos, de forma alguma, arcar com o ônus de uma crise que não fomos nós quem provocamos, que não foram os trabalhadores que a alimentaram. Juntas, na chamada Unidade de Ação, as Centrais Sindicais estão mobilizadas para garantir os direitos da classe trabalhadora. Organizar manifestações nas ruas e atos no Congresso Nacional para externar nossa contrariedade é lutar para que nossas conquistas sejam respeitadas e ampliadas.
A MP é equivocada ao dificultar o acesso aos benefícios justamente no momento em que o trabalhador mais necessita. O desemprego, destacamos, é fator multiplicador da injustiça social, da desagregação familiar, da violência e da fome. As MPs , se aprovadas, vão contribuir intensamente para o aumento das desigualdades sociais no País.



Miguel Torres – presidente da Força Sindical

Cooperativas de pescadores se unem para vender peixe mais barato na Semana Santa



Os consumidores baianos poderão encontrar pescado mais barato para celebrar a Semana Santa. A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, realizará em Salvador e Ilhéus o “Santo Pescado”, evento que reunirá cinco colônias e cooperativas de pescadores e piscicultores das duas cidades e de Paulo Afonso (principal pólo produtor do estado) para vender tilápias, robalos, dourados, cavalas e vermelhos, com cerca de 20% de desconto.
O evento reunirá cinco colônias e cooperativas de pescadores e piscicultores para vender tilápias, robalos, dourados, cavalas e vermelhos com cerca de 20% de desconto. “O objetivo é beneficiar todos os participantes da cadeia produtiva da pesca. Os pescadores e piscicultores, que podem escoar seus produtos com o apoio logístico da Bahia Pesca e sem intermediários, e os consumidores, que poderão encontrar peixes mais baratos justamente na época do ano em que a demanda é maior e, consequentemente, os produtos ficam mais caros”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Jr.
No Terminal Pesqueiro Público de Salvador, serão comercializados tilápias, vermelhos e robalos. Já no Terminal Pesqueiro Público de Ilhéus serão vendidos tilápias, dourados e vermelhos. Na colônia de pescadores do Rio Vermelho, serão vendidas exclusivamente tilápias. Os produtos estarão armazenados nos caminhões-frigoríficos da Bahia Pesca para garantir a qualidade dos peixes. O evento acontece sempre no período das 8h às 12h e deve comercializar cerca de 20 toneladas de pescado.


Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia


domingo, 29 de março de 2015

30 de março, Dia Mundial da Juventude.



No dia 30 de março, ocorreram muitos eventos históricos, como por exemplo, a invasão da União Soviética a Áustria e a ocupação de Viena durante a segunda guerra mundial em 1945 e em 2006 Marcos Pontes se torna o primeiro brasileiro a pisar na Lua em uma missão espacial, a bordo da nave “Soyuz TMA-8”. Porém, é também o dia Mundial da Juventude.
O Dia mundial da Juventude foi criado pelo Papa João Paulo II em 1985, embora seja um evento da igreja católica, hoje em dia todos comemoram o dia independente de crenças religiosas. Nesta data o evento é comemorado por muitas culturas diferentes assim se unindo em um único parâmetro, a juventude. Mas, hoje em dia como se define a juventude ? Hoje os jovens estão tão voltados para a escolha de uma profissão que não se lembram muitas vezes nem de tomar um sorvete com os amigos como seus pais faziam. Ir pra discoteca ou balada como é hoje, se tornou um passa tempo para aqueles que querem curtir a vida quando tem um tempinho para diversão.
Você, jovem ,sabe como foi a juventude de seus pais ? Hoje você olha as fotos de seus pais com aqueles cabelos e aquelas roupas estranhas, antigas e cai em gargalhadas. Mas lembre-se : seu filho também fará isso com você !
Não importa se somos jovens ou velhos, pois a nossa idade não está na nossa aparência, nos nossos cabelos brancos, nem no nosso modo de pensar, mas sim naquilo que nós temos no nosso coração : O espírito de juventude !
"Se você é jovem ainda, amanhã velho será! A menos, que o coração sustente, a juventude que nunca morrerá ! "



Feliz dia da juventude !

Gandu – Professores continuam com suas atividades paralisadas




Os professores da rede municipal de ensino, continuarão paralisados, até que o prefeito Ivo Peixoto (PCdoB), resolva receber representantes da categoria para fazer nova negociação, já que o acordo firmado, foi quebrado pelo próprio governo. Na ultima sexta-feira (27), depois de decidido em assembleia, conforme esta matéria, (http://blogdobozogandu.blogspot.com.br/2015/03/gandu-professores-continuam-em-greve-na.html) os educadores se dirigiram mais uma vez até a sede do governo, onde em mais uma oportunidade, não foram recebidos, apenas foram informados, de que o alcaide só estará no município, nesta quarta (1º de abril). 
Nesta segunda (30), acontecerá nova assembleia, no auditório do colégio Ceres Libânio, as 08 horas da manhã, onde toda classe deverá se fazer presente. Já a noite, os professores irão á câmara, para acompanhar de perto, as opiniões dos nobres parlamentares.

Vale salientar, de que esta paralisação, deu-se  por conta da quebra de acordo por parte do executivo, quanto ao repasse de 12%, garantido pelo próprio prefeito,  dos 13,01% decretado pelo governo federal.

Bahia - Governo lança hoje, o Pacto pela Educação




O Governo do Estado lança, nesta segunda-feira (30), o Programa Pacto pela Educação na Bahia, às 9h, no Senai/Cimatec, Avenida Orlando Gomes, em Salvador. O lançamento será feito pelo governador Rui Costa, com a presença do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, e de outras autoridades.
O programa visa à melhoria da qualidade da educação na Bahia, a partir da formação de uma rede de parceria com municípios, educadores, estudantes, gestores e empresários, além de instituições públicas e privadas, universidades e, principalmente, as famílias. No evento, os prefeitos deverão assinar o termo de compromisso ao programa. O Pacto busca, prioritariamente, garantir a alfabetização de todas as crianças até o 3º ano do ensino fundamental e que todos os jovens tenham desempenho adequado à sua série.


Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Qual o objetivo do fim das coligações?




A Comissão de Reforma Política do Senado, responsável por elaborar o projeto que em breve será votado pelo Congresso sobre o tema, optou pelo fim das coligações nas eleições proporcionais.  Desta forma, as alianças entre os partidos nas eleições para vereador, deputados estaduais e federais não seriam mais permitidas. Junto com o fim das coligações, foi aprovado também o voto fechado na lista partidária. Com isso, o eleitor escolheria um dos partidos e votaria em uma lista fechada elaborada por este partido. A principal desculpa para os parlamentares que defenderam esta proposta é que muitos partidos pequenos serviriam como legenda de aluguel no atual sistema eleitoral.
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que estes partidos burgueses (PMN, PRB, etc) são alugados justamente pelos grandes partidos (PT, PSDB, PMDB, DEM etc.) que agora querem usar a rejeição da população a estas manobras eleitorais para colocar em prática sua política.
São dois os objetivos principais do fim das coligações. Primeiro, impedir a perda de votos dos grandes partidos. O DEM, por exemplo, tem sua bancada reduzida eleição após eleição. Com a crise destes grandes partidos, principalmente os de direita, a presença de pequenos partidos no Congresso está crescendo.
O fim das coligações favorece as “máquinas partidárias” e evita seu enfraquecimento. Em uma eleição sem coligações, partidos pequenos teriam chances muito menores de eleger deputados e vereadores.
Os grandes partidos não querem apenas acabar com os pequenos partidos, o objetivo principal é atacar o direito de organização da classe operária. Com o fortalecimento dos grandes partidos por meio de uma legislação que os beneficie e com financiamento estatal, as organizações operárias terão cada vez menos chances de participarem das eleições.
Um dos aspectos da crise do regime político é que mesmo no terreno eleitoral, um dos mais controlados pela burguesia, a crise dos partidos burgueses se manifesta. Neste sentido, o fim das coligações e todas as outras medidas da reforma política tem como objetivo cassar os direitos democráticos para favorecer os partidos rejeitados pela população.



Escreve Causa Operaria

Levy contesta interpretação de frase sobre Dilma



O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, contestou o que considerou uma interpretação errada de frase dita por ele a membros do setor financeiro durante uma palestra na última semana, na escola de negócios da Universidade de Chicago, instituição onde o ministro obteve seu PhD em economia. A declaração foi gravada e reproduzida em matéria online da Folha de S.Paulo.
“Acho que há um desejo genuíno da presidente de acertar as coisas, às vezes, não da maneira mais fácil … não da maneira mais efetiva, mas há um desejo genuíno”, disse o ministro, de acordo com a gravação obtida pelo veículo. Após a matéria ser publicada, a assessoria de comunicação do Ministério da Fazenda se manifestou dizendo que Levy “lamenta a interpretação dada à sua frase”.
Segundo a assessoria, a fala dele expressa que “aqueles que têm a honra de encontrarem-se ministros sabem que a orientação da política do governo é genuína, reconhecem que o cumprimento dos seus deveres exige ações difíceis, inclusive da Excelentíssima Senhora presidente, Dilma Rousseff, e eles têm a humildade de reconhecer que nem todas as medidas tomadas têm a efetividade esperada”.
A assessoria de comunicação ressaltou que a contestação não é uma nota oficial da Fazenda, mas uma manifestação pessoal de Levy, e destaca que o ministro proferiu a fala em uma conversa informal, na qual procurava “transmitir os principais pontos do ajuste econômico em face da evolução da economia global e da exigência de crescimento do Brasil e a importância de executá-lo rapidamente”.

Por Juliana Andrade



Servidores ativos da Sesab, SEC e SSP devem se recadastrar para não ficar sem salário



Servidores públicos ativos ocupantes de cargos efetivos nas secretarias da Saúde (Sesab), Educação (SEC) e Segurança Pública (SSP) têm até o dia 13 de abril para acessar o Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e efetivar o seu recadastramento. Após este prazo, aqueles que não efetivarem a atualização cadastral no prazo estabelecido deixarão de receber os seus vencimentos. A suspensão do pagamento será mantida até que o servidor regularize a sua situação.
Devem se recadastrar servidores que estiverem em atividade nos órgãos contemplados nesta primeira fase do recadastramento, inclusive aqueles contratados como cargo comissionado ou em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e também os que estejam em situação de férias; licença médica, licença prêmio, licença maternidade e outras licenças; à disposição de órgãos dos três poderes (com ou sem ônus); em exercício de mandato eletivo; respondendo a processo administrativo; em readaptação funcional, além de residentes; estagiários e menores aprendizes.
Quase 70% dos mais de 120 mil servidores vinculados a estes órgãos já concluíram o recadastramento, que foi instituído através do Decreto Estadual N°15.960, publicado no dia 21 de fevereiro deste ano. O objetivo é validar os locais e jornada de trabalho dos servidores e, com isso, operacionalizar o sistema de recursos humanos do Estado. Além de balizar informações importantes para os novos gestores da Administração Estadual, o resultado do processo servirá para identificar a existência de possíveis não conformidades, tais como o acúmulo indevido de cargos e a incompatibilidade de horários de trabalho.
Ainda este ano, o Estado vai anunciar as outras duas fases do recadastramento de ativos, as quais contemplarão os servidores em atividade nas demais secretarias e órgãos da Administração Estadual. Dúvidas sobre o recadastramento de servidores ativos poderão ser esclarecidas através do e-mail recadastramento.ativos@saeb.ba.gov.br.



Assessoria de Comunicação Social/Saeb

Governo pune trabalhador mas não cuida da corrupção, diz Paim



Petista histórico, o ex-deputado constituinte e senador Paulo Paim (RS) está prestes a deixar o partido a que se filiou há 30 anos. Ele integra a lista de pelo menos 16 senadores que apresentaram recentemente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consultas sobre regras de migração partidária. Mas, ao contrário das motivações político-eleitorais que regem os interesses, por exemplo, da senadora Marta Suplicy (PT), que pretende disputar a prefeitura de São Paulo, Paim admite se filiar ao PMDB, PDT ou PSB e até mesmo fundar uma nova sigla se o governo insistir em aprovar, no Congresso Nacional, medidas que endurecem as regras para concessão de benefícios trabalhistas – como seguro-desemprego, pensão por morte e seguro-defeso. Para o senador, a população se sente “enganada” pelo governo, que nas eleições de outubro prometera manter intactas as conquistas previstas em lei.
“Em vez de aumentar a fiscalização contra a corrupção, o trabalhador é mais uma vez chamado para pagar a conta”, diz.



Escreve veja.com

Descubra a importância do teste do pezinho



Após o nascimento, a preocupação com o bem-estar e a saúde do bebê é a prioridade não só da mãe, mas de toda família, estou errada?  Ele é o centro das atenções! O famoso teste do pezinho é um que não pode faltar dos 3 aos 7 dias de vida. Antes disso o resultado não é tão preciso. Gotinhas de sangue são colhidas do calcanhar do bebê e podem detectar e impedir que graves doenças se desenvolvam. Algumas, se não tratadas a tempo, podem levar a problemas físicos ou mentais. A maioria das doenças que podem ser descobertas pelo teste do pezinho são silenciosas neste período e, então, não apresentam sintomas! Quanto mais cedo for feito o exame, melhor!
Segundo o Ministério da Saúde, a versão mais simples foi introduzida no Brasil na década de 70 para identificar a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito. Se detectadas, elas precisam ser tratadas com urgência. Só em 1992, o teste se tornou obrigatório e, a partir de então, é gratuito e está disponível nos postos de saúde da rede pública.
Hoje já existe uma versão ampliada, que permite identificar mais de 30 doenças antes que seus sintomas se manifestem. Trata-se, no entanto, de um recurso sofisticado e ainda bastante caro, não disponível na rede pública de saúde.
Existem testes mais desenvolvidos, que detectam até quarenta e seis doenças, mas ainda são caros e feitos somente pela rede privada.
Para as mamães prevenidas, uma dica: o teste do pezinho pode ser feito em hospitais, maternidades ou postos de saúde e, em geral, já é feito após o parto e antes mesmo da saída do hospital. Então, na hora de pesquisar a maternidade, procure se informar sobre a realização do exame no local!


Por Rosana Jatobá

Viver a Semana Santa - Parte l



Hoje tem início a Semana Santa quando teremos a graça de reviver na liturgia o caminho de Jesus, assim descrito por São Paulo: "Ele, existindo na condição divina, não se apegou à condição divina, mas despojou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo, tornando-se igual aos homens. Vivendo como os outros homens, humilhou-se, fazendo-se obediente até à morte e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, e toda língua confesse: "Jesus Cristo é o Senhor", para a glória de Deus Pai" (Flp 2,6-11). O Papa João Paulo II, em sua Carta Apostólica "No Início do Novo Milênio", assim explicitou o sentido da paixão de Jesus: revelar-nos o rosto do Pai. Eis suas palavras: "Passa diante dos nossos olhos, em toda a sua intensidade, a cena da agonia no Horto das Oliveiras. Oprimido ao pressentir a prova que O espera, Jesus, sozinho com Deus, invoca-O com a sua habitual e terna expressão de confidência: ""Abba, Pai"". Pede-Lhe para que, se for possível, afaste d"Ele o cálice do sofrimento (cf. Mc 14,36); mas, o Pai parece não querer atender a voz do Filho. Para transmitir ao homem o rosto do Pai, Jesus teve não apenas de assumir o rosto do homem, mas de tomar inclusivamente o ""rosto"" do pecado: ""Aquele que não havia conhecido pecado, Deus O fez pecado por nós para que nos tornássemos n"Ele justiça de Deus"" (2 Cor 5,21). (NMI 25).
A entrada em Jerusalém, sob os aplausos daqueles que o acompanhavam e das crianças, montado em um jumentinho, de um lado revelava a esperança de um tempo novo no coração das pessoas e, de outro, a disposição de Jesus de entregar sua vida pela salvação da humanidade. Entrou em Jerusalém como um rei humilde, portador da paz. Só mais tarde, com a vinda do Espírito Santo, os discípulos compreenderam que Cristo deveria assim consumar sua existência histórica e que a verdadeira salvação viria através de suas dores, da entrega de sua vida: "Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. Quando injuriado, não retribuía injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava sua causa nas mãos daquele que julga com justiça. Carregou nossos pecados em seu próprio corpo, sobre a cruz, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados. Andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor que cuida de vós"( I Pe 2,22-25).



Continua...

Viver a Semana Santa - Parte ll



Isaías havia profetizado a seu respeito: "Eram na verdade nossos sofrimentos que ele carregava, eram nossas dores que ele levava às costas... estava sendo transpassado por causa de nossas rebeldias, estava sendo esmagado por nossos pecados... com seus ferimentos veio a cura para nós... com sua experiência, meu servo, o justo, fará que a multidão se torne justa, pois é ele que carrega os pecados dela...ele estava carregando os pecados da multidão e intercedendo pelos criminosos"( Is 53). São Paulo assim expressou o que Isaias, alguns séculos antes, havia profetizado: "aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nos tornemos justiça de Deus"(II Cor 5,21).
Meditando sobre a Paixão e morte de Jesus, somos convidados a experimentar sua profunda comunhão conosco, quando Ele, passando por dentro de nossas feridas, deixando-se tomar por nosso pecado, veio colher-nos na verdade mais profunda de nosso ser, tal como saímos do pensamento e das mãos de Deus e, ressuscitando, resgatar-nos e introduzir-nos no amor infinito de seu Pai e nosso Pai. Refletindo sobre esse mistério de infinita solidariedade, São Paulo afirma: "Com efeito, quando éramos ainda fracos, foi então, no devido tempo, que Cristo morreu pelos iníquos. Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer. Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós quando éramos pecadores" (Rom 5,6-8). A morte de Cristo não foi apenas um exemplo de doação a ser seguido, ela é causa de nossa salvação. Há aqueles que querem ver na morte de Cristo apenas seu significado político. É muito pouco, embora se possa lê-la também sob esse aspecto. Só terá entrado em seu significado profundo aquele que puder repetir com São Paulo: "Minha vida na carne, eu a vivo na fé, crendo no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim". Sim, é preciso experimentar a morte de Cristo como sua entrega "por mim" e se deixar tocar e comover por tão grande gesto de amor e começar a viver para Ele que por nós morreu. Se assim fizermos, ressuscitaremos com Ele para a plenitude da vida sem fim. Vivamos a Semana Santa na meditação, abertos para a graça do Senhor que vem ao nosso encontro para abrir-nos as portas da vida!



Dom Eduardo Benes Sales Rodrigues é arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Sorocaba

sábado, 28 de março de 2015

Reflexão - O dia mais belo: Hoje



O dia mais belo: hoje
A coisa mais fácil: errar
O maior obstáculo: o medo
O maior erro: o abandono
A raiz de todos os males: o egoísmo
A distração mais bela: o trabalho
A pior derrota: o desânimo
Os melhores professores: as crianças
A primeira necessidade: comunicar-se
O que traz felicidade: ser útil aos demais
O pior defeito: o mau humor
A pessoa mais perigosa: a mentirosa
O pior sentimento: o rancor
O presente mais belo: o perdão
o mais imprescindível: o lar
A rota mais rápida: o caminho certo
A sensação mais agradável: a paz interior
A maior proteção efetiva: o sorriso
O maior remédio: o otimismo
A maior satisfação: o dever cumprido
A força mais potente do mundo: a fé
As pessoas mais necessárias: os pais
A mais bela de todas as coisas: o amor!!!



(Madre Tereza de Calcutá)

Gandu – Professores continuam em greve na próxima segunda feira




Assim como anunciado, os professores da rede municipal de ensino, reuniram-se as 08 horas da manhã, no auditório da escola Ceres Libânio. A diretora da APLB, Valdineia Medeiros, iniciou suas palavras, lembrando dos colegas que a anos atrás, lutavam pela categoria e, que hoje se escondem por trás de um cargo no governo, se ausentando completamente das lutas da classe, a exemplo dos educadores: Emetério Palma, Leila Borges, Jandaíra Fernandes, Wendel Reis, Alzeni Andrade, Etc.
Na sequencia, a professora Vera Pinto, que faz parte da APLB desde sua fundação, se pronunciou, chamando a atenção da classe, para o momento que atravessa a entidade, justamente, por conta de colegas que outrora lutava pela categoria e, hoje faz parte do lado patronal. Depois da breve reflexão, foi colacado em pauta, a quebra de acordo por parte do governo, que até o momento, nem ao menos convidou uma comissão para o dialogo. Depois de muitas argumentações, a assembleia decidiu que todos deveriam se dirigir até a sede do governo. Dezenas de professores, se dirigiram até a prefeitura ocupando,  a escada, recepção e a área externa do prédio. Ao meio dia  foram "convidados” para desocupar o prédio, mas desta vez, os professores bateram o pé firme e, disseram que não sairiam. Vale salientar, que nem mesmo água havia no bebedouro da prefeitura, tendo a diretoria da APLB que providenciar, devido o forte calor. Já passava das 14 horas, quando foram informados, de que o prefeito só estará presente na cidade, na quarta feira (02/04). Com isso então, os destemidos educadores, responderam que a paralisação continuará também até que sejam atendidos pelo excelentíssimo senhor prefeito.

Na próxima segunda (31), haverá outra reunião na escola ceres libânio enquanto  a noite todos se farão presentes na sessão da câmara de vereadores, para olhar nos olhos daqueles que se pronunciarão sobre o assunto. Durante todo movimento, visualizamos apenas as presenças dos vereadores: Gil Calheira (PSC) Vei da Rádio (PtdoB) e Junior Umburanas (PTN).

Contos & Causos - Por falar em lingüiça



Cinco anos após ter saído de Sete Ventos, a estudar na capital do estado, o filho daquele fazendeiro do Alto Uruguai voltava a visitar os pais. Durante este tempo fora - não vinha de visita por ter horror à vida mansada vilinha e, em dobro, à mesmice da fazenda do pai -, uma que outra carta contava da sua vida.
Deixava parecer que ia bem dos estudos - mal sabendo o pobre velho que o danado do "acadêmico" se formava mesmo em boêmia, em grandes noitadas, em amantes ocasionais e apostas no jóquei. O que fazia-o assíduo à conta corrente do velho, num banco de Porto Alegre. Não havia semana que não sacasse um bom valor. O gerente do interior alertava o pai e este, meio desconfiado mas sem deixar-se dobrar, apenas comentava: "Deixa que saque. É para os livros".
Bueno, estava o Ricardo de volta e, após um dia na casa da vila, acompanhou o pai numa visita à fazenda. Que estava melhorada, lhe adiantava o velho, com plantéis de gado-leiteiro, novos galpões, banheiro para o gado e, sobretudo - ele ia se admirar! - dotado de pequeno mas eficiente aparelhamento para fazer embutidos de carne, especialmente linguiças.
Cedo da tarde - saíram após o almoço - estavam chegando à propriedade. O velho falando pelos cotovelos, louco para mostrar as "modernidades"ao filho. Este, com ar de enfado, apenas comentou, na viagem, que estava mais que na hora do velho comprar um carro novo, coisa melhor que a velha camioneta Dodge que conhecia há anos.
Mostra aqui e mostra ali, finalmente o que o fazendeiro chamava, pretensiosamente, de mini-frigorífico.
- Olha só, meu filho, que coisa linda! Tá me dando um platal esta máquina. Tão completa que, por exemplo, se a gente põe um porco vivo lá na entrada, aqui por este canudo, em dez minutos, já sai a linguiça pronta. E então, não é uma maravilha?
O Ricardo, entediado, resolveu acabar com as alegrias do pai. E mandou:
- Oi pai. E se a gente botar uma linguiça na ponta de lá, sai um porco vivo na ponta de cá?
O pai, de repente, notou que o "guri" estava zombando dele e de seu entusiasmo. Inchou como sapo bulido e chutou de volta:
- Nesta máquina eu não sei. Mas em tua mãe botei um palmo de linguiça e nove meses depois me saiu um burro pelo buraco do entrepernas. E aí eu botei nele o nome de Ricardo!...


por Roberto Cohen

Servidores da Embasa deflagram greve; paralisação começa na segunda




Os servidores da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) confirmaram, na noite desta quinta-feira (26), que irão fazer greve. A decisão foi tomada após a reunião que aconteceu nesta quinta, às 18:30. O movimento paredista faz uma paralisação de alerta de 24h na próxima segunda (30). A reivindicação dos funcionários da empresa é a garantia imediata de cobertura do plano de saúde, no interior e na capital. De acordo com o secretário-geral do Sindae, Grigório Rocha, a prestação de serviço da Promédica é ineficiente. A operadora é responsável pelo plano de saúde dos funcionários da Embasa e foi contratada com dispensa de licitação por mais de R$ 38 milhões, em fevereiro deste ano. Entre as queixas dos empregados, estão a restrita rede de clínicas credenciadas na Promédica; a alegação, por parte das unidades de saúde, da falta de pagamento da operadora e a demora de 45 dias para conseguir marcar uma consulta. Além da garantia imediata de cobertura, a categoria também pleiteia o início do processo de autogestão do plano de saúde. Caso a paralisação aconteça, o sindicato garante que não haverá prejuízo no abastecimento da população do estado, já que as atividades vão parar apenas no setor administrativo da empresa.



Fonte do Bahia Notícia

Gandu - Secretário de infraestrutura segue hospitalizado




O secretário de Obras do município, Josenias da Silva Santos, está internado no Hospital Santa Izabel na capital baiana. Depois de passar por uma bateria de exames, foi descartado a hipótese de infarto. As informações foi nos repassada, pelo seu filho, Tarcísio. Ainda segundo nosso amigo, outros procedimentos ainda serão realizados, tendo os médicos o aconselhado a continuar hospitalizado, até que tenha um diagnostico mais detalhado.
Continuamos, na corrente, torcendo pela recuperação do nosso conterrâneo.

Aleluia repudia controle da mídia em audiência com ministro das Comunicações



O deputado federal José Carlos Aleluia, presidente estadual do Democratas, repudiou de forma contundente as insistentes tentativas do PT de fazer o controle da mídia no Brasil, em discurso durante audiência  pública com o ministro das Comunicações, Ricardo Bezoini, na Câmara Federal, na última quinta-feira (27).
O colunista da Veja.com, Felipe Moura Brasil, posta vídeo nesta sexta (27) dos melhores momentos do pronunciamento em sua página: http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2015/03/27/video-pt-volta-a-pregar-censura-para-esconder-seus-crimes/
“Sr. Ministro, o seu partido quer controlar a mídia para que a mídia não divulgue o que hoje está divulgando? Para que o mensalão da época não viesse à tona? Para que o petrolão não viesse à tona?”, afirmou Aleluia, lembrando que a primeira iniciativa de ferir a democracia brasileira foi a criação do Conselho Federal de Jornalismo para “punir os jornalistas que não seguissem a cartilha do Planalto”.
Destacando que a medida de controlar a mídia nacional é uma determinação do Foro de São Paulo, entidade criada por líderes da esquerda latino americana, como Fidel Castro, Lula e Chávez, para dominar o continente, Aleluia asseverou: “As instituições brasileiras não vão deixar que o PT leve o Brasil à encruzilhada da Venezuela, nem à situação da Argentina. As oposições e, sobretudo, o povo, que já está nas ruas, não vão aceitar que o PT leve o Brasil para a marcha da Venezuela, do chavismo, do bolivarianismo”.


Ascom deputado federal Aleluia (Dem)



Dirigentes da Força Sindical participam do Fórum Social Mundial



A sindicalista Ruth Coelho Monteiro, secretária de Cidadania e Direitos Humanos da Força Sindical, e Lélio Falcão, secretário de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, coordenarão hoje (dia 27), duas oficinas “Direitos Humanos e Trabalho Decente e Meio Ambiente” e “Trabalho Decente – Transição Justa” no Fórum Social Mundial (FSM), em Tunis, na Tunísia, que começou no dia 24 e termina no dia 28.
Além dos dois dirigentes também faz parte da comitiva Maria Euzilene Nogueira, diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de SP e secretária-adjunta da Agência Nacional do Trabalho.
O Fórum Social Mundial é um espaço de debate democrático de ideias, de aprofundamento da reflexão, de formulação de propostas, de intercâmbio de ideias e de articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõe ao neoliberalismo e à dominação do mundo pelo capital e por todas as formas de imperialismo. O primeiro encontro mundial de 2001 desencadeou um processo mundial de busca e de construção de alternativas às políticas neoliberais. Essa definição esta estabelecida na Carta de Princípios do FSM.

Ascom Força Sindical


Renato Janine Ribeiro é o novo ministro da Educação



Depois de uma semana de indefinição, a presidente Dilma Rousseff bateu o martelo e escolheu o professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP) Renato Janine Ribeiro para assumir o comando do Ministério da Educação (MEC). Segundo o Estado apurou, Renato Janine já vem cuidando da transição na pasta com auxiliares do MEC. Janine Ribeiro foi diretor de avaliação da Capes entre 2004 e 2008, é doutor em filosofia pela USP e tem mestrado em filosofia pela Sorbonne. Janine Ribeiro foi um dos primeiros nomes especulados para assumir o MEC quando se revelou a intenção de a presidente optar por um perfil de um educador, mais técnico, e não por um político para a pasta.
 Autor de 18 livros, ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria de Ensaios, em 2001. Renato Janine assume a vaga deixada pelo ex-governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), que pediu demissão do cargo depois de desavenças com o Congresso Nacional. Logo depois da queda de Cid Gomes, internautas se mobilizaram em uma campanha para que Renato Janine fosse indicado para a pasta. “A indicação para o titular do MEC corre o risco de ser apenas política. Muito ruim para um país que tanto precisa de educação. Mas Dilma já demonstrou que deseja colocar no MEC um educador independente, vamos ajudá-la”, diz um dos textos publicado no Facebook.
A presidente Dilma Rousseff escolheu como lema de seu segundo mandato “Pátria Educadora” e pretende dar mais visibilidade às ações na área pelos próximos quatro anos.


Estadão Conteúdo

Dilma nomeia Henrique Alves ministro do Turismo




A presidente Dilma novamente desagradou o PMDB  e, piora ainda mais as relações com o presidente do Senado, Renan Calheiros.
Dilma nomeou o ex-presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, ministro do Turismo, no lugar de um afilhado de Calheiros, Vinícius Lages. A troca em nada contribui para melhorar o clima de desconfiança que vem ditando o comportamento de dois dos mais importantes caciques do PMDB, Renan Calheiros e Eduardo Cunha, que neste momento dominam o Legislativo.
"Henrique não é um gestor, ao passo que é um excelente negociador. Conhece o Congresso inteiro e tem trânsito em todos os partidos" - declara um senador pemedebista, reconhecido por ser hábil em tomar o pulso político do parlamento. "Mas Dilma vai errar de novo" - completa.
A chance de a tese prosperar, no entanto, é nula. Nomear Alves para o Ministério das Relações Institucionais significaria entregar a sétima pasta ao PMDB - o que provocaria enorme grita entre os demais aliados, principalmente o PT, que considera o posto estratégico. Representa também mandar para casa o ministro Pepe Vargas, uma escolha pessoal da própria presidente.
Desta forma, a mexida "pontual", como Dilma prefere classificar as substituições no primeiro escalão, deve agregar pouco, politicamente. Isto é, Dilma muda, para ficar tudo igual.

Poder & Politica



Copiloto alemão escondeu atestado que o dispensava do trabalho no dia do acidente




Segundo informações divulgadas pela CNN nesta sexta-feira, o alemão Andreas Lubitz, copiloto do voo da Germanwings que caiu no sul da França, tinha um atestado médico para não trabalhar no dia do acidente. O atestado, o qual a companhia que o alemão trabalhava não tinha conhecimento, foi descoberto no apartamento dele, na cidade de Düsseldorf, na Alemanha.
Segundo os investigadores responsáveis, não foi encontrada nenhuma carta de suicídio ou "qualquer indicação política ou religiosa" nos documentos encontrados no apartamento. "Entretanto, os documentos trazem informações médicas que indicam uma doença e o correspondente tratamento que estava sendo realizado", declararam os procuradores, que não divulgaram o que o copiloto estaria tratando.
A descoberta faz parte das investigações que busca as causas sobre o que teria levado o alemão a causar o acidente que matou 150 pessoas na última terça (24). Andreas Lubitz tinha 28 anos, havia passado por uma depressão em 2008 e estava no meio de uma "crise de relacionamento" com a namorada semanas antes do acidente. Ainda não se tem a confirmação oficial sobre o que teria levado ele a causar o acidente.


Por Victor Germano DP

sexta-feira, 27 de março de 2015

Gandu – Professores não foram recebidos pelo governo municipal



Os professores da rede municipal de ensino, continua com suas atividades paralisadas, por conta do prefeito Ivo Peixoto (PCdoB) não cumprir com a palavra dada em reunião com representantes da categoria. No dia 17 de março em reunião na Prefeitura com o Senhor prefeito e a secretária de educação ficou firmado um aumento para categoria de 12%. No entanto, no dia 23, foi comunicado pela secretária que não haveria condição de conceder o aumento para todos. O aumento seria apenas para professores nível I(fragmentando assim uma categoria) e os demais não teriam aumento. Devido a essa situação os professores resolveram parar suas atividades por quebra de acordo firmado.
Nesta quinta-feira (26), os educadores se reuniram na Praça São José, na esperança de que fossem convidados, pelo governo para uma nova negociação. Passado o tempo e, não havendo nenhuma manifestação por parte do governo, a categoria adentrou no prédio da prefeitura com apitos e cartazes, ocupando a recepção e a escada que dar acesso a sede do executivo municipal. Ao meio dia, foram “convidados” a desocupar as dependências da  prefeitura que fecha para almoço, eles saíram, porem ficaram na porta até as 14 horas quando o prédio foi reaberto.
Pela tarde, continuaram sem a devida atenção, apenas foram informados de que o alcaide e seu sobrinho, Vinicius Cruz, estariam viajando. Com o descaso e a falta de atenção por parte do prefeito, os profissionais da educação, agendaram uma assembleia geral com  toda categoria, para esta sexta-feira as 08 horas da manhã, no auditório da escola Ceres Libânio, para deliberar o assunto em pauta e tomarem as decisões cabíveis.
De ante mão, queremos registrar publicamente, o nosso apoio incondicional a esta categoria que tanto ralou e continua ralando para conseguir suas respectivas capacitações.

Conte sempre conosco!



Gandu - Valor gasto com propaganda daria para concluir obras essenciais



Segundo o Tribunal de conta dos Municípios (TCM), o governo municipal, que tem como gestor o excelentíssimo prefeito, Ivo Sampaio Peixoto (PCdoB), gastou no ano de 2014, somente com propaganda, exatos 337.094,00 (trezentos e trinta e sete mil e noventa e quatro reais). Com esse valor daria para concluir as obras do tão necessário Hospital João Assis, mais conhecido como "Hospital das Mulheres".
O governo que se intitula com o Slogan "Compromisso com Você", vem  mostrando que os compromissos  com seus companheiros, realmente, estão sendo cumpridos, mas  com a população que tanto acreditou em suas promessas, não saiu do papel.
O governo mantem um alto contrato com a empresa de publicidades, Plena Comunicação  e Marketing LTDA, com endereço na Rua Dr. José Peroba nº 349, na capital do estado, enquanto profissionais do ramo no município, estão em busca de oportunidades. Segundo informações colhidas junto a determinados órgãos da imprensa local, os meios de comunicação da cidade, que tem contratos para divulgar os atos do governo, na verdade, recebem seus vencimentos através da citada empresa, que chega  atrasar o pagamento em semanas, mesmo sendo pago em dias pelo governo.
Certo é que, fica confirmado que uma das prioridades deste governo é sem sombras de dúvidas o Marketing e propaganda, o "resto", fica em segundo plano.


27 de março dia do Circo



O circo pode ser definido como um conjunto de artistas com as mais diferentes capacidades. Nele, o público pode assistir aos shows de palhaços, malabaristas, mágicos, contorcionistas, bailarinas e muitos outros.
Geralmente, os circos são organizados em uma arena com picadeiro circular, onde os assentos ficam localizados em seu entorno. Existem também os circos itinerantes que viajam por diferentes cidades, e por isso, utilizam uma grande lona ou tenda como local para as suas apresentações.
Embora quase todas as civilizações antigas já praticassem algum tipo de arte circense há pelo menos mil anos, o circo como se conhece hoje só passou a ser praticado durante o Império Romano. No Brasil, eles começaram a aparecer a partir do século XIX.


População recorre a Gandu FM, em busca de apoio para tratamento de saúde



Apesar da saúde do município, receber verbas como saúde plena, a população ganduense continua sem atenção por parte das autoridades. nesta quinta- feira (26), duas senhoras compareceram ao programa crítica e autocrítica, da Gandu FM, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir do meio dia, sobre o comando de Luiz Fenando, para fazer apelos a população no intuito de arrecadar dinheiro para pagar procedimentos de saúde em outros centros. A primeira mãe de família, solicitou ajuda para que a sua filha menor que é especial, possa realizar uma tomografia do crânio, além de também estar precisando de auxílio financeiro para seu outro filho, o Cantor e Levita mirim, Ícaro, que foi atropelado acidentalmente por uma moto. Já a segunda senhora, trata-se de Misma Almeida, filha do saudoso e honrado ex-vereador, Paulo Almeida, que procurou a emissora, em busca de socorro para uma vizinha de 50 anos de idade, que está acometida de câncer.
Durante o programa, diversas pessoas da comunidade e comerciantes ligaram para colaborar com estas nobres causas, incluindo os mototaxistas do ponto onde atua o piloto que por infelicidade, causou o acidente, prova de que o povo de Gandu, é dotado de sensibilidade, o que parece faltar ás autoridades, pelo menos para 99% delas. De modo que, entre dezenas de pessoas que se colocaram a disposição das famílias, apenas o vereador, Vei da Rádio (PTdoB), se manifestou. Mesmo sabendo de que o papel do agente político não seja o de doar seus vencimentos para a população, entendemos também, que devem cobrar dos setores competentes, que venham atender estes pacientes, que por direito devem serem assistidos pelo município, que recebe verbas exclusivas para estas demandas.

Certo é que, Luiz Fernando e sua equipe, continuam desenvolvendo um papel social voluntário, que alguns que estão ganhando e muito bem por sinal para tal, não estão nem ai para esta pessoas.