Social Icons

domingo, 29 de março de 2015

Viver a Semana Santa - Parte ll



Isaías havia profetizado a seu respeito: "Eram na verdade nossos sofrimentos que ele carregava, eram nossas dores que ele levava às costas... estava sendo transpassado por causa de nossas rebeldias, estava sendo esmagado por nossos pecados... com seus ferimentos veio a cura para nós... com sua experiência, meu servo, o justo, fará que a multidão se torne justa, pois é ele que carrega os pecados dela...ele estava carregando os pecados da multidão e intercedendo pelos criminosos"( Is 53). São Paulo assim expressou o que Isaias, alguns séculos antes, havia profetizado: "aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nos tornemos justiça de Deus"(II Cor 5,21).
Meditando sobre a Paixão e morte de Jesus, somos convidados a experimentar sua profunda comunhão conosco, quando Ele, passando por dentro de nossas feridas, deixando-se tomar por nosso pecado, veio colher-nos na verdade mais profunda de nosso ser, tal como saímos do pensamento e das mãos de Deus e, ressuscitando, resgatar-nos e introduzir-nos no amor infinito de seu Pai e nosso Pai. Refletindo sobre esse mistério de infinita solidariedade, São Paulo afirma: "Com efeito, quando éramos ainda fracos, foi então, no devido tempo, que Cristo morreu pelos iníquos. Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer. Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós quando éramos pecadores" (Rom 5,6-8). A morte de Cristo não foi apenas um exemplo de doação a ser seguido, ela é causa de nossa salvação. Há aqueles que querem ver na morte de Cristo apenas seu significado político. É muito pouco, embora se possa lê-la também sob esse aspecto. Só terá entrado em seu significado profundo aquele que puder repetir com São Paulo: "Minha vida na carne, eu a vivo na fé, crendo no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim". Sim, é preciso experimentar a morte de Cristo como sua entrega "por mim" e se deixar tocar e comover por tão grande gesto de amor e começar a viver para Ele que por nós morreu. Se assim fizermos, ressuscitaremos com Ele para a plenitude da vida sem fim. Vivamos a Semana Santa na meditação, abertos para a graça do Senhor que vem ao nosso encontro para abrir-nos as portas da vida!



Dom Eduardo Benes Sales Rodrigues é arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário