As agências da Caixa que
abriram as portas neste sábado para os trabalhadores tirarem dúvidas sobre
saques de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
tiveram movimento tranquilo, segundo a instituição. A maioria das consultas foi
em relação a contas com problemas cadastrais, que não aparecem em buscas na
internet. São casos de empresas que não informaram o afastamento dos
funcionários ou fizeram o depósito em um CNPJ diferente do informado na
carteira de trabalho, beneficiários com mais de um número de PIS ou que mudaram
de nome. Em todo o país, foram abertas 1.891 agências, com 25.620 funcionários
a postos. No edifício sede da Caixa, em Brasília, cinco caixas se prepararam
para atender à demanda, mas quem chegava para tirar dúvidas não encontrava
fila. O empresário Alessandro Abreu dos Santos, 40, foi à agência com os filhos
na expectativa de encontrar saldo em três contas inativas, mas uma delas,
relativa a uma empresa de eventos em que trabalhou por cinco anos, não foi
encontrada. Foi orientado a voltar com a carteira de trabalho e o CNPJ da
empresa e já faz planos para o dinheiro: "Vou pagar dívidas", afirma.
Quem conseguiu resolver os
problemas na agência já pode deixar programada a opção de recebimento e, para
quem tem contas na Caixa, autorizar o depósito automático do dinheiro. Foi o
caso do advogado Matheus Batista, 34. Ele havia consultado o saldo pela
internet e viu que não constavam contas inativas. "Tinha problemas
cadastrais, mas trouxe meus documentos e já resolvi. Pretendo pagar dívidas com
o dinheiro", completou.
Os recursos que serão
liberados no âmbito das contas inativas do FGTS podem contribuir para reduzir a
inadimplência da Caixa, à medida que parte dos trabalhadores opte por pagar
dívidas, de acordo com o vice-presidente de Finanças e Controladoria do banco,
Arno Meyer. "O uso dos recursos é livre, mas é recomendável que o
trabalhador quite dívidas mais caras como crédito rotativo, cheque especial",
afirmou ele, que esteve na abertura da agência do banco na Avenida Paulista, em
São Paulo. Antevendo a demanda alta por informações, a Caixa aumentou em 20% a
capacidade dos servidores para evitar problemas nos sites e triplicou a
capacidade para o atendimento telefônico. De acordo com o vice-presidente de
Tecnologia do banco, José Eirado, não foram registradas dificuldades. "O
número de pessoas acessando os sites da Caixa nos últimos dias foi o dobro do
que tivemos na Mega Sena da Virada, uma de nossas maiores demandas",
disse. Foram feitos mais de 60 milhões de acessos ao site e mais de 1 milhão de
ligações para o atendimento por telefone.
Os recursos das contas
inativas poderão ser sacados de 10 de março a 31 de julho, de acordo com um
cronograma baseado na data de nascimento do beneficiário. Mais de 30 milhões de
brasileiros poderão retirar o dinheiro, o que deverá injetar R$ 35 bilhões na
economia.
Com informações do Estadão
Conteúdo.
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