O Brasil é um dos dez países
com mais alunos com baixo rendimento escolar em matemática, leitura e ciência,
segundo relatório divulgado nesta quarta-feira pela Organização para a
Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, que avaliou a
situação de 64 nações. De acordo com o levantamento, 1,1 milhão de estudantes
brasileiros com 15 anos não têm capacidades elementares para compreender o que
leem nem conhecimentos essenciais de matemática e ciências. Ao mesmo tempo, o
relatório revela que o Brasil é um dos países que mais reduziram o número de
alunos sem conhecimentos básicos de matemática.
O relatório, intitulado
Alunos de baixo desempenho: por que ficam para trás e como ajudá-los?,
baseia-se em dados de 2012 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos
(PISA), da OCDE. A Indonésia apresentou os piores resultados, com 1,7 milhão de
estudantes com baixo desempenho. Ao lado do Brasil, Peru, Colômbia e Argentina
são alguns dos países com pior rendimento escolar nas três disciplinas.
Dos 2,7 milhões de alunos de
15 anos avaliados no Brasil, 1,9 milhão tinham dificuldades em matemática
básica, 1,4 milhão em leitura e 1,5 milhão em ciências. Cruzados, os números
indicam que 1.165.231 estudantes tinham dificuldades em cumprir tarefas básicas
nas três áreas de conhecimento. Outra constatação do estudo é de que o Brasil
está no "top 10" de países mais desiguais do mundo no que diz
respeito à diferença de desempenho entre estudantes de classes sociais altas e
baixas.
Matemática - O Brasil, diz a
organização, é um dos nove países que mais reduziram o número de estudantes com
problemas em matemática básica no período entre 2003 e 2012. A redução foi de
18%. México, Tunísia, Turquia, Alemanha, Itália, Polônia, Portugal e Rússia
também apresentaram resultados semelhantes.
Continua a seguir...
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