A realização da Festa
Literária Internacional de Cachoeira (Flica) abre oportunidades para moradores,
empresários e comerciantes da região. Durante os cinco dias de evento, os cerca
de 40 mil visitantes esperados pela prefeitura municipal e organizadores
movimentam a economia local. O impacto já é percebido desde o início da semana,
e a expectativa é que a circulação de pessoas aumente até o próximo domingo
(18) na cidade de cerca de 34 mil habitantes. Na rede hoteleira de Cachoeira e
municípios mais próximos, como São Félix, já não é possível encontrar vagas.
Muitos turistas e profissionais envolvidos no evento estão hospedados em
imóveis residenciais alugados, gerando renda para famílias. Na maioria dos
hotéis e pousadas, as reservas se esgotaram há pelo menos 15 dias. É o caso de
uma das principais pousadas da cidade, que tem os 26 leitos lotados.
"Comparando com a época em anos anteriores à Flica, a procura aumentou
200%", revela o gerente de pousada Edson Pereira, que fatura também
servindo mais de 50 refeições diárias no restaurante do estabelecimento.
A vendedora Ana Cláudia
Oliveira espera ganhar R$ 250 em cada dia da Flica com a venda de brownies
artesanais. "Um evento desta magnitude dá a oportunidade de que as pessoas
tenham acesso ao seu produto", afirma a vendedora. Já o proprietário de
uma pizzaria, Jorge Leite, conta que precisou contratar dois funcionários
temporários para atender à demanda do evento, ampliando a equipe para sete
pessoas. "Esperamos que seja bem melhor que nos outros anos".
O otimismo é compartilhado
por outros profissionais da cadeia turística da cidade histórica. "Estamos
recebendo muitos pedidos de informação e de fechamento de pacotes, mas o
movimento se intensifica mesmo durante a Flica”, informa o presidente da
Associação de Condutores e Guias de Turismo do Vale do Paraguaçu, Sandro
Simão. A orientação ao turista conta com
um balcão da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) no Espaço Educar para
Transformar, que funciona no prédio do Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional (Iphan), em frente à Câmara Municipal. A preparação para a
Flica 2015 incluiu a realização de cursos e workshops voltados para a melhoria
do atendimento e dos serviços turísticos.
Promovidos por meio do
Programa de Qualificação Turística (Qualiturismo), os treinamentos beneficiaram
trabalhadores de hotéis, bares, restaurantes e comércio. A qualificação reflete
na experiência de turistas como a baiana Inaildes Amaral, que veio de Camamu. "Eu
não conhecia Cachoeira, é a primeira vez. Estou amando a cidade e o evento, que
tem um conteúdo muito bom".
Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo
da Bahia
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