Social Icons

sexta-feira, 31 de julho de 2015

População de idosos do planeta pode triplicar até o fim do século - Parte ll



Demógrafo e professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, José Eustaquio Alves destaca que, nos países desenvolvidos, a “onda jovem” já passou. Agora, é a vez do “tsunami grisalho” — avalia.
A fecundidade caiu, mas há cada vez mais pessoas no topo da pirâmide etária. A maioria da população vivia no meio rural, e os filhos eram responsáveis pelos pais na velhice. Desta vez, todos estão nas cidades, a mulher corre atrás de sua autonomia no mercado de trabalho e de seu próprio seguro social.
Para Jaime Nadal Roig, representante do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil, o envelhecimento da população já provoca transformações no mercado — cada vez mais pessoas adiam a aposentadoria e tentam evitar sua dependência de pensões governamentais. As resoluções familiares, porém, não eximem o poder público de criar e adaptar políticas para assistência aos idosos. Os governos precisam investir em reformas de diversos setores, como o da previdência social e o de saúde, além de adequar políticas de transferência de renda, para que elas privilegiem os idosos da mesma forma como atendem às crianças.
Segundo o documento, a população brasileira encolherá durante o século. Hoje, é de 207 milhões de pessoas. Por volta de 2050, atingirá o pico, com cerca de 228 milhões de habitantes. Em 2050, será de 200 milhões. O país, que atualmente é o quinto mais populoso do planeta, passará a sétimo em meados do século e, em 2100, será o 13º.
Até 2050, segundo o estudo, a população dos 28 países africanos deve crescer em mais de 100%. Até 2100, pelo menos dez dessas nações observarão um avanço demográfico de mais de cinco vezes.



Ascom Força Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário