Social Icons

sexta-feira, 31 de julho de 2015

População de idosos do planeta pode triplicar até o fim do século - Parte l



Uma em cada quatro pessoas no fim do século terá mais de 60 anos. Nenhum estrato da população mundial cresce tão rápido quanto o dos idosos, segundo um relatório publicado ontem pela ONU. Hoje, eles correspondem a 12% dos habitantes do planeta (901 milhões de pessoas). Em 2050, serão 21,6% (2,1 bilhões). Cinco décadas depois, chegarão a 28,5% (3,2 bilhões). De acordo com o documento “Perspectivas da população mundial: a revisão de 2015”, o planeta, que atualmente comporta 7,3 bilhões de pessoas, abrigará 11,2 bilhões em 2100 — um crescimento de 53%, impulsionado principalmente por países com alta taxa de fertilidade ou que já têm um grande número de habitantes, como Índia, Indonésia, Nigéria e Paquistão.
O envelhecimento ocorrerá em diversos locais do planeta, começando pela Europa, onde 34% da população terão mais de 60 anos até 2050. Na mesma década, esta faixa etária representará 25% dos asiáticos e latino-americanos — atualmente, eles correspondem a menos de 12% dos habitantes nestas regiões. Mesmo conquistando, até o fim do século, a maior concentração de jovens do planeta, a África também será palco do crescimento do contingente de idosos. Hoje, eles correspondem a 5% da população. Em 2050, serão 9%.
Em países que já experimentam há décadas um baixo índice de fertilidade, a proporção dos habitantes com 60 anos está crescendo rapidamente — destaca John Wilmoth, diretor da Divisão de População do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Sociais da ONU. — De um lado, o envelhecimento da população é uma enorme conquista, refletindo nosso sucesso em quase eliminar a mortalidade infantil. No entanto, também desafia a sustentabilidade de sistemas de proteção social, particularmente a pensão para idosos e os programas de saúde pública. A expectativa de vida no planeta, hoje de 71,7 anos, pulará para 83,2 anos este século. No Brasil, a estimativa vai pular dos 75,4 anos para 88,6.

Continua a seguir...


Nenhum comentário:

Postar um comentário