Social Icons

sábado, 19 de julho de 2014

O poder medicinal da babosa



A babosa (aloe vera) é uma planta medicinal com várias propriedades medicinais: antibacteriano, anti-inflamatório, antifúngico, emoliente, hepático, laxativo, purgante, rejuvenescedor, tônico estomacal, vermífugo. O seu poder é realmente incrível. Queimaduras profundas tratada com esta planta, algumas vezes, conseguem evoluir para uma queimadura de menor grau em poucos dias. A indústria cosmética vê a Aloe vera como base e fitocosmético para vários produtos de beleza, tais como cremes faciais e capilares, limpadores de pele, fortalecedor do couro cabeludo e desodorante. Ajuda ainda a combater a caspa, previne contra as rugas hidratando peles ressecadas e flácidas e, aplicada como loção após a barba, é ótimo suavizante para a pele. Além de tudo isso, a planta também é útil para o tratamento de cortes e feridas, acne, coceiras, manchas na pele, picadas de insetos, dores musculares, problemas digestivos, artrite, sinusite e asma.
Mas atenção: como os seus componentes têm propriedades emenagogos (aumentam o fluxo sanguíneo), não deve ser usada durante a gravidez. Em doses altas, a Aloe vera pode provocar vômitos e se transformar num purgativo drástico, sendo totalmente desaconselhável seu uso em crianças, onde os efeitos colaterais podem ser potencializados. O uso também é não é recomendado em casos de varizes, hemorróidas, afecções renais, enterocolites, apendicites, prostatites e cistites. Enquanto cresce a discussão em torno da indicação da Aloe vera para uso interno, por outro lado, é unânime o reconhecimento das propriedades da planta para uso externo. Sobre a pele, as substâncias contidas na babosa agem formando uma camada protetora e refrescante, com amplo uso cosmético e medicinal.
Os benefícios do suco da babosa ainda são controversos. O suco é extraído da polpa da planta, já que a casca não é recomendada. Dilui-se uma colher de sopa em meio litro de água. Tome de uma a três vezes por dia antes das refeições. A ingestão excessiva do suco da Babosa pode causar dores abdominais e diarréia. Gestantes não devem tomar. Com propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas, estimula a cicatrização de feridas. Contém ainda vitaminas C e E e  zinco. Usa-se o gel extraído da folha para higienizar o local diariamente. O gel só deve ser usado externamente.
In Natura: aplica-se a folha da Aloe vera diretamente sobre as queimaduras e as feridas, sobre a pele seca, as infecções por fungos e as picadas de insetos.
Pomada: para obter a pomada, extraia o gel das folhas, ferva-o até que forme uma pasta espessa. Guarde em frascos com tampas e em local fresco. O modo de utilizar é o mesmo das folhas.
Tônico: O gel da babosa fermentado com mel e especiarias é empregado como tônico e auxilia contra a anemia, problemas digestivos e hepatite.


Escrito por Medicinaisplantas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário