Social Icons

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Deputado Tom Araújo quer criação da Universidade Federal do Sisal e Bacia do Jacuípe


O deputado estadual Tom Araújo (DEM) encaminhou ao governo federal, pedido de criação e instalação de uma Universidade Federal na Região Sisaleira e Bacia do Jacuípe. A nova universidade vai beneficiar mais de um milhão de pessoas com cursos de nível superior. De acordo com o deputado, a Região Sisaleira e Bacia do Jacuípe possuem uma população suficiente que justifique a criação de um centro universitário federal e as duas regiões são carentes de instituições de ensino superior.
A ideia, segundo o deputado, surgiu com a aprovação da criação de duas novas universidades – Litoral Norte e Chapada Diamantina - e o desejo do Governo Federal em dotar a Bahia de novas universidades. “Mandei a sugestão ao governo federal e agora aguardo posicionamento o Ministério da Educação sobre a possibilidade da criação da Universidade Federal do Sisal e Bacia do Jacuípe”, enfatizou o deputado Tom, representante das regiões na Assembleia Legislativa da Bahia. No pedido encaminhado à Presidência da República, Tom Araújo uma centro de ensino superior representa cidadania, desenvolvimento econômico e regional e produção de conhecimento e inovação. De acordo com o deputado, a indicação propondo a criação da Universidade Federal do Sisal e Bacia do Jacuípe, beneficia duas regiões que são novas fronteiras para o desenvolvimento.
“As duas regiões tem mais de um milhão de habitantes. A Região Sisaleira tem, por si só, condições adequadas para receber uma Universidade Federal. São quase 800 mil habitantes, distribuídos em 20 municípios. Já a Bacia do Jacuípe está encravada no sertão, é constituída por 14 municípios do Semi-Árido, com 237.267 habitantes. São duas regiões distintas, mas com muitas coisas em comum e que se confundem pela proximidade”, destacou o deputado. Ao final da solicitação, Tom Araújo lembra a presidente que a Bahia tem território maior que o da França, país que tem 81 universidades públicas autônomas.

Aloisio Araujo Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário