Social Icons

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Estudante baiano cria bebida nutricional à base do fruto Jatobá






Poucas pessoas têm um olhar para enxergar um desafio e buscar uma solução inovadora. Este é o caso de Diogo Regis, 17 anos, estudante do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (Cetep), localizado em Barreiras, que desenvolveu, em seu trabalho de iniciação científica, uma bebida nutricional à base de um fruto típico de sua região, o jatobá. A bebida poderá ajudar na alimentação de algumas pessoas que possuem anemia, diabetes, e outras doenças, por conta do baixo teor de açúcar e do alto teor de nutrientes como ferro e magnésio.
De acordo com o jovem pesquisador, a ideia surge como uma possível solução para o desperdício que há em relação a este alimento. “Como o jatobá é uma fruta típica aqui de Barreiras, é comum que em algumas épocas do ano uma parte seja descartada”, afirmou. Diogo conta que através de uma matéria-prima abundante, unido ao estímulo para melhorar a qualidade de vida das pessoas, ele pensou em submeter a ideia para a Feira de Ciências e Tecnologia que acontece no Cetep. “Procurei a professora Wilka Miranda, que me ajudou a elaborar o projeto. Após alguns estudos, descobrimos que o jatobá pode atuar na hemoglobina, prevenindo e curando a anemia e na diminuição do açúcar no sangue, prevenindo e controlando a diabetes”, ressaltou.
A bebida é feita da seguinte forma: os frutos são coletados da vegetação do povoado da Baraúna, em Barreiras, e são descascados e ralados para a extração da polpa. Após este processo, outros ingredientes são acrescentados, a fim de deixar o líquido mais cremoso, então, ele é armazenado em um recipiente de garrafa pet que será refrigerado. Quanto ao gosto, o estudante garante que já passou pela aprovação de algumas pessoas. “Quando preparamos as primeiras garrafas, eu mesmo provei e levei para algumas pessoas experimentarem. Muitas não conheciam o fruto jatobá, mas acharam o preparado muito gostoso”.
Segundo ele, a preparação desta bebida láctea nutricional foi a forma mais prática de viabilizar o consumo em larga escala, que, diferente de outros suplementos alimentares, utiliza um produto natural e que provêm da própria região onde é produzido. A iniciativa está em fase de desenvolvimento, através da realização de testes para aperfeiçoamento, mas Diogo já adianta que, quando concluída a fase de testes, os benefícios serão muitos. “Além do apoio na alimentação para a população em geral, a bebida trará benefícios para as comunidades extrativistas que poderão comercializar o fruto, tornando a prática uma fonte de renda”, explicou.
A orientadora do projeto, Wilka Miranda, que é engenheira agrônoma, chama atenção para a importância de apoiar iniciativas científicas desde o ensino médio. “Incentivar a pesquisa entre os jovens é fundamental na formação não apenas de profissionais, mas, de cidadãos conscientes e preocupados em buscar soluções para melhorar a vida das pessoas e do meio ambiente de forma geral”, pontuou. Entre os apoiadores que ajudaram na concepção do projeto estão a Faculdade São Francisco de Barreiras (Fasb) e o próprio Cetep BRG.

Bahia Faz Ciência
A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) estrearam, no dia 8 de julho, o Bahia Faz Ciência, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias serão divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estarão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail comunicacao.secti@secti.ba.gov.br.


Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Assessoria de Comunicação
Coordenador Erick Issa



Gandu abrirá o Campeonato Baiano de Fanfarras AFAB 2019






Nos dias 14 e 15 de setembro, a cidade de Gandu, sediará a abertura do Campeonato Baiano de Bandas e Fanfarras/AFAB 2019. Com a realização da 8ª edição do Concurso Intermunicipal de Fanfarras de Gandu – CONFANJUCA, tradicionalmente o evento recebia só a participação de bandas e fanfarras para a competição do campeonato. Esse ano, a organização do concurso resolveu incluir a cultura local na programação do CONFANJUCA. E convidou outras manifestações fora do movimento de fanfarras para abrilhantar a festa, no dia 14 de setembro, as 19 h, a Praça Simões Filho no palco principal ira receber as apresentações da Banda de Reggae Braa Roots, Estúdio de Dança S&A, Companhia de Teatro Personas, Grupo de Dança NBD, Quadrilha Junina 2 Amores, Grupo de Dança Os Manos e outras atrações. Já no dia 15 de setembro, as 13 h, também na Praça Simões Filho, a festa será por conta das bandas e fanfarras, competidoras e participações especiais. Que são elas: Nova Geração (Mata de São João), FANCEEB (Km 100/ Brejões), FAEIBI (Ibirapitanga), BAMUGI (Gongogi), BAMEN (Encarnação/ Salinas da Margarida), FAMPN (Pirai do Norte), GUERREIROS DA BAHIA (Ilhéus), BAMAPG (Gandu), FAMATE (Ibicarai), CEMUR (Uruçuca), BANMIT (Itororó) e a anfitriã FANJUCA (Gandu). Toda a programação e gratuita para a população e conta com o patrocínio das empresas: Eletrodisco Ganduense, COOPAG – Cooperativa Agrícola de Gandu, FAZCULTURA, Governo do Estado da Bahia (Secretaria da Cultura e Secretaria da Fazenda), parceria da Prefeitura de Gandu, EMBASA, Governo do Estado (Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento), apoio: CETEP do Baixo Sul, Realização: FANJUCA e Apoio Institucional: AFAB/BA.

Ascom/FANJUCA

Gandu – Djalma Galvão sai fortalecido entre os oposicionistas após eleição interna do PT




Resultado de imagem para djalma galvão e roberto oliveira gandu

Depois de uma semana cheia de agressões pessoais e denuncias entre componentes do próprio partido aconteceu neste domingo [08], a eleição para a escolha da nova executiva municipal do PT de Gandu.
A eleição local revelou o que todos já sabiam, existe uma verdadeira guerra entre 02 frentes dentro da legenda. Uma liderada pelo atual presidente Dr. Roberto Oliveira e outra liderada pelo ex-prefeito Djalma Galvão.
Na disputa a professora Leila apoiada pelo grupo do ex-prefeito Djalma Galvão, venceu a Sra. Euni, apoiada por Dr. Roberto Oliveira e pelo deputado federal, Valmir Assunção, por 99 a 79 votos.
Durante todo o dia, enquanto durou o processo eleitoral, que aconteceu no Colégio Estadual Polivalente, muitas foram às confusões entre as duas partes, tendo inclusive dezenas de votos anulados por supostas irregularidades, que segundo a própria vencedora publicou nas redes sociais, só foram descobertas graças à participação efetiva de Danilo Meirelles.
Com a vitória da chapa encabeçada pela professora Leila Borges, o ex-prefeito Djalma, já sai na frente dos seus concorrentes entre os oposicionistas, que se reuniram no final de semana propondo uma pesquisa de opinião pública para saber quem será o candidato da oposição.
Pelo andar da carruagem mais um round está prestes a começar  nas hostes da oposição visto que, inegavelmente, Roberto Oliveira possui uma considerável liderança entre parte dos militantes petistas, sem contar que parte dos seguidores  da também prefeiturável Dra. Irismá, também não comungam com o retorno do ex-prefeito Djalma.

Gandu – Marcos Neto estará deixando a presidência do SOLIDARIEDADE nos próximos dias, diz site




Resultado de imagem para Gandu – Marcos Neto estará deixando a presidência do SOLIDARIEDADE nos próximos dias

Segundo foi publicado no Blog do Zebrão, o Partido SOLIDARIEDADE em Gandu, deve estar mudando de mãos ainda esta semana,
depois de uma reunião que durou mais de 02 horas realizada na residência da Profa Alda, pré-candidata a prefeita pelo partido, ficou decidido que o atual presidente Marcos Neto deixará o cargo.
Ainda segundo o site, Marcos Neto, abriu mão da presidência em favor do ex-prefeito Zebrão, que agradeceu, mas preferiu continuar sem se envolver diretamente no processo político do município, sugerindo o nome do conceituado professor Odair [Piloto], genro da prefeiturável, o que foi aceito por unanimidade, por se tratar de um cidadão honrado de boas referencias e procedimentos na sociedade.
A reunião contou com as presenças e participações do ex-prefeito Zebrão, Luciano Araújo [presidente estadual da agremiação], Dr. Marcos Neto [presidente municipal], professora Kellyne e Professor Piloto. O presidente regional Luciano Araújo, prometeu ainda, não medir esforços para ajudar o partido a nível municipal, e ao nome da professora Alda como pré-candidata a prefeita pelo partido, bem como aos postulantes à Câmara de Vereadores, que não contará com nenhum candidato à reeleição.

Com informações do Blog do Zebrão

Gandu – Partidos de oposição se reúnem e decidem contratar pesquisa para saber quem será o candidato a prefeito [a]





Aconteceu na noite da ultima sexta-feira [06], uma reunião entre representantes de 08, de siglas partidárias se reuniram para discutir uma união para a disputa das eleições do próximo ano. As representações foram às seguintes: PCdoB, PSD, PT, SOLIDARIEDADE, PV, PSC, PRB e PDT.
Segundo a vereadora Ana Rita [PCdoB], que participou do encontro, ainda não há consenso de quem será o candidato [a] ao executivo municipal. Ainda segundo a comunista, será composta uma comissão formada por 01 representante de cada partido, para ser a responsável pela contratação de instituto de pesquisas para fazer uma sondagem e com o resultado decidir a chapa majoritária, que disputará o próximo pleito.
Ficou acertado ainda, que os quatro nomes que participarão da pesquisa como pré-candidatos são: Professora Alda [SD], Djalma Galvão [PT], Dra. Irismá [PSD] e Neto Xirabel [PV], sendo que, o mais bem colocado, será o candidato a prefeito e o segundo a vice.
À reunião, contou inclusive com a presença do presidente estadual do Partido SOLIDARIEDADE, Luciano Araújo, que foi candidato a deputado federal em 2018 e é genro do conceituado médico e ex-vice-prefeito, Dr. Marcos Araújo Filho.


Fama - Angélica sai da geladeira e ganha novo programa da Globo



Resultado de imagem para Fama - Angélica sai da geladeira e ganha novo programa da Globo

Fora do ar desde o fim do programa 'Estrelas', que chegou ao fim em abril de 2018, agora a apresentadora Angélica voltará ao ar em breve após alguns impasses relacionados ao seu novo programa na Globo.
Segundo informações da colunista Fábia Oliveira, do jornal 'O Dia', a Globo já definiu o novo formato do programa de Angélica e a equipe do novo programa da apresentadora já está trabalhando a todo vapor na pré-produção da atração.
O novo programa da famosa entrará no lugar do 'Só Toca Pop', nos sábados da emissora e Angélica vai comandar a atração coladinha com o 'Caldeirão do Huck', apresentado por seu marido.
A ideia é que a estréia seja no primeiro semestre de 2020.
Famosidades 

Brasileirão - Sampaoli aposta em conjunto para tentar bater 'superlativo' Flamengo



Resultado de imagem para Brasileirão - Sampaoli aposta em conjunto para tentar bater 'superlativo' Flamengo

Decretado o empate deste domingo diante do Athletico-PR, na Vila Belmiro, o técnico do Santos, Jorge Sampaoli, fez uma projeção do encontro entre as duas primeiras equipes do Campeonato Brasileiro no próximo sábado. Segundo o treinador, a tarefa de recuperar os pontos contra um time como o do Flamengo, em pleno Maracanã lotado, não será das mais fáceis, mas a ideia é apostar na coletividade.
"Trata-se de uma equipe superlativa para a média dos participantes deste torneio. Vamos trabalhar muito para que isso aconteça. Há elencos fortes para o segundo turno e também vão brigar pelo título. Mas há dez, 12 times, não só dois (brigando). Temos de estar preparados para estar sempre à altura", comentou o argentino, em entrevista coletiva após o 1 a 1 diante dos paranaenses neste domingo.
"(O Flamengo) é um clube que está entre os poderosos do campeonato, que têm maiores condições contratuais, e temos de nos apegar ao nosso conjunto para que o time funcione bem", continuou a análise Sampaoli.
Uma vitória do Santos no próximo sábado, às 17h, no Maracanã, faz com que a equipe, hoje com 37 pontos ganhos, ultrapasse os 39 do Flamengo. Assim, trata-se de um compromisso de fundamental importância na corrida pelo título já na última rodada do primeiro turno. Na ocasião, o clube paulista contará com o retorno de diversos titulares.
Soteldo, Jorge e Derlis González, que estão disputando amistosos por suas seleções, além de Victor Ferraz, suspenso e lesionado, além de Evandro, desfalque de última hora devido a dores na coxa, estiveram de fora do empate em 1 a 1 contra os Athletico-PR neste domingo. Todos eles devem estar de volta no compromisso do Maracanã.
A ausência confirmada, por outro lado, será a de Diego Pituca, que recebeu terceiro amarelo neste domingo. O volante atuou em todas as partidas do Santos desde a retomada do Brasileirão após a Copa América e tem como substituto mais imediato Alison, que possui características semelhantes de contenção. Também estão entre as opções Jobson, da base santista, e uma possível improvisação do lateral-esquerdo Felipe Jonatan, que tem atuado também pelo setor neste Brasileirão.
As atividades da semana no clube da Baixada Santista têm início na manhã desta segunda-feira, com um jogo-treino envolvendo os não relacionados para a partida deste domingo e uma equipe de aspirantes. O treinamento terá portões fechados para a imprensa.
Caderno de Esportes

Bolsonaro comemora cirurgia e voltará à Presidência na quinta




Resultado de imagem para Bolsonaro comemora cirurgia e voltará à Presidência na quinta

A quarta-feira cirurgia do presidente Jair Bolsonaro (PSL) depois do ataque a faca que sofreu há um ano demorou além do previsto neste domingo (8), mas acabou sendo bem-sucedida, segundo a equipe médica responsável. Bolsonaro manteve quadro clínico estável depois do procedimento, ficou disposto e deverá manter repouso.
O vice-presidente, Hamilton Mourão, ficará até quinta-feira (12) à frente da Presidência da República. Depois, Bolsonaro poderá despachar do próprio hospital.
"Temos condições de proporcionar ao presidente o despacho normal, não obstante as questões procedimentais-médicas que vão exigir o descanso do presidente", disse o porta-voz da Presidência, general Rêgo Barros.
A cirurgia foi realizada no Hospital Vila Nova Star, na Vila Nova Conceição (zona sul de São Paulo), para corrigir uma hérnia que surgiu na região onde foram feitas três operações depois do ataque a faca durante a campanha eleitoral de 2018 na cidade de Juiz de Fora (MG). O procedimento, considerado de média complexidade, tinha previsão de duração de duas horas, mas acabou levando cinco -sendo concluído às 12h40. O médico Antônio Luiz Macedo, responsável pela cirurgia, disse que foram encontradas aderências no intestino que demandaram mais tempo da equipe.
"Normalmente uma hérnia não demora tudo isso que demorou, mas a gente não contava que tinha aderido tudo de novo em relação à cirurgia de 28 de janeiro", afirmou Macedo, em referência à data da operação de retirada da bolsa de colostomia.
O médico disse que a alta clínica do presidente é esperada para ocorrer dentro de cinco ou seis dias. No entanto, ele só poderá voltar a Brasília, se não houver complicações, de 7 a 10 dias após a cirurgia na semana que vem. Macedo não descarta a possibilidade de que surjam novas hérnias no futuro, mas as chances são pequenas, em torno de 6%, segundo ele. Bolsonaro diz querer estar com a saúde restabelecida a tempo de discursar na Assembleia Geral da ONU, em 24 de setembro, em Nova  York. Ele afirmou que vai comparecer ao evento "nem que seja de cadeira de rodas, de maca".
No fim da tarde de domingo, Bolsonaro se pronunciou em sua rede social sobre o procedimento. "Mais uma cirurgia. Desta vez foram 5 horas, mas estamos bem. Obrigado a todos pelo apoio e orações! Obrigado Deus pela minha vida! Logo estarei de volta ao campo. Irruuu!"
Mais cedo, o senador Flavio Bolsonoaro (PSL-RJ), filho do presidente que chegou na manhã deste domingo ao hospital junto com seu irmão, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), publicara em rede social que seu pai "já está no quarto, disposto e bem-humorado".
No final da tarde, Macedo afirmou que Bolsonaro não estava com dor e que deveria andar até o banheiro ainda neste domingo. Segundo ele, essa movimentação é imprescindível para a boa recuperação do presidente. Logo após a cirurgia, Bolsonaro vestiu uma cinta elástica para pressionar o abdome operado e ajudar no processo de recuperação.
O médico disse que orientou o presidente a evitar falar e receber visitas, mas Bolsonaro não seguiu a orientação. Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, esteve no hospital conversando com o presidente.
Por enquanto são descartados exames de imagens, apenas clínicos. Bolsonaro está na suíte presidencial e no quarto ao lado estão alojados as pessoas do seu estafe presidencial.
Bastidores do Poder


Contribuinte pode consultar hoje 4º lote de restituição do IR



Resultado de imagem para Contribuinte pode consultar hoje 4º lote de restituição do IR
A consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2019 será aberta hoje (9), a partir das 9h. O crédito bancário será feito para 2.819.522 contribuintes, totalizando R$ 3,5 bilhões. Segundo a Receita Federal, o dinheiro será depositado nas contas no dia 16 de setembro.
O lote também contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018. A consulta para saber se a declaração foi liberada pode ser feita acessando a página da Receita na internet. O contribuinte também pode ligar para o Receitafone 146 e informar o CPF e a data de nascimento. Se estiver incluído no lote, a situação da declaração será “crédito enviado ao banco”.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deve ligar nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou ir a uma agência do Banco do Brasil para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Os lotes de restituição são liberados mensalmente. O Fisco libera os pagamentos por ordem de chegada da declaração. Isso significa que quem entregou a declaração mais cedo, recebe a restituição primeiro. 
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet.

Agencia Brasil

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Salve 07 de setembro dia da Independência do Brasil e seu significado – Por Luiz Flávio Gomes




Resultado de imagem para Salve 07 de setembro dia da Independência do Brasil

O Brasil se tornou independente do seu colonizador (Portugal), mas continuou sendo governado por ele, ou melhor, por um soberano da Metrópole (D. Pedro I). Ou seja: o Brasil nasceu fundado na falsidade (em 1822). Tornou-se, depois de muitos conchavos, a única monarquia na América (“flor exótica na América”).
Havia brasileiros que queriam uma democracia, outros uma república (que só veio em 1889), terceiros uma federação (como a dos EUA). Todos os interesses das (ainda pequenas) elites parasitárias (traficantes de escravos, fazendeiros, senhores de engenho, pecuaristas, charqueadores, comerciantes, padres e advogados envolvidos com o poder) foram preservados (mantendo-se, evidentemente, apesar da elaboração de uma das constituições mais “liberais” e “avançadas” do mundo – Constituição de 1824 -, a escravidão).
No papel o Brasil era “liberal”; na prática, escravocrata. Essa falta de sintonia entre o que as leis prescrevem e o que é, na verdade, a realidade, continua até hoje. As mentiras que as leis contam são flagrantes, a começar pelas emblemáticas frases de efeito de que “todo o poder emana do povo”, “todos são iguais perante a lei” etc.
Coitado do povo, tanto antes como dois séculos depois: continua repleto de ignorância, de ódio, de desconfiança, de revolta, enojado com as iniquidades, as injustiças e as desigualdades, geradas por uma classe dominante parasitária (sobretudo a política) que tudo faz para que nada se altere, para que as fontes da sua parasitagem não sequem jamais, embora esse processo seja irreversível, porque um dia o parasitado (seja o escravo, seja o erário público, seja o povo explorado) morre de inanição e todos naufragam. Assim se passou com o Império romano, assim ocorreu com o império Português e Espanhol etc. Nenhuma nação parasitária dura eternamente, porque seus órgãos vão se atrofiando, até chegar ao desaparecimento.
Jurista e professor. Fundador da Rede de Ensino LFG. Diretor-presidente do Instituto Avante Brasil. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001).

Fonte: Verdades Cotidianas