quinta-feira, 11 de abril de 2019
Secretaria da Agricultura de Gandu distribui sementes de milho e mudas de plantas nativas para produtores rurais do município.
Com o objetivo de levar mais diversificação de
culturas a zona rural do município e proporcionar aos agricultores mais uma
fonte de renda, a Secretaria de Agricultura de Gandu distribui mais de 300 kg
de sementes de milho para produtores rurais do município. A ação, em parceria
com o CrediBahia, Programa de Microcrédito do Estado Bahia, aconteceu na sede
da secretaria, beneficiando dezenas de famílias que vivem no campo.
A
secretaria realizou ainda a distribuição de mudas de plantas nativas da mata
atlântica como, claraiba, ipê roxo e sementes de jatobá. A iniciativa visa o
reflorestamento de áreas degradadas no município. Outra ação importante também
realizada recentemente foi à visita de técnicos agrícolas na zona rural dando
orientações e assistência técnica aos produtores. Desde o início da gestão, a
equipe da secretaria da agricultura liderada pelo secretário Jorge Sarmento,
tem realizado palestras, reuniões, cursos e eventos ligados ao setor para
capacitar os agricultores ganduenses.
ASCOM/Prefeitura
de Gandu.
101 dias de governo do presidente Bolsonaro – Por Paulinho Santos
Diante de um checklist realizado nos mais de 100
dias de governo com o presidente Bolsonaro, podemos aqui, elencar alguns pontos
em relação à sua gestão. A primeira observação é a ruptura do presidencialismo
no modelo de cooptação ou coalizão, então o relacionamento com o
congresso está fundamentado agora de forma republicana e não mais na troca de
cargos e vantagens, que inclusive serve de exemplo para os governadores e
prefeitos não ficarem subservientes das assembleias legislativas e câmaras de
vereadores.
Outras ações importantes do governo atual são as
duas grandes peças legislativas que foram submetidas a apreciação do congresso,
a reforma da previdência com o foco no combate ao privilégio das elites, do
funcionalismo publico e o pacote anticrime que endurece as leis penais para
corruptos e organizações criminosas. Importante destacar as medidas provisórias
que o presidente enviou para o Congresso Nacional tem a MP 870, esta que
reduziu de 29 para 22 ministérios, isso no ponto de vista da administração,
trouxe mais eficiência para a máquina pública. Uma outra MP, a 871, considerada
a MP antifraude, esta passa um pente fino nos benefícios do INSS, especialmente
o auxílio reclusão, aquele que trazia privilégios para os bandidos deste país.
A MP 873 protege a classe trabalhadora, ela proíbe o sindicato de descontar a
contribuição sindical na folha de pagamento, agora só será feito o desconto via
boleto, fica mais difícil de ressuscitar o imposto sindical que tirava um dia
de renda do trabalhador brasileiro.
Quanto aos decretos presidenciais, o que mais chama
a atenção é a extinção de 21 mil cargos, funções comissionadas e gratificações
do serviço público, isso trouxe uma economia de mais de R$ 200.000,000,00
milhões. Na área da infraestrutura e privatizações houve os leilões de 2
aeroportos, 4 terminais portuários e o trecho enorme da ferrovia Norte Sul, a
venda da Refinaria Pasadena nos EUA, também gerou mais de U$ 500,000,000,00
milhões de dólares.
Falando entre investimentos privados e outorgas das
concessões entraram nos cofres mais de R$ 12.000.000,00 bilhões de reais.
A viagem do presidente Bolsonaro para os Estados
Unidos, criticada por muitos nas redes sociais, gerou o maior pacote de concessões
para um presidente norte americano à um colega brasileiro nos últimos 30 anos
de democracia, um acordo para a base de Alcântara.
Neste governo, também já ocorreu a troca de dois
ministros, algo inédito em relação ao início de gestão dos ex presidentes
eleitos após a redemocratização do Brasil.
Mesmo com todas as críticas, umas destrutivas e
outras construtivas, as quais devem ser feitas sim, a um governante, o
presidente Bolsonaro está desconstruindo o estigma da campanha eleitoral tão
propagada pela militância esquerdista deste país que tocou e ainda toca um
verdadeiro terror nas redes sociais. É importante dizer que este governo não
tirou nenhum direito das garantias fundamentais, nenhuma minoria tá sendo
perseguida jurídica ou fisicamente, não é um governo autoritário, se quer é um
governo centralizador ele preza pela separação dos poderes. É um governo verde,
neófito sim, mas com vontade de acertar.
Paulinho Santos (Graduado em Administração de
Empresas/ Rádio e TV com habilitação em Jornalismo, registro SRTE-BA 4842).
Senado aprova reeleição ilimitada de conselheiros tutelares
O
Senado aprovou hoje (10) o projeto de lei que permite a reeleição, por mais de
uma vez, dos membros do Conselho Tutelar dos municípios e do Distrito Federal.
O projeto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Atualmente, o
estatuto permite apenas a reeleição de membros dos conselhos tutelares por
apenas uma vez. O texto segue para sanção presidencial.
O argumento do autor do
projeto, o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), é que a recondução única dos
membros dos conselhos tutelares “prejudica a boa gestão” dos conselhos. O
argumento do deputado foi acolhido pelos senadores em plenário. “Acredito
que a possibilidade dos conselheiros, a depender do julgamento popular acerca
do trabalho que vierem a fazer, poderem continuar é relevante, importante”,
disse o senador Humberto Costa (PT-PE).
A
senadora Simone Tebet (MDB-MS) acrescentou que os conselheiros conquistam a
confiança da comunidade e que cabe à própria comunidade decidir se o mandato
deles será longo ou não. “O conselheiro começa num trabalho preventivo,
aconselhando as famílias, ficando amigo, e denunciando quando percebe algo
errado. O que pesa na vida deles, que são eleitos para quatro anos, é a
confiança da família de ter coragem de denunciar porque conhecem, moram na
comunidade. A comunidade tem o direito de votar neles quantas vezes forem
necessárias”, disse.
Para o relator, senador
Lucas Barreto, não há motivos para limitar o número de reeleições nos conselhos
tutelares. “As eleições para o Poder Legislativo já admitem reeleições ilimitadas,
sem que isso suscite grandes questionamentos dentro da ciência política”,
argumentou em seu relatório. “Mais razoável parece-nos, como observa o autor da
matéria, delegar a decisão sobre a adequação de novas reconduções ao poder de
escolha da população”.
Agencia Brasil
Bahia - Após professores da UNEB, UEFS e UESB decretarem greve por tempo indeterminado, demais categorias ameaçam também parar as atividades

A deflagração de greve por tempo indeterminado dos professores das
universidades baianas (UNEB, UESC e UESB) não pegaram os baianos de surpresa.
A situação financeira precária do governo do Estado da Bahia já
vem sendo denunciado tanto pela imprensa quanto de parlamentares baianos a
muito tempo. Por falta de reajustes salariais e falta de resolução por parte do
Governador, os professores resolveram deflagrar a greve por tempo
indeterminado. Porém, para agudecer ainda mais a situação, outras categorias já
se preparam para deflagrarem também greves pelos mesmos motivos. Segundo
informações que nos chegaram as categorias da Saúde também podem deflagrar
greve no estado por tempo indeterminado.
Para um professor da UEFS (Universidade Estadual de Feira de
Santana), que pediu anonimato, nos disse: “É uma vergonha o salário que recebemos para
lecionar nessa universidade, já estamos a seis anos sem aumento salarial e o
pior que o governo estadual sempre quer nos enrolar. Por isso deixo claro para
toda sociedade baiana que deflagamos a greve por motivo de esgotarmos todos os
meios de resolução. Não temos culpa do nosso governo estadual estar falido.
Quem faliu ele que seja responsabilizado“.
Fonte: Bahia Now
Brasil - Governo vai rever monopólio da Petrobras no setor de gás, diz ministro

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque,
anunciou hoje (11), que o governo federal vai abrir o mercado
de gás natural à
concorrência. Para o ministro, o fato da empresa estatal Petrobras atuar com
exclusividade na maior parte das atividades relacionadas à importação e
produção do gás é contrária aos interesses dos consumidores.
“A gente vê que esse monopólio
que já está identificado não é uma coisa saudável. Particularmente para o
desenvolvimento do setor e para os consumidores”, disse o ministro ao
apresentar as realizações e projetos que a pasta encaminhou nos 100 primeiros
dias de governo.
“A Petrobras tem que estar
inserida dentro de uma política pública, e é isso que estamos definindo”,
acrescentou Albuquerque, esclarecendo que a abertura do mercado de gás natural
se insere na definição de novas políticas públicas para o setor energético.
“Agora,
como [a abertura] vai ser executada ainda vai ser definido. Porque é muito
fácil falar que vamos abrir o mercado de gás. O interessante é como [fazê-lo]”,
disse o ministro, lembrando que o assunto já está em debate no grupo formado
por representantes do ministério, da Petrobras, da Agência Nacional do
Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Conselho Administrativo de
Defesa Econômica (Cade). “Estamos trabalhando para estabelecer a política, para
definir como será o novo mercado de gás”.
Bento
Albuquerque disse que o governo federal estuda formas de liberar a mineração de
urânio à iniciativa privada, sem a necessidade de mudanças na Constituição
Federal.
“Há um grupo
interministerial analisando [o tema] e acreditamos que, em junho, teremos esses
estudos concluídos. Aquilo que for necessário tramitar no Congresso tramitará,
mas o nosso objetivo é que a mineração [de urânio] possa ser realizada através
de normas infralegais”, disse o ministro sobre os trabalhos do grupo coordenado
pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
“Já existe um trabalho
relacionado à questão da mineração do urânio no Brasil. O grupo de trabalho
ainda está aberto e é coordenado pelo GSI. Ali foram analisadas algumas
alternativas além da alteração da Constituição Federal. Ou seja, temos
alternativas para realizar a mineração [de urânio] com investimento privado sem
a necessidade de alterar a Constituição”, acrescentou o ministro.
Atualmente, o texto
constitucional garante o monopólio estatal sobre a exploração do urânio, atividade
controlada pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB). O Brasil é um dos
maiores produtores mundiais de urânio. A Constituição também confere à União a
competência privativa para legislar sobre as atividades nucleares de qualquer
natureza, concluiu Albuquerque.
Agencia
Brasil
Senado decide que consumidor tem direito a celular reserva

O
Senado aprovou hoje (11) uma lei que garante ao consumidor o direito de receber
um telefone celular reserva enquanto o seu estiver na assistência técnica para
reparos. O texto se refere apenas a aparelhos ainda na garantia. O texto veio
da Câmara, mas, como sofreu alterações no Senado, volta para apreciação dos
deputados.
O projeto inicial, de 2015,
previa que o aparelho reserva deveria apenas fazer e receber ligações. O Senado
incluiu a obrigatoriedade de acessar a internet, usando o plano de dados do consumidor.
A sessão foi realizada na manhã desta quinta-feira e foi presidida por Eduardo
Gomes (MDB-TO).
Segundo o texto aprovado
hoje, basta o consumidor apresentar o aparelho defeituoso na assistência
técnica autorizada. O aparelho reserva deverá ser oferecido gratuitamente. O
consumidor deverá devolvê-lo nas mesmas condições em que o recebeu.
“Já
consideramos aqui o celular como instrumento e ferramenta de trabalho. Essa
iniciativa é uma importante conquista do consumidor brasileiro”, disse o
senador Eduardo Gomes. Caso a Câmara confirme as alterações do Senado, o
projeto vai à sanção presidencial, alterando o Código de Defesa do Consumidor.
*Com
informações da Agência Senado
quarta-feira, 10 de abril de 2019
Wenceslau Guimarães – Prefeito está em Brasília participando da “Marcha dos Prefeitos”, em defesa do municipalismo



O prefeito Kaká [PRB], está
participando de um evento na capital federal, juntamente com prefeitos de todo país, em busca de mais recursos
para o município.
Uma das pautas do encontro é
o julgamento dos royalties do petróleo, por parte do STF e o pacto federativo, o
que também aumentaria a arrecadação local, proporcionando mais obras e serviços
para a população.
Aproveitando sua estadia na
capital federal, o alcaide aproveitou ainda para visitar ministérios e gabinetes
dos deputados federais votados no município, na incessante busca de atrair
benefícios para sua terra.
Acompanhado de colegas
prefeitos da região, a exemplo dos prefeitos, Leonardo Cardoso [PP] de Gandu e
Lázaro [MDB] de Teolândia, Kaká também aproveitou para discutir assuntos
relacionados a região do Baixo Sul, o que também seria de interesse do seu
município.
Itamari: Mutirão da saúde acontece na ponte nova nesta quarta-feira (10)

Levar
atendimento de saúde e humanização para as famílias que vivem na região da
Ponte Nova, distrito de Itamari é o objetivo do Mutirão da Saúde que acontecerá
nesta quarta-feira, 10.
Segundo
a Coordenadora da Atenção Básica, Aline Macena, responsável direta pela ação,
as famílias desta localidade serão atendidas com consultas gratuitas com a Dra.
Marina, aferição de pressão, testes com resultados imediatos, agendamento de exames, atividades desenvolvidas
pelo Nasf Itamari e etc.
Os moradores precisam
apresentar a carteira de identidade ou qualquer outro documento oficial com
foto e o cartão do SUS. Os atendimentos estão previstos para iniciar as 8:00 da
manhã.
Essa
iniciativa partiu da equipe do NASF, em parceria com o PSF Otávio Machado e o
odontológico Jhonson que tem como objetivo atender ao pedido da prefeita
Pallomma que é levar a saúde de qualidade e com maior agilidade para perto das
famílias que residem na zona rural.
Prefeitura
Municipal de Itamari
Trabalhando Por Você!
Trabalhando Por Você!
Assinar:
Postagens (Atom)



