Social Icons

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

PSB escolhe Beto Albuquerque como vice de Marina Silva



Depois de um dia de disputas internas, líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (RS), foi escolhido, nesta terça-feira (19/8), candidato a vice-presidente da República na chapa do partido. O nome dele será oficializado, ao lado da ex-senadora Marina Silva, candidata à Presidência, amanhã, em Brasília. A mudança ocorre depois da morte de Eduardo Campos na semana passada em acidente aéreo em Santos (SP).
Beto Albuquerque despontou como favorito na disputa pela vice na semana passada, quando o partido decidiu dois critérios para a escolha do nome: ser um quadro tradicional do PSB e ser ligado a Eduardo Campos. O deputado federal cumpre os dois requisitos. Mas, para se consolidar na disputa, ele precisou superar a resistência da ala pernambucana do partido, que reivindicava um nome do partido para a composição.
Este ano, Albuquerque disputava uma cadeira no Senado pelo Rio Grande do Sul, a pedido de Eduardo Campos, mas aparecia apenas em 3º lugar nas pesquisas. O PSB já consultou a ex-senadora Marina Silva, que deu aval à escolha. Ela tem bom relacionamento com o deputado.
Ex-secretário de Infraestrutura e Logística do governo Tarso Genro (PT) no Rio Grande do Sul, Albuquerque se elegeu deputado federal pela primeira vez em 1998. No primeiro mandato, licenciou-se para ser secretário de Transporte do governo Olívio Dutra, no mesmo estado. É advogado e tem 51 anos.

A viúva de Eduardo, Renata Campos, também era cotada para assumir a candidatura a vice. Mas declinou do convite, alegando que precisa cuidar dos cinco filhos, o mais novo tem sete meses e ainda é amamentado.

Publicada convocação de 700 aprovados em concurso da PM



Está publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (19) a convocação de 700 candidatos aprovados no último concurso da Policia Militar do Estado da Bahia (PM), com provas aplicadas no dia 9 de dezembro de 2012. A convocação totaliza 3.295 novos policiais convocados nos últimos dez meses, desde que foi divulgado o resultado final do concurso. O total de convocados é 65% maior que as duas mil vagas iniciais previstas em edital.
Os novos convocados têm como próximas etapas a entrega de documentos, realização de exames médicos, avaliação psicológica, teste de aptidão física e investigação social. Os futuros soldados bombeiros e policiais militares passarão pelo Curso de Formação de Soldados (CFS) e a partir de 2015 já estarão nas ruas. Durante o curso, que tem duração de nove meses, o convocado recebe uma bolsa de estudos no valor de um salário mínimo + 10% desse valor para custeio do fardamento. Após formado, o novo PM recebe, por um período de um ano, o soldo de 725,21 + gap 3 (1.687,58) + auxílio alimentação (valor variável) + 10% do soldo para custeio do fardamento.
Esta terceira convocação foi viabilizada a partir da prorrogação da validade do concurso por mais um ano, de acordo com portaria conjunta entre as secretarias da Administração (Saeb) e de Segurança Pública (SSP), publicada no DOE em abril de 2014. O concurso público da Polícia Militar foi realizado pela Secretaria da Administração (Saeb), sob organização da Fundação Carlos Chagas, e contou com 74.702 inscritos.




SECOM - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Trabalhadores da construção pesada acompanham eleição da CIPA na Construtora J. Vicente na Bahia



Os dirigentes e assessores da Subsede de São Roque do Paraguaçu do Sintepav BA, acompanharam na sexta-feira (15), a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa na obra Cabaceiras do Paraguaçu, da empresa Construtora J. Vicente.
Durante a realização da eleição, o sindicato tem o objetivo de monitorar o desenvolvimento de todo o processo eleitoral e garantir que todas as medidas legais e previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria sejam atendidos.

Para o Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho (DSST) do Sintepav BA, a realização do acompanhamento das eleições das Cipas que ocorrem em todo estado, é de suma importância para garantir que os trabalhadores tenham a liberdade de participar e concorrer sem nenhuma retaliação, além de examinar se as empresas estão obedecendo aos parâmetros legais das NR´s 5 e 18 do Ministério do Trabalho e emprego e das CCT.

Suco rosa melhora desempenho físico e dá mais energia durante exercícios



Combinação de beterraba crua com a laranja, o suco rosa tem feito sucesso entre os praticantes de atividades físicas ao redor do mundo, principalmente porque pesquisas indicaram que a bebida melhora o desempenho físico. Porém, o suco promove uma série de outros benefícios para a saúde, como proteger o cérebro e diminuir a pressão arterial. Saibam quais são eles, como consumir e quais alimentos combinam com o suco rosa. A beterraba, principal ingrediente do suco rosa, possui um componente que estimula a produção de óxido nítrico no organismo. Uma pesquisa publicada no Journal of Applied Physioly em agosto de 2013 concluiu que esta substância presente no vegetal ajuda a diminuir a quantidade de oxigênio consumida pelo corpo. Desta maneira, o consumo da beterraba antes dos treinos melhorou o desempenho físico dos oito participantes da pesquisa em até 16%. Durante exercícios severos, o estudo também observou que a absorção de oxigênio continuou menor e que os voluntários demoraram mais tempo para alcançar a exaustão.
A beterraba é rica em açúcar e carboidratos, por este motivo também pode ser interessante ingerir o suco rosa antes de se exercitar. Estes nutrientes proporcionam a energia necessária para a atividade física e o carboidrato ainda preserva a massa muscular. "O vegetal ainda é fonte de vitaminas do grupo B que são cofatores importantes para transformar o açúcar em energia dentro das células", conta o nutrólogo Roberto Navarro. Porém, alguns profissionais da saúde não recomendam a beterraba como boa fonte de energia. "O carboidrato da beterraba não é o mais adequado para a suplementação nutricional. Este açúcar não manterá ou melhorará a performance", ressalta o nutricionista do esporte Israel Adolfo.

A ação benéfica dos carboidratos no músculo é indireta. Como eles são a primeira fonte de energia que o nosso corpo busca, quando o nutriente não está presente, o organismo utiliza a proteína. Assim, ela não consegue contribuir para a formação de músculos. A laranja presente no suco rosa também possui boas quantidades de açúcar.  

Relação dos convocados do técnico Dunga



O técnico Dunga convocou a Seleção Brasileira para os amistosos contra Colômbia e Equador, nos dias 5 e 9 de setembro, nos Estados Unidos. As principais novidades são Ricardo Goulart artilheiro do Brasileirão e Everton Ribeiro, do Cruzeiro, dez dos chamados disputaram a Copa do Mundo.
Goleiros: Jefferson (Botafogo) e Rafael Cabral (Napoli);
Zagueiros: David Luiz (PSG), Marquinhos (PSG), Gil (Corinthians) e Miranda (Atlético de Madrid);
Laterais: Maicon (Roma), Filipe Luís (Chelsea), Alex Sandro (Porto) e Danilo (Porto);
Meio-campistas: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Elias (Corinthians), Fernandinho (Manchester City), Ramires (Chelsea), Éverton Ribeiro (Cruzeiro) e Oscar (Chelsea);

Atacantes: Hulk (Zenit), Ricardo Goulart (Cruzeiro), Willian (Chelsea), Neymar (Barcelona), Philippe Coutinho (Liverpool) e Diego Tardelli (Atlético-MG).

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Gandu – Superfaturamento também é prioridade


 

Há alguns meses atrás, postamos aqui neste mesmo espaço, o que achávamos que seria um dos maiores absurdos, já vistos em uma administração pública. Na oportunidade, questionamos o superfaturamento no preço do pão para a merenda escolar, enquanto um cidadão comum comprava um pão por 0,20 (vinte centavos), a prefeitura de Gandu adquiriu através de processo licitatório milhares de pães por 0,36 (trinta e seis centavos), ou seja, uma licitação que é realizada para se conseguir o menor preço, na prática inflacionou o preço de um simples pãozinho.
Mas, para a surpresa daqueles que ainda acreditam no governo “compromisso com você”, eis que surge uma novidade bombástica. No mês de junho, segundo dados do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), este mesmo governo que vive pregando transparência e honestidade realizou uma compra no mínimo suspeita se não vejamos:
Na feira livre de Gandu, é possível comprar um centro de laranja, pelo valor de 14,00 (quatorze reais), se formos a Santo Antônio de Jesus, conseguimos comprar por no máximo 12,00 (doze reais). Pasme, a prefeitura de Gandu comprou uma considerável quantidade da mesma fruta pela quantia de 78,00 (setenta e oito reais) o centro. Na mesma compra foram adquiridas ainda laranjas tangerinas pelo absurdo valor de 58,00 (cinquenta reais) o centro. Quando pensamos que já havia atingido o nível de exagero em literalmente pensar que o ganduense não sabe fazer contas, o governo “compromisso com você”, também caprichou no preço das refeições e lanches durante o São João 2014. De forma que uma quentinha (marmitex), encontrada nos restaurantes da Cidade á 10,00 (dez reais), foi adquirida pelo governo municipal por 23,00 (vinte e três reais). O lanche também ficou salgado para os cofres públicos, um sanduíche que em Toinho super lanches, comemos por 3,00 (três reais), custou para o município 18,00 (dezoito reais) cada.
Com a palavra a câmara de vereadores, sobre tudo o líder do governo, Emetério Palma (PCdoB), que em um passado não muito distante, reclamava de tudo e de todos.




Gandu – Comunidade católica comemora o dia de São Roque




Neste sábado (16), foi celebrada uma missa festiva em louvor ao co-padroeiro de Gandu. Com as dependências da Igreja lotada, o pároco Waldir presidiu a celebração, que teve o seminarista Dominique como o palestrante.
Pessoas de diversas partes do município aproveitaram o feriado municipal para comparecer a missa. A trabalhadora rural, Avonice Ramos de 58 anos, nos confidenciou que está acostumada vir à sede, quinzenalmente apenas para fazer sua feira, mas, que ouve a missa através da FM Vitória que transmite a missa dominical e, que não poderia perder a oportunidade de  se fazer presente nesta data que considera uma das mais importantes da paróquia.
Outro fato que chamou a atenção do grande público presente, foi às ausências da maioria dos políticos, sobre tudo daqueles que são detentores se cargos eletivos, pois o dia de São Roque consta na lei orgânica do município como data oficial, por ser um dos padroeiros da Cidade. Dos 13 vereadores, apenas o Edil, Vei da Rádio (PTdoB) se fez presente, enquanto do lado do executivo, nem o prefeito Ivo Peixoto (PCdoB), nem seu vice Djalma Galvão (PT), compareceram. Já por outro lado, políticos partidários atuantes que não tem mandatos compareceram; o ex-prefeito Neco Kanguçu (PP), Roberto Oliveira (PT), Adeilton Leal Bozó (PSDC) e Neto Xirabel (PV).


Gandu – Sindicato e governo se reúnem para discutir plano de cargos e salário



Na ultima quarta feira (13), uma comissão formada por representantes dos servidores públicos municipal, foi recebida na secretaria da educação pelo governo municipal, representado pelo procurador jurídico, Dr. Roberto Oliveira, Henry Nogueira (recursos humanos), Cléa Leal (assessora especial do gabinete) e a senhora Neide da consultoria contratada para acompanhar as discussões e as propostas da categoria. Enquanto o funcionalismo foi representado, pelo presidente Adeilton Leal (Bozó), Averaldo Santos, Valdirene Souza, Jesiel Da Conceição e Eron. 
Em mais uma reunião pacífica com respeito mutuo entre as duas partes, alguns avanços foram notados pelos sindicalistas, que ainda esta semana estarão se reunindo com o jurídico do SINSERG, para passar para o mesmo o que vem sendo apresentado até o momento, nas discursões entre governo e sindicato.
Entre as reivindicações realizadas pela categoria, uma já foi aceita pelo executivo. De modo que os servidores efetivos que fizeram concurso para o cargo de auxiliar de enfermagem, mas que possuem capacitação e já atuam na função de técnico em enfermagem, subirão de nível, passando a receber seus vencimentos como técnicos, através de um processo administrativo coletivo que será instaurado para seguir o transmite legal. Os servidores deste setor devem procurar o SINSERG, ou ligar para Bozó no nº 9975 6502, para maiores informações.


José Maria Eymael faz campanha no interior da Bahia e lança candidato a deputado



PSDC (Partido Social Democrata Cristão) anunciou oficialmente a candidatura a deputado estadual do empresário Carlos da Auto Escola, neste sábado (16), em Eunápolis. O lançamento da candidatura aconteceu às 10h, no auditório da Câmara de Vereadores e contou com a presença do candidato a Presidência da República José Maria Eymael e do presidente estadual da Sigla Antônio Albino.
Na abertura foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao ex- governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que morreu em acidente de avião na quarta-feira (13). Em seu discurso, Carlos da Auto Escola apresentou as suas propostas, destacando a isenção de cobrança nos laudos para quem pretende obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação.
'Minha prioridade é dar qualidade de vida às pessoas. Eliminar a cobrança dos laudos para quem precisa tirar a sua primeira Carteira de Habilitação é uma forma de gerar emprego e renda. Ser motorista é uma profissão', ressaltou Carlos.
O presidente nacional do PSDC, José Maria Eymael, que disputa, pela quarta vez, a Presidência da República, em seu discurso destacou a intenção de desenvolver a política nacional de segurança, com a criação do Ministério de Segurança Pública.
Eymael declarou, ainda, que suas propostas são baseadas em 27 diretrizes de governo que valorizam a saúde, educação, segurança, cumprimento da Constituição e defesa da família.  Como deputado federal constituinte, Eymael foi um dos 12 parlamentares mais influentes no Congresso Nacional e se destacou entre os 15 constituintes com maior número de propostas aprovadas, 145.
'A aprovação das minhas emendas ajudaram na criação do ProUni, mas defendo a prática de um ensino inclusivo, quero voltar a criação da bolsa de estudo para favorecer os jovens que não tem condições de pagar os estudos e que não são aprovados no ProUni', finalizou.

Mais velho candidato à Presidência, com 74 anos, em 2010 Eymael obteve 89.350 votos, ficando em quinto lugar de nove candidatos. 

Opinião do leitor


Recebemos e transcrevemos na integra a correspondência que recebemos da leitora que se diz chamar; Edna Soares Fonseca, moradora do Bairro Jardim Gandu, por entendermos que não contém nenhuma ofensa às pessoas citadas.

Senhores do Blog do Bozó, quero parabeniza-los, pela iniciativa de alertar a nós eleitores, sobre a atitude da deputada Alice Portugal que atua no congresso nacional, como nossa representante de ter votado a favor do aborto. Eu mesma votei nela na eleição passada acreditando que aquele discurso fosse real, mas pelo que pude ver através das matérias neste blog e em outros sites que pesquisei, certifiquei-me de que tudo não passa de um engodo.
Analisando suas postagens e as outras que pesquisei, cheguei ao denominador de que nós cristãos não devemos de forma alguma votar nesta deputada, mesmo reconhecendo sua atuação como uma política, é inaceitável colaborar para o sucesso de quem é contra o maior dom a nós concedido por Deus, que é a vida. Também não entendo o que leva políticos de Gandu que também são cristãos, apoiarem uma pessoa desta, como é o caso do vereador Adriano Costa e o Prefeito Ivo, que tanto defendem os valores e princípios da família. Fico a mim perguntar, como então agora poderemos sentar em um banco de determinadas Igrejas, para ouvir um desses cristãos que apoiam esta candidata, pregar a defesa da vida e os valores da família?
Espero que cada um faça uma reflexão enquanto é tempo, não podemos aceitar de hipótese alguma ser representados por uma abortista.
abram os olhos irmãos. 

Escreve Edna Soares Fonseca