Empresa passou da segunda
para a quarta colocação na lista de maiores empresas de gás e petróleo dos
Estados Unidos e América Latina, segundo estudo da Economatica
A Petrobrás perdeu 40% do
seu valor de mercado em três anos e passou da segunda para a quarta posição no
ranking das maiores empresas de gás e petróleo dos Estados Unidos e da América
Latina, segundo levantamento da consultoria Economatica para o Estado.
A estatal valia US$ 199,3
bilhões no dia 1º de janeiro de 2010, valor que despencou para US$ 119,9
bilhões nesta quarta-feira - uma diferença de quase US$ 80 bilhões. Em 2012, a
Petrobrás foi ultrapassada pela primeira vez pela Ecopetrol e a diferença agora
se amplia. A empresa colombiana está avaliada hoje em US$ 130,1 bilhões e ocupa
o terceiro lugar no ranking.
Com trajetória oposta à da
concorrente brasileira, a Ecopetrol viu o seu valor de mercado disparar 165% no
mesmo período, roubando o posto da Petrobrás de maior empresa latino-americana.
As norte-americanas ExxonMobil e Chevron, que atualmente lideram o ranking do
setor, também se valorizaram entre 2010 e 2013, com altas de 27,7% e 47,5%,
respectivamente.
Para o professor de finanças
do Insper Ricardo Almeida, o principal fator que explica o descolamento da
Petrobrás é a decepção dos acionistas minoritários com a bilionária
capitalização da companhia, realizada em setembro de 2010. "O governo fez
a cessão onerosa de uma forma que as regras ficaram muito questionáveis. Houve
um desequilibro entre as condições do governo e a dos outros
investidores", explica Almeida.
A chamada cessão onerosa foi
uma troca feita entre a União e a Petrobrás. O governo "cedeu" barris
de petróleo do pré-sal para a estatal e, em troca, recebeu ações da empresa.
Nessa operação, na visão do mercado, o governo aumentou a sua participação na
companhia com base em um valor superestimado do barril.