O Conar,
órgão de regulamentação publicitária, abriu uma representação ética contra o
cantor Gusttavo Lima e a Ambev, por possíveis irregularidades em relação ao
consumo de bebida alcoólica nas lives apresentadas pelo músico nas últimas
semanas.
A
representação foi aberta nesta terça-feira (14), após dezenas de denúncias de
internautas, envolvendo desde a falta de mecanismo para o acesso de menores de
idade até o consumo excessivo de bebida alcoólica pelo músico, o que poderia
ser considerado um estímulo ao consumo irresponsável do produto.
m
nota, o Conar afirmou que, apesar do formato inovador das apresentações online,
elas devem seguir "princípios fundamentais da comunicação comercial do
segmento, com a divulgação responsável de bebidas alcoólicas e sem fragilizar
os cuidado para que não seja difundida a crianças e adolescentes".
O cantor e a Ambev terão agora 20 dias para apresentar
defesa, se assim quiserem. Caso o Conar entenda que houve irregularidade, as
penas podem ser a alteração da peça publicitária, neste caso alteração da live,
e advertência aos responsáveis. Procurados, Gusttavo Lima e a Ambev ainda não
se manifestaram.
A mais recente live do músico aconteceu no sábado (11) e
teve palavrões, declarações de amor e ele bebendo de cerveja a tequila,
mostrando estar alterado em algumas ocasiões. "Que ressaca, meu Deus. O
que colocaram na minha bebida, gente?", chegou a afirmar ele no dia
seguinte nas redes sociais.A live, que teve uma mensagem "a todos os
cachaceiros desse mundo" em sua abertura, durou sete horas e meia e teve
5,5 milhões de acessos simultâneos.
Uma semana antes, o cantor já tinha feito uma outra
apresentação online que durou cinco horas e teve mais de 750 mil acessos
simultâneos.Esse formato de show ganhou força nas últimas semanas devido à
quarentena do novo coronavírus, que cancelou apresentações em todo o país.
Antes mais intimista, as lives passaram a ter produções elaboradas, câmeras em
drones e patrocínio de marcas famosas, principalmente com os sertanejos.
As grandes
lives também têm arrecadado fundos e equipamentos para hospitais e instituições
de caridade, além de conscientizar sobre a necessidade de ficar em casa. O
ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, chegou a fazer aparições
pré-gravadas nas lives de Marília Mendonça e Jorge e Mateus.
Famosidades
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