Os bancos estão tentando
reduzir as burocracias e atrair clientes que estejam à procura de crédito para
compra de carro. É o que fez o Itaú Unibanco. A instituição está lançando novas
ferramentas para lojistas, que podem executar todas as etapas da venda por meio
de um aplicativo.
Rodnei Bernardino, diretor
do banco, explica que todo o processo de compra, da aprovação do crédito ao
faturamento do carro, pode ser concluído em 15 minutos. Atualmente, o processo
é demorado e exige o preenchimento de fichas cadastrais com cerca de 70
perguntas.
Segundo destaca a Folha de
S. Paulo, o banco aposta na agilidade para fazer o vendedor se interessar mais
pelas linhas de crédito oferecidas pelo Itaú, num mercado que vive um momento
de concorrência feroz.
A empresa B3 divulgou um
estudo que indica que foram financiados 2,4 milhões de veículos no primeiro
semestre, entre novos e usados, alta de 6,8% na comparação com o mesmo período
de 2016.
O setor automotivo parece
estar se recuperando. "Esperávamos uma retomada, mas está vindo acima do
imaginado. Até achamos que não viria, mas veio", afirma Bernardino.
O banco Santander, um dos
líderes no segmento de crédito para compra de veículos, também lançou uma
modalidade de financiamento feita diretamente entre consumidores, sem a
intervenção de uma loja. A publicação explica que o processo depende do
comprador atender às exigências cadastrais de aprovação. Em seguida, é feita
uma vistoria do veículo e acertada a forma de parcelamento. O valor é
depositado na conta-corrente do proprietário.
As novas opções de
financiamento deverão ser oferecidas em anúncios nos sites de venda de carros
do Itaú e Santander, o iCarros e o Webmotors.
Economia & Negócios
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