Nos últimos dias, depois do inicio do desmatamento acentuado que vem acontecendo em um loteamento às margens da BR 101, ao lado do CETEP, muitas são as indagações a respeito da situação de diversos loteamentos, que estão tendo terrenos vendidos pelos seus respectivos proprietários. Como fazemos parte de uma instituição que tem cadeira no conselho municipal do meio ambiente (o SINSERG), participamos de algumas reuniões para deliberar sobre o assunto. Acontece, que nestas reuniões, apenas nos foram apresentadas, as documentações e encaminhamentos de apenas um loteamento, que se trata do “Verde Vale”, de propriedade do engenheiro civil, Eliseu Leal Neto, que fica ao lado direito do CETEP, tendo inclusive, andado por toda localidade, na companhia do proprietário, do secretário de meio ambiente, Chico Calheira e de um engenheiro ambiental, para constatar o não comprometimento das nascentes que abastecem o Lago Azul. Quanto, ao outro loteamento, apenas nos foi apresentada uma planta, que denomina a propriedade de Loteamento “Brasil Itália”, que segundo o diretor de meio ambiente, senhor Fabrício Moreira, pertence a um Cidadão Italiano.
Fora disso, apenas sabemos que em nosso município, existem outros tantos, que já estão sendo negociados, sem a devida licença e documentação. Mas, esta semana, tomamos conhecimento, que houve duas denuncias junto ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), conforme os protocolos nº 20162652 e 2016001322, através das quais já houve intervenção do órgão, inclusive com apreensão de equipamentos.
Vale salientar, que de hipótese alguma, estamos indo contra o desenvolvimento e crescimento organizado do nosso município, apenas estamos dando publicidade a um assunto de interesse público.
Nas gravuras acima, pode-se observar o antes e o depois da paisagem.
Com a palavra a secretaria municipal de agricultura e meio ambiente e o governo municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário