As franquias costumam ser
vistas como investimentos promissores e tem taxa de mortalidade inferior a 6%.
Saiba mais e confira algumas dicas. Em 2015, o mercado de franquias mostrou-se
cada vez mais sólido e aumentou seu potencial como gerador de oportunidades
para quem deseja investir no próprio negócio. O setor se destaca por oferecer
uma base consolidada para o futuro empreendedor, que inclui estratégias de
mercado definidas, parâmetros financeiros, treinamentos, entre outras opções
para aumentar as chances de sucesso. Segundo a ABF (Associação Brasileira de
Franchising), o faturamento do setor cresceu quase 9%, mesmo em tempos de crise
no país. 2016 já começou positivo para o segmento. No primeiro trimestre,
algumas redes prevêem um avanço de 10% em relação ao mesmo período de 2015.
Com o aumento da
concorrência, as franquias têm investido cada vez mais em serviços de
qualidade, na contratação de profissionais capacitados e em mudanças no modelo
de negócios, fatos que têm favorecido a fidelização e expansão da base de
franqueados e clientes.
Abaixo, veja algumas dicas
para quem pensa em investir nas franquias:
Pesquise bem: Antes de
adquirir uma franquia, procure sobre a historia da mesma. Verifique se a mesma
esta cadastrada na ABF ou sem tem reconhecimento em revistas do setor. Entre em
contato com franqueados já existentes e pergunte como é a vida “pós-compra”.
Área sólida: Não acredito
ser interessante arriscar seu negócio em algo que seja uma “moda passageira”.
Repare que a cada momento, existe algum produto que se torna o “boom” do
momento. A alguns anos atrás era o sorvete de yogurte, repare quantos negócios
abriram e fecharam, hoje o “boom” aqui em Salvador, são as paletas mexicanas.
Observe quantas marcas já estão por aqui!
Trabalho dobrado: Franquia
não é investimento financeiro, muito menos tem retorno a curto prazo. Acredito
que o maior problema de quem compra uma franquia é acreditar que o negócio vem
pronto e não exige dedicação. Trabalhar é fundamental para que o negócio de
certo.
Ponto comercial: A escolha
do ponto comercial, como em todo negócio, é essencial para o sucesso da
empresa. Confira o contrato de locação, os prazos e valores envolvidos no
ponto. Algumas redes de franquia não precisam de ponto comercial, o que pode
ser um diferencial para a redução de custos.
Vida financeira: Muito
cuidado com capital investido, é dever do franqueado ter capital de giro para
segurar a empresa, principalmente nos primeiros meses, onde o negócio ainda
esta encorpando. Lembre-se que possivelmente terá que investir em equipamentos,
uniformes, produtos, funcionários, etc.
*Rodolfo Kobus, sócio
administrador da EML RH e diretor regional da Jan-Pro, dá dicas de
direcionamento para o futuro de quem deseja retornar ao mercado de trabalho ou
investir em seu próprio negócio.
Lise Lobo - Jornalista
DRT-4055
Assessora e Chefe de
Produção na Rádio Educadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário