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terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Franquia é um bom negócio? - Por Rodolfo Kobus





As franquias costumam ser vistas como investimentos promissores e tem taxa de mortalidade inferior a 6%. Saiba mais e confira algumas dicas. Em 2015, o mercado de franquias mostrou-se cada vez mais sólido e aumentou seu potencial como gerador de oportunidades para quem deseja investir no próprio negócio. O setor se destaca por oferecer uma base consolidada para o futuro empreendedor, que inclui estratégias de mercado definidas, parâmetros financeiros, treinamentos, entre outras opções para aumentar as chances de sucesso. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento do setor cresceu quase 9%, mesmo em tempos de crise no país. 2016 já começou positivo para o segmento. No primeiro trimestre, algumas redes prevêem um avanço de 10% em relação ao mesmo período de 2015.
Com o aumento da concorrência, as franquias têm investido cada vez mais em serviços de qualidade, na contratação de profissionais capacitados e em mudanças no modelo de negócios, fatos que têm favorecido a fidelização e expansão da base de franqueados e clientes.
Abaixo, veja algumas dicas para quem pensa em investir nas franquias:
Pesquise bem: Antes de adquirir uma franquia, procure sobre a historia da mesma. Verifique se a mesma esta cadastrada na ABF ou sem tem reconhecimento em revistas do setor. Entre em contato com franqueados já existentes e pergunte como é a vida “pós-compra”.
Área sólida: Não acredito ser interessante arriscar seu negócio em algo que seja uma “moda passageira”. Repare que a cada momento, existe algum produto que se torna o “boom” do momento. A alguns anos atrás era o sorvete de yogurte, repare quantos negócios abriram e fecharam, hoje o “boom” aqui em Salvador, são as paletas mexicanas. Observe quantas marcas já estão por aqui!
Trabalho dobrado: Franquia não é investimento financeiro, muito menos tem retorno a curto prazo. Acredito que o maior problema de quem compra uma franquia é acreditar que o negócio vem pronto e não exige dedicação. Trabalhar é fundamental para que o negócio de certo.
Ponto comercial: A escolha do ponto comercial, como em todo negócio, é essencial para o sucesso da empresa. Confira o contrato de locação, os prazos e valores envolvidos no ponto. Algumas redes de franquia não precisam de ponto comercial, o que pode ser um diferencial para a redução de custos.
Vida financeira: Muito cuidado com capital investido, é dever do franqueado ter capital de giro para segurar a empresa, principalmente nos primeiros meses, onde o negócio ainda esta encorpando. Lembre-se que possivelmente terá que investir em equipamentos, uniformes, produtos, funcionários, etc.

*Rodolfo Kobus, sócio administrador da EML RH e diretor regional da Jan-Pro, dá dicas de direcionamento para o futuro de quem deseja retornar ao mercado de trabalho ou investir em seu próprio negócio.

Lise Lobo - Jornalista DRT-4055
Assessora e Chefe de Produção na Rádio Educadora

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