Social Icons

terça-feira, 21 de julho de 2015

Os benefícios da pitanga – Por Rosana Jatobá



  

Hoje falaremos sobre os benefícios que a pitanga pode trazer para a sua saúde. A leitora Noemi Constante quer saber se o chá de folha de pitanga é bom para diabetes. Será?  A fruta é uma das mais ricas em vitamina A e tem o dobro do licopeno presente no tomate, um poderoso antioxidante, que previne contra o envelhecimento precoce das células e ajuda a evitar o aparecimento de tumores.
As folhas da pitangueira têm uma substância chamada pitanguina, que é muito utilizada em tratamentos caseiros. Além de ser ótima para quem tem diabetes, é calmante, tem ação diurética e ajuda a baixar a febre, combate as doenças estomacais, a hipertensão, a obesidade, o reumatismo, a bronquite e doenças cardiovasculares.
Chá: Para fazer o chá de pitanga é indicado colocar 3 colheres de sopa da folha da pitangueira em um litro de água. Quando a água estiver fervendo, desligue e deixe o chá abafado por cerca de 10 minutos. Depois, coe, adoce e beba em seguida.
Atenção: crianças, grávidas, lactantes ou quem toma algum remédio controlado deve consultar um especialista antes de tomar o chá.
Outra alternativa é o suco da fruta, que pode ser consumido até duas vezes ao dia, tanto fresco como o de polpa congelada da fruta. Confira as receitas:
Suco de polpa: Bata um quarto de polpa da fruta para um copo de água. Adoce, de preferência, com mel e beba em seguida. Quem preferir pode acrescentar duas folhas de hortelã.
Sucos naturais: Separe 100 g da fruta e bata no liquidificador com 200 ml de água. Beba na hora para garantir as propriedades.
O suco de fruta não contém propriedades contra a diabetes, mas as folhas também podem ser usadas em outra receita. Anote aí:

Separe o suco de 1 limão, o suco de uma tangerina, 200 ml de água de coco e duas folhas de pitangueira. Bata tudo, adoce com mel e beba imediatamente.

Vale lembrar que quem tem diabetes deve consultar um médico e seguir o tratamento. As informações aqui presentes são de caráter educativo e não dispensam o acompanhamento com o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário