Social Icons

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Deputado parabeniza município de Jequié



O Deputado Sandro Régis (DEM), prestou sua homenagem à população de Jequié, município baiano, pela passagem de mais um aniversário de emancipação política e administrativa, no dia 25 de outubro. Com uma Moção de Congratulações apresentada na Assembleia Legislativa, o parlamentar saudou todos da cidade. "Solicitamos que seja dado conhecimento da presente Moção de Congratulações, à Senhora Prefeita Municipal, Vice Prefeito, à Presidência da Câmara de Vereadores e demais Edis, Juízes de Direito da Comarca de Jequié, componentes do Ministério Público e da Defensoria Pública, ao Conselho Comunitário, ao Sistema de Comunicação de Jequié, Blogs, Maçonarias, Clubes de Serviços, Sindicatos Patronais e de Trabalhadores, Faculdades, Campus da UESB, Diretores e Diretoras de Escolas e Colégios das redes municipal e Estadual, para que todos tenham conhecimento e transmitam nos seus setores de trabalho e a população de um modo geral, tão justa e merecida homenagem", ressaltou.
O município de Jequié, é uma Unidade Federativa da Bahia que fica a 365 km de Salvador e tem a população de 161.391 habitantes. Pertencente ao Município de Maracás de 1860 a 1897. O município de Jequié originou-se da Sesmaria do Capitão Mor João Gonçalves da Costa, que sediava a Fazenda Borda da Mata, que foi mais tarde vendida a José de Sá Bitencourt refugiado na Bahia após o fracasso da Inconfidência Mineira. Em pouco tempo Jequié, tornou-se distrito de Maracás e dele se desmembrou em 1897 tendo como primeiro intendente (prefeito) Urbano Gondim. A partir de 1910 é que se torna cidade e já se transforma em dos maiores e mais ricos municípios baianos.
O nome Jequié é uma palavra indígena, para designar "onça" em alusão a grande quantidade desses animais na região. Outros historiadores entretanto, já afirmam que, o topônimo tem origem no "jequi", um objeto afunilado, muito utilizado pelos índios mongóis para pescar no Rio de Contas.



Fonte: Assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário