Social Icons

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A importância da medicina do trabalho - Parte ll



Através de exames periódicos pode-se determinar, por exemplo, se o trabalhador está tendo perda auditiva por exposto ao ruído ou não…
Retorno ao trabalho: Realizado no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.
Importante: Nesse item não se inclui o período de férias, seja ela de quantos dias for. Embasamento normativo NR 7, item 7.4.3.3.
Demissional: Exame feito na saída do empregado da empresa, quando o mesmo por algum motivo se desliga ou é desligado da empresa. Vale aqui ressaltar que os exames médicos a serem realizados devem levar em consideração de forma específica os riscos presentes no ambiente de trabalho. Fato é que hoje em dia as empresas tem se preocupado um pouco mais com a segurança e saúde dos seus empregados. Isso ocorre também por que principalmente as multinacionais têm até evitado fazer negócios com empresas que não cuidam dos seus trabalhadores.
A medicina do trabalho é comemorada no dia 4 de outubro e a sua especialidade médica surgiu na Inglaterra, durante a primeira metade do século XIX, com a Revolução Industrial. Isso aconteceu porque durante este período, os trabalhadores eram exigidos demasiadamente e trabalhavam por horas, o que acarretava em diversos tipos de problemas e doenças. A partir dai, surgiu a medicina do trabalho.
Segundo a NR 4 a parte de medicina do trabalho nas empresa conta com: Médico do Trabalho; Enfermeiro do Trabalho; Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.
A quantidade dos profissionais do SESMT e da parte de medicina do trabalho dentro de cada empresa varia de acordo com a quantidade de empregados e com o grau de risco de cada uma. 


Dorival Silveira Junior


Nenhum comentário:

Postar um comentário