Social Icons

domingo, 13 de abril de 2014

Mais da metade dos brasileiros não faz atividades culturais


Mesmo sendo um país com diversidade cultural tão vasta, grande parte dos brasileiros não têm o costume de frequentar programas culturais. 85% dos pesquisados diz não fazer nenhuma atividade cultural durante a semana. Nas horas livres, nos finais de semana, é de 51%. Os dados foram divulgados pela pesquisa Públicos de Cultura: hábitos e demandas, realizada pelo SESC, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, que entrevistou 2.400 pessoas em 25 Estados brasileiro, entre 31 de agosto e 8 de setembro de 2013. O estudo mostra que grande parcela brasileira nunca teve experiências culturais como ver uma peça de teatro (61%), uma exposição de arte (71%), uma ópera ou concerto de música clássica (83%). A pergunta contemplava as localidades que não têm estruturas físicas e questionava sobre eventos fora de museus e casas de espetáculo. O mais impressionante é que mesmo sem nunca terem visto uma ópera ou ouvido um concerto clássico, 34% dos entrevistados alega não gostar de tais espetáculos, e esse seria o motivo de nunca terem visto. Quase um quarto dos entrevistados diz o mesmo sobre exposições de arte. Para Márcia Rodrigues, gerente de cultura do Sesc, seria preciso justamente que eles conhecessem mais outros tipos de expressões culturais. “Ele não gosta por que não conhece e ele precisa conhecer para conseguir gostar. Ele precisa conhecer a diversidade de expressões culturais, todos nos precisamos”, disse. Ainda que afirmem não considere fazer nada cultural, todos os dias, os entrevistados passam muito tempo na frente da televisão. Assistir TV é a terceira atividade que ocupa mais tempo na vida do brasileiro, com uma média de 13 horas nos dias úteis e quase 6 horas nos finais de semana, perdendo somente para cuidados pessoais (como comer e dormir) e o trabalho (em dias úteis). No tempo em que passam na frente da telinha, novelas são campeãs de audiência, seguidas de filmes e jornais. Reality shows foram pouco citados. Contudo Márcia alerta para um efeito comum de pesquisas que pode influenciar o resultado delas: “é comum que o entrevistado responda o que ele acha que o entrevistador quer ouvir”. A percepção do que são atividades culturais pode ser diferente do que muitos considerariam. Para alguns entrevistados, atividades como ir a shows musicais ou dançar são atividades de entretenimento.

Nas Malhas da Lei 

Nenhum comentário:

Postar um comentário