Social Icons

sábado, 23 de novembro de 2013

Estado anuncia construção de matadouros em Araci e Valente. Vereadores lembram que Coité é novamente esquecida

O governo da Bahia assinou nesta terça-feira, os contratos para a construção de matadouros frigoríficos nos municípios de Araci, Barra, Iguaí, Itaberaba, Itanhém, Medeiros Neto, Paramirim, Santa Rita de Cássia e Valente, e mais uma vez esqueceu da cidade de Conceição do Coité, a maior e mais importante cidade da região do sisal e escolhendo municípios como Valente e Araci. “Onde está a parceria do prefeito de Coité com o governo do Estado, com o governo federal, com os deputados federais estaduais e senadores, ministros e demais autoridades? Estamos perdendo empreendimentos importantes e a geração de emprego e renda para o coiteense, porque o prefeito não tem prestígio político junto ao governador ou a presidente”, protestaram os vereadores de Oposição.
As unidades terão capacidade para abater 30 animais/dia e vão atender a demandas de municípios que englobam a região onde serão instalados os empreendimentos. As nove novas unidades somam-se à de Morro do Chapéu, Valença, Remanso e Bom Jesus da Lapa, que terão capacidade de abater 100 animais/dia.
“Enfrentaremos aqui diversas dificuldades na questão do abate de animais sem condições sanitárias. Alguns animais estão sendo abatidos no pasto, sem qualquer condição de higiene e saúde”, protestaram os vereadores. “Onde está o prefeito que se elegeu prometendo a construção imediata do abatedouro em Coité? Nossa cidade não consta da relação das beneficiadas por quê? Ele precisa dar essa explicação ao povo de Coité que o elegeu”, afirmam os integrantes da bancada de Oposição. Os vereadores alertam que a perda de um empreendimento do porte de um abatedouro, representa perda de emprego e renda para a cidade. A Bahia possui hoje 34 frigoríficos e mais 20 estão em processo de construção, nenhum deles na cidade de Conceição do Coité.
“O abate vai ficar distante de Coité e o deslocamento dos animais gera um custo alto para os produtores, principalmente para os pequenos, que são a maioria. Esta será uma enorme perda para todos os coiteenses. Vai restar aos pequenos produtores fazer o abate no pasto e sem condições de higiene se não tiverem dinheiro para o transporte? E onde está o prefeito que é aliado do governo e não luta pela cidade?”, reiteraram os vereadores que fizeram o protesto durante reunião da bancada. 
Texto: Aloísio Araujo Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário