Social Icons

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Gandu – Vereadores debatem assunto referente ao povoado de Tararanga




Na sessão ordinária desta segunda (24), o clima esquentou no plenário da casa legislativa, isto porque o assunto referente à perda do povoado de Tararanga veio à tona. Em seu pronunciamento, o vereador Gil Calheira (PSC), foi mal interpretado por alguns colegas, ao dizer que o povo de Tararanga estaria feliz em passar a pertencer ao município de Piraí do Norte. Segundo Gil, um dos motivos que levou a Assembleia legislativa reconhecer a posse do povoado seria a falta de manutenção dos serviços básicos, pelas administrações de Gandu, tanto as anteriores, quanto a atual. Para ele, a população da faixa territorial que passará a compor o município vizinho, demonstrou interesse a este fato, mediante consulta popular.
Anteriormente, o seu colega de bancada, o Vei da Rádio (PTdoB), havia se manifestado contra tal situação, inclusive repudiando a atitude dos deputados votados em Gandu, que foram a favor do desmembramento. Segundo palavras do edil, todos ali foram eleitos para defender o povo de Gandu e, não deputados, seja ele quem for. Já o líder da bancada governista, Emetério Palma, relembrou os tempos quando fazia parte da oposição, ao bater forte na mesa, para repreender as palavras de Calheira. Emetério afirmou que os vereadores ali presentes, foram eleitos pelo eleitor de Gandu e não de Pirai do Norte e, que por isso devem defender os interesses de Gandu, independente de quem esteja à frente da administração. Depois do seu nervoso pronunciamento, o edil convidou os colegas a assinarem um documento, que será enviado a Assembleia Legislativa da Bahia, onde levará a indignação do parlamento ganduense, quanto a esta decisão por parte dos senhores deputados.

Na palavra do presidente, Uziel Barreto (PROS), foi taxativo ao lembrar aos colegas, que depois da aprovação, a matéria segue para a mesa do governador Jaques Wagner, que de fato é quem tem a caneta na mão para sancionar ou vetar a proposta. Segundo Uziel, os políticos de Gandu que apoiam o chefe do executivo, deveriam se mobilizar para solicitar do mesmo que vete o projeto, provocando assim que seja necessário 2/3 dos deputados para derrubar o veto, desta forma seria útil voltar a procurar os parlamentares. Além de propor a ideia, Uziel se colocou a disposição, para fazer parte da comitiva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário