Social Icons

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Convite da Igreja Batista Independente em Gandu





Bahia - Rui Costa proibe presença da imprensa para acompanhar apresentação do VLT na Câmara de Salvador



A apresentação feita pelo governador Rui Costa sobre o Veículo Leve sobre Trilho (VLT), nesta quarta-feira (14/08), na Câmara Municipal de Salvador, aconteceu sem a presença da imprensa, que só teve acesso ao Salão Nobre da Casa para fazer registros fotográficos e filmagens durante cinco minutos. A medida, segundo integrantes da CMS, foi determinada pelo Cerimonial do governador.
Outros mandatários, a exemplo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador Paulo Souto, já estiveram no mesmo espaço e nunca antes foi adotada essa regra.
O novo transporte ligará o Comércio, na capital baiana, até Ilha de São João, em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador (RMS). O VLT terá 22 estações e capacidade para transportar cerca de 150 mil usuários por dia.
Informe Baiano

Bahia - Rui Costa diz não a proposta de passe livre para estudantes - ‘Não existe almoço de graça’




Imagem relacionada
Resultado de imagem para Bahia - Rui Costa diz não a  passe livre para estudantes -  ‘Não existe almoço de graça’

O governador Rui Costa (PT) afirmou que a adoção do passe livre para estudantes no transporte público não ajuda as pessoas mais pobres, ao responder a uma sugestão da vereadora Aladilce Souza (PCdoB). 

Durante audiência na Câmara de Salvador, quando foi apresentado o projeto do VLT, a comunista sugeriu que o chefe do Executivo baiano adotasse o passe livre para estudantes, como fez o petista Fernando Haddad quando foi prefeito de São Paulo.
Ao comentar a fala de Aladilce, o governador brincou sobre seu “perfil mais conservador” e mencionou frase popularizada pelo economista liberal Milton Friedman.
“Não existe almoço de graça. Rico não pega ônibus. Quem pega é gente de baixa renda ou, no máximo, classe média. A quantidade de pessoas que deixa de pagar, [o valor] é rateado pelas outras. São Paulo faz subsídio para transporte de ônibus, porque é uma cidade rica. […] A gente não está ajudando os pobres com passe livre para os estudantes. Quem vai pagar é o pai, a mãe, a avó, o tio. Alguém vai pagar”, afirmou Rui.

Fonte: Bahia.ba

Em parceria com a prefeitura, SAC Móvel realiza atendimentos em Gandu.






O SAC Móvel (Serviço de Atendimento ao Cidadão) estará em Gandu nos próximos dias 19 e 20 deste mês, segunda e terça, disponibilizando diversos serviços a população como, confecção de RG (Carteira de Identidade), CPF (Cadastro de Pessoa Física), Antecedentes Criminais, Recadastramento de Pensionistas e Ouvidoria Geral do Estado.
Os atendimentos serão realizados na unidade móvel do órgão, instalada próximo ao SENAR; centro, das 8h às 17h, com distribuição de 250 senhas diárias. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com o Serviço de Atendimento ao Cidadão e Governo do Estado.    

ASCOM/Prefeitura de Gandu.


Jorge Jesus prepara Flamengo com Rodinei e Gabriel para clássico



Resultado de imagem para Jorge Jesus prepara Flamengo com Rodinei e Gabriel para clássico

A presença de Gabriel no comando do ataque e de Rodinei na lateral direita deverão ser as novidades do Flamengo no clássico contra o Vasco, sábado, no Mané Garrincha, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ao menos foi o que indicou o técnico Jorge Jesus em atividade realizada no Ninho do Urubu.
O trabalho do Flamengo só teve os primeiros 15 minutos abertos à imprensa. Mas, na parte da atividade tática que os jornalistas observaram, Gabriel, recuperado de lesão, trabalhava na equipe principal, assim como Rodinei.
Autor de 22 gols em 33 jogos pelo Flamengo nesta temporada, Gabriel não entra em campo desde a decisiva atuação contra o Emelec, em 31 de julho, quando marcou duas vezes no confronto em que o time avançou, na disputa de pênaltis, em seu primeiro mata-mata na Copa Libertadores. Mas agora fará sua volta ao time. Já Rodinei foi o escolhido para ocupar a vaga do lateral-direito Rafinha, suspenso do clássico do fim de semana.
Dirimindo qualquer dúvida sobre a sua presença no confronto com o Vasco, o goleiro Diego Alves treinou no campo nesta quarta, após só ficar na academia na atividade de terça. Assim, o time deve entrar em campo no sábado com a seguinte formação: Diego Alves; Rodinei, Thuler, Pablo Marí e Filipe Luís; Cuéllar, Willian Arão, Gerson, Arrascaeta e Bruno Henrique; Gabriel.
Na preparação para o clássico, o Flamengo voltará a treinar às 10 horas desta quinta-feira, no Ninho do Urubu. Vindo de vitória sobre o Grêmio no fim de semana, o time é o terceiro colocado do Brasileirão com 27 pontos somados em 14 jogos.
Caderno de Esportes

Lula agradece a Maia por atuação contra transferência para SP



Resultado de imagem para Lula agradece a Maia por atuação contra transferência para SP
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para agradecer a atuação do deputado na semana passada.  Maia e parlamentares de partidos de centro e centro-direita atuaram para que o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubasse a decisão da juíza federal Carolina Lebbos que autorizou a transferência do petista de Curitiba para uma unidade prisional em São Paulo. 
Por 10 votos a 1, o plenário do STF vetou a ida do petista para o seu estado de origem. "Manifesto que assisti a uma oportuna e inequívoca demonstração de defesa das garantias individuais e do Estado democrático de Direito", escreveu Lula. A mensagem foi entregue a Maia pela bancada do PT na Câmara. Citando nominalmente os líderes partidários que estiveram no Supremo na semana passada, Lula agradeceu o que chamou de "gesto de solidariedade" e disse que, "com fé no Brasil", tem "a certeza de que ainda vamos reencontrar a Justiça, a prosperidade e a paz". 
Na última quarta (7), logo após a decisão de Lebbos, uma comitiva de deputados saiu a pé do Congresso e atravessou a Esplanada em direção ao Supremo para uma audiência com o presidente da corte, ministro Dias Toffoli. Além de parlamentares de partidos da oposição, como PT, PSOL, PDT, PC do B e PSB, também estavam presentes deputados influentes de partidos do chamado centrão, como Arthur Lira (PP-AL), Wellington Roberto (PR-PB), Paulinho da Força (SD-SP) e Marcelo Ramos (PL-AM), este último ex-presidente da comissão especial da Previdência.
Advogado, o vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (PRB-SP), foi ao Supremo representando a Casa, a pedido de Maia. A transferência de Lula foi um pedido do superintendente da Polícia Federal em Curitiba, Luciano Flores, que argumentou que a prisão do petista altera a rotina do prédio da PF.
No plenário, Maia, parlamentares de partidos de centro e até do PSDB criticaram a decisão de Lebbos.O deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA) afirmou estranhar a decisão da juíza. "Apesar de nunca ter votado nele, acho que [Lula] é um ex-chefe de Estado e merecia um outro tratamento", disse. Para ele, tocar no assunto mais de um ano depois parece "perseguição à toa."
Maia respondeu, concordando. "Tem toda razão, deputado", afirmou. O presidente da Câmara se colocou à disposição "para que o direito do ex-presidente seja garantido."
Depois, a jornalistas, Maia disse que é preciso "tomar cuidado". "Eu acho que já estava lá [Lula] há bastante tempo para fazer uma mudança sem estar organizado. Se fosse mudar para São Paulo se organizasse um lugar em São Paulo que pudesse dar as mesmas garantias, condições."
Bastidores do Poder

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Prefeito de Gandu participa de audiências em órgãos e secretarias do estado






Em busca de mais investimentos para o município, o prefeito Leonardo Cardoso participou nesta segunda (12) de diversas audiências em Salvador. A primeira delas ocorreu na sede do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), onde Léo, acompanhado do secretário municipal da agricultura Jorge Sarmento, o ex-prefeito Neco e representantes de sindicatos e associações ligados ao setor, reivindicaram a implantação da “Sala da Cidadania do INCRA” no município. 
Em seguida o prefeito participou de uma reunião na Assembleia Legislativa do Estado, com a equipe de saúde do gabinete do deputado estadual Aderbal Caldas. Em pauta, assuntos ligados ao setor no município, como mais investimentos e apoio a pacientes que buscam tratamento na capital do estado.

ASCOM/Prefeitura de Gandu.


Gandu – Escolas Públicas e SICOOB desenvolvem projeto cultural em parceria





 


Em parceria com as escolas do Ensino Fundamental II da cidade de Gandu/BA, a Cooperativa de Crédito Sicoob Norte Sul, realizou no último dia 09 de agosto palestras nas escolas Fernando Guedes Andrade (PEA), Ceres Libânio e Elódia Vellôso abordando os Princípios do Cooperativismo e Educação Financeira enfatizando a união e colaboração no Projeto Aluno Nota Dez idealizado pela professora Graça Santos e Ewellyn Alviny consultora financeira da cooperativa supracitada. O projeto que está em andamento visa estimular as ações coletivas para melhoria do rendimento escolar dos alunos e resgatar valores importantes, tais como: responsabilidade, interesse e empenho, possibilitando melhor qualidade de ensino e aprendizagem. Pensar nas questões de colaboração e união das instituições e promover uma maior participação da comunidade no âmbito escolar torna os princípios do cooperativismo características essenciais para decisões democráticas e participativas, no entanto, para que isso seja construído, necessita de interferências de agentes externos e multiplicadores das ações pedagógicas voltadas ao ambiente escolar, ou seja, formar alunos como sujeitos ativos e cidadãos promissores de cultura e criticidade é um dos papéis fundamentais da escola e dos seus parceiros.

Gandu – Contas do ex-prefeito Djalma Galvão entrou em tramitação na sessão desta segunda 12



Resultado de imagem para Gandu –  ex-prefeito Djalma Galvão
No expediente da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gandu, foi lido o relatório encaminhado pelo TCM – Tribunal de Contas dos Municípios, referente as contas dos ex-prefeitos, Ivo Sampaio peixoto [sem partido] e Djalma dos Santos Galvão [PT], relativas ao ano de 2016.
O parecê do TCM que já se encontrava na casa há alguns meses, oficialmente começou a tramitar nesta segunda-feira [12], já que o prazo regimental fica a critério da mesa diretora da casa  e não mais do Tribunal, o que gera uma grande expectativa e ansiedade para o cenário político do município, sobre tudo para os correligionários do petista, que pretende se candidatar novamente no pleito do próximo ano, mas que precisa passar pelo crivo do poder legislativo.
O relatório contém informações sobre o desempenho da economia e a execução orçamentária do governo, incluindo a atuação por área temática (como saúde, educação, meio ambiente e contratação de servidores) e as demonstrações contábeis do município. Sendo que no caso de Djalma Galvão que teve o pedido de reconsideração aceita pelo TCM, tendo as contas relativas ao período em que teve a frente do município, aprovadas com ressalvas, as maiores observações foram quanto a publicidade e índice de gastos com folha de pagamento de pessoal.
Cabe agora a mesa da casa encaminhar a comissão de Orçamento e Finanças do Poder Legislativo municipal, para dar o parecer e em seguida, depois da tramitação normal pautar para votação aberta e nominal para ser apreciada e votada pelo plenário, onde cada vereador dará o seu voto contra ou a favor do parecer do TCM. Vale ressaltar, que o parecer do TCM opinou pela rejeição das contas relativas ao período do ex-gestor Ivo peixoto, enquanto Djalma Galvão teve suas contas aprovadas com ressalvas.
Para reprovar o parecer do TCM, será necessário 2/3 dos parlamentares, neste caso, já que Gandu conta com 13 edis em sua composição, será preciso 09 dos 13 votos para a rejeição.  Durante este período de tramitação, segundo o regimento interno da casa, nenhuma matéria não poderá entrar na pauta antes que o parecer do TCM seja votado.


Rádio de Gandu aparece entre as mais ouvidas no sul da Bahia



Resultado de imagem para radio jesus é o caminho/gandu

O ranking de rádio web no Estado acompanhou no início deste mês mais uma atualização dos dados da audiência regional, esta que é medida pelo Rádio Net. Gandu saiu bem classificado no ranking de 50 rádios web com a Internacional Jesus é o Caminho do Pastor Bessa Leite em 12° lugar entre as mais ouvidas no sul da Bahia.
A Rádio Internacional Jesus é o Caminho é uma emissora com programação cristã.
No geral, Itabuna mantém a maioria na classificação. Outra cidade mais próxima como Ituberá ficou em segundo lugar com a Rádio MC.

Fonte: RB