sexta-feira, 21 de dezembro de 2018
Bolsonaro deve passar Natal na Base da Marinha na Ilha da Marambaia

O
presidente eleito Jair Bolsonaro deverá passar o Natal na Base da Marinha na
Ilha da Marambaia. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (21) por sua
assessoria. O local é um refúgio tradicional de presidentes da República, com
acesso controlado por terra e mar.
Segundo as informações
divulgadas, Bolsonaro deverá se dirigir à Marambaia no início da tarde de
sábado (22), com sua família, retornando a sua residência, na Barra da Tijuca,
no dia 27, pouco antes de seu embarque para Brasília, previsto para ocorrer dia
29.
No feriado de carnaval deste
ano, o complexo da Marambaia recebeu o presidente Michel Temer e sua família.
Além de oferecer segurança a chefes de Estado, o local - controlado pela
Marinha e pelo Exército - tem praias bonitas e reservadas, longe dos olhos de
curiosos e mesmo da imprensa, o que garante repouso e tranquilidad
Agencia Brasil
quarta-feira, 19 de dezembro de 2018
Gandu – Prefeito paga 13º, antecipa o salário de dezembro e vai distribuir o frango do Natal para as famílias carentes

Na edição
anterior, publicamos que o prefeito
Leonardo Cardoso [PP], poderia fechar o ano com chave de ouro, de acordo artigo:
[http://blogdobozogandu.blogspot.com/2018/12/gandu-com-contas-aprovadas-pelo-tcm.html].
Já nesta
quarta-feira [19], o gestor depois de sentar com sua equipe econômica, resolveu
o que já esperávamos, e anunciou através das redes sociais, que nesta
quinta-feira [20], estará depositado nas contas de todos servidores públicos municipais,
os valores correspondentes ao 13º salário e os vencimentos do mês de dezembro,
além de manter a tradição criada pelo próprio em 2017 [1º ano do seu mandato],
que é a distribuição do frango do Natal para as famílias menos favorecidas do
município. Vale ressaltar que, ao assumir o governo, Léo resgatou a tradição da
distribuição do peixe da semana santa, criada no governo do então prefeito
Zebrão e esquecida pela gestão anterior e, criou a distribuição do Frango na
época natalina.
com
o pagamento do 13º salário e a antecipação dos vencimentos de dezembro ao
funcionalismo público, o comercio local receberá diretamente um incentivo e um
bom aquecimento na economia.
Em suas
redes sociais, o alcaide publicou o seguinte:
“Meus
amigos e minhas amigas, mesmo com a crise conseguimos efetuar o pagamento do
13º salário e a antecipação do salário do mês de dezembro.Feliz Natal e um 2019
com muito mais trabalho e alegria”.
Domingo dia
23, Léo e seu grupo político estarão no Povoado de Água Preta, inaugurando o 1º
campo público sintético da região, além de está comemorando mais uma etapa da
obra de asfaltamento de vias da cidade.
TCM aprova contas do prefeito ACM Neto
O
Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou com ressalvas, na sessão desta
quarta-feira (19), as contas do prefeito de Salvador, ACM Neto, relativas ao
exercício de 2017. O parecer do conselheiro Raimundo Moreira foi aprovado por
unanimidade e recomendou, entre outras coisas, que o gestor aperfeiçoe as
providências empregadas no âmbito da fiscalização das receitas, no combate à
sonegação e nas ações de recuperação de créditos do município. Também foi
recomendada manter parcimônia nos gastos com publicidade e propaganda. No
exercício, as despesas com publicidade alcançaram o montante de
R$17.565.073,67, que corresponde a 0,32% da receita arrecadada pelo município.
Houve um decréscimo nesses gastos em comparação com os exercícios de 2014, 2015
e 2016, que registraram percentuais de 1,20%, 1,30% e 0,95%, respectivamente. O
tipo de publicidade com maior investimento foi a institucional, no total de
R$11.731.375,09, seguida pela de utilidade pública, na ordem de R$5.183.457,27,
publicidade e propaganda, no montante de R$525.743,81, e da publicidade legal,
no valor de R$124.497,50. O acompanhamento técnico das contas, realizado pela
1ª Inspetoria Regional de Controle Externo do TCM, indicou irregularidades na
prorrogação de quatro contratos, através de termos aditivos, vez que a duração
desses contratos está superior à vigência dos respectivos créditos
orçamentários. Esse achado está sendo analisado em termo de ocorrência
específico – Processo TCM nº 26.551/17 – cabendo apenas o registro nas contas.
O relatório apontou, ainda, irregularidades na contratação direta, por dispensa
de licitação fundamentada em caso de emergência ou de calamidade pública, de
serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Os gastos alcançaram o
montante de R$333.019.088,87. Mais uma vez, o achado será melhor analisado em
Termo de Ocorrência – Processo TCM nº 26.502/18 -, que já se encontra em
tramitação no TCM. Do ponto de vista orçamentário, o município apresentou um
superavit de R$267.183.429,33, uma vez que a receita arrecadada alcançou
R$5.941.328.753,93 e a despesa total empenhada somou R$5.674.145.324,60. A
receita cresceu 1,88% em relação ao exercício de 2016. Além disso, os recursos
financeiros em caixa ao final do exercício foram suficientes para arcar com as
obrigações de curto prazo, o que indica um equilíbrio fiscal nas contas
públicas. A despesa total com pessoal da prefeitura atingiu o montante de
R$2.299.074.011,56, que corresponde a 42,58% da receita corrente líquida do
município, cumprindo, assim, o limite máximo de 54% estabelecido pela Lei de
Responsabilidade Fiscal. Em relação às obrigações constitucionais e legais, o
prefeito investiu R$1.156.341.267,31 na manutenção e desenvolvimento do ensino,
que corresponde a 27,62% da receita resultante de impostos provenientes de
transferências, superior ao mínimo exigido de 25%. Nas ações e serviços
públicos de saúde foram aplicados R$719.014.942,98, que representa 19,88% da
arrecadação de impostos específicos, também atendendo ao mínimo de 15%. E, por
fim, investiu 92,12% dos recursos do Fundeb no pagamento da remuneração dos
profissionais em efetivo exercício do magistério, em cumprimento ao mínimo
exigido de 60%. O Ministério Público de Contas, por intermédio da procuradora
Camila Vasquez, também se manifestou pela aprovação com ressalvas das contas,
sugerindo a aplicação de multa ao gestor pelas falhas apuradas durante o exame
das contas. Cabe recurso da decisão.
Política Livre
Prefeito de Gandu participa de encontro com prefeitos da região baixo-sul.
O prefeito de Gandu Leonardo
Cardoso participou nesta terça (18) de um encontro entre prefeitos do baixo-sul
da Bahia, em Valença. Durante o evento, foi realizada uma discussão sobre
investimentos na educação dos municípios da região e em seguida a assinatura do
protocolo de intenção da UNEB (Universidade Estadual da Bahia), visando à
formação continuada de professores municipais das cidades que integram o CIAPRA
(Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Baixo-sul).
Ainda durante o evento, os prefeitos que participam do consórcio
realizaram a eleição para a escolha da nova presidência do CIAPRA, biênio
2019/2020, na qual foi eleito como presidente, o prefeito de Igrapiúna, Leandro
Luiz Ramos Santos e o prefeito de Teolândia Lázaro Andrade como vice-presidente.
ASCOM/Prefeitura de Gandu.
Secretaria da Educação do Estado forma 32 merendeiras e confeiteiras em Gandu, Sul da Bahia
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia
certificou, na tarde desta terça-feira (18/12), 32 mulheres de Gandu, no Sul da
Bahia, que acabaram de concluir os cursos de Agente de Alimentação Escolar e
Confeiteiro. A cerimônia aconteceu no Centro Territorial de Educação
Profissional (CETEP) do Baixo Sul, onde também foram realizadas as aulas
teóricas e práticas –essas últimas, na Fábrica-Escola do Chocolate, instalada
no local.
“A conclusão dessas turmas é de extrema
importância, entre outros motivos, por consolidar a cadeia do cacau e do
chocolate na região e regionalizar o cardápio da merenda escolar, contribuindo
para fortalecer a agricultura familiar e a segurança alimentar na escola”,
destacou o Superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria
da Educação do Estado, Durval Libânio, presente no evento. Ele frisou, também,
que a Educação Profissional tem caminhado de forma conectada e contextualizada
com os territórios rurais de cada região do Estado.
Ligia Neucy Sampaio dos Santos Silva, Coordenadora
do Pronatec do CETEP Baixo Sul, explicou que as aulas extrapolaram os
conhecimentos técnicos. “Além de ensinar a confeitar e a ser agente de
alimentação, os cursos alavancaram a autoestima das alunas que puderam cursar
disciplinas como Direito da Mulher e Saúde da Mulher. Os cursos são
fundamentais, ainda mais para aquelas pessoas que não tiveram acesso à educação
formal”.
Assim que soube da oportunidade, Leidiane Santos
Souza, de 36 anos, se inscreveu no curso de Confeiteiro. O resultado, garantiu,
foi positivo. “Eu aprendi muitas coisas sobre a forma de trabalhar e de lidar
com os clientes. Meu objetivo é ingressar no mercado de trabalho e colocar em
prática o que aprendi”. Indiara Marambaia Silva Vaz, de 37 anos, também se
sente mais confiante para buscar novas oportunidades. “Antes não tinha muita
expectativa sobre o futuro. Agora, com o curso, as coisas estão mudando”,
contou.
Para a formanda Dorilei Santos Melo, de 43 anos, o
curso de Agente de Alimentação Escolar foi um divisor de águas. “Ele trouxe o
que mais almejava - o conhecimento, não só na teoria, como na prática. Esse
curso tem uma grande importância para o município e eu só tenho a contribuir
com tudo o que aprendi”.
A professora Ana Karoline de Souza vê o futuro dessas
mulheres com otimismo. “O Pronatec proporcionou a elas conhecimentos que irão
ajudá-las no mercado de trabalho”. Ela destaca que a formação estimulou o
empreendedorismo e deve contribuir para melhorar a renda familiar.
ASCOM Secretaria
da Educação do Estado da Bahia
Facebook terá jogos exclusivos de Palmeiras e Flamengo na Libertadores
Uma das
grandes novidades da Copa Libertadores de 2019 será a transmissão de algumas
partidas exclusivamente no Facebook. Times como Flamengo e Palmeiras terão
partidas difundidas na rede social, segundo apurou a reportagem.
Por
contrato, a Conmebol prometeu escalar clubes brasileiros em pelo menos cinco
das seis rodadas da fase de grupos da Libertadores do ano que vem, nas noites
de quinta-feira, em que os jogos serão exclusivos da rede social. A
transmissão das partidas será em português, mas até o fim do ano será definido
qual produtora deverá tocar essa questão. A exibição também deu uma pequena
confusão entre as concorrentes.
O
Facebook queria repetir a parceria que tem com o Esporte Interativo na Liga dos
Campeões e transmitir os jogos através de sua conta na rede social, contando
também com a equipe de jornalistas do projeto esportivo da Turner. Porém, a
Fox, que também adquiriu os direitos de transmissão da Libertadores, questionou
esse ponto e argumentou que a exibição pelo Facebook deveria ocorrer usando
equipe da própria Fox ou do SporTV, no mesmo esquema de parceria com o EI.
A
rede social, por fim, decidiu que contratará uma produtora para exibir as
partidas. A definição dela deve ocorrer até o fim deste ano.Confrontos da fase
de grupos que serão transmitidos no Facebook:
Rodada 1: Huracán x Cruzeiro
Rodada 2: Atlético-PR x Jorge Wilstermann
Rodada 3: Universidad Católica x Grêmio
Rodada 4: Flamengo x Bolívia 2 (Royal Pari ou San Jose)
Rodada 5: G2 x Palmeiras
Rodada 6: Boca Juniors x Atlético-PR
Com informações da Folhapress.
Seguro-desemprego poderá ser solicitado pela internet
Os
trabalhadores brasileiros poderão solicitar o seguro-desemprego pela
internet a partir de hoje (19), às 18h, pelo portal Emprega Brasil.
O
chamado seguro-desemprego 100% web permitirá que o benefício seja concedido sem
a necessidade de comparecimento a um posto de atendimento. O serviço
foi lançado nesta tarde, pelo Ministério do Trabalho.
Pelo
portal, o trabalhador poderá consultar também oportunidades de trabalho e
cursos de qualificação profissional que estejam sendo ofertados próximos ao
local onde reside.
O
trabalhador que quiser o benefício deve acessar o portal Emprega Brasil e
seguir o passo a passo informado. Deve informar os dados pessoais e responder
um breve questionário sobre a vida laboral eprevidenciária.
O sistema irá checar se as informações necessárias
constam nas bases de dados do governo. Caso não haja necessidade de
complementação, o benefício será concedido em 30 dias, mesmo prazo necessário
caso otrabalhador vá diretamente a uma agência. Caso contrário, será necessário
o comparecimento a postos de atendimento.
Assinar:
Postagens (Atom)






