quinta-feira, 4 de agosto de 2016
Ganhar o voto não é suficiente, é preciso conquista-lo - Por Sávio Leal
Estamos se aproximando do
dia 02 de outubro, foram 4 anos de observação e analise dos rumos que tomaram
nossa cidade, e a partir dessas observações grande parte dos cidadãos irão
escolher quem dos candidatos proposto irá representar a mim e a você por mais
cinco anos. É importante refletir sobre o a estrutura política que temos e a
estrutura política que queremos, vamos observar o diálogo que os candidatos
fazem com a população, qual seu projeto político para o município, e seu grau
de atuação e participação na comunidade; não podemos ser convencidos com a
política do aperto de mãos e tapas nas costas. Em minha opinião, a conquista do
voto deve nascer do processo chamado “construção”, essa construção está
presente no desenvolvimento das ideias e na sua aplicação na meio social, para
que o eleitor não se sinta ganhado, mas se sinta conquistado. O voto não pode
ser visto como um objeto usável, o voto é um instrumento que dar poder para um
indivíduo nos representar, portanto reflita sobre o perfil de candidato que irá
escolher para não reclamar do tipo de estrutura política que você tem. O
direito ao voto e a expansão dessa direito foi duramente conquistado, não venda
sua cidadania e nem a desperdice.
Tenho conversado bastante
com as pessoas de Itamari sobre a carência do município com relação a
candidatos com projetos, históricos de participação, planos de governos, etc. A
conquista do voto se limita a camaradagem, “me dê um apoio”, a ideia do:
“precisamos mudar” e etc. a ideia do “precisamos mudar” é a que mais precisa
ser analisada! Mudar o que? Mudar pra que? Mudar nomes e personagens, mas
continuar com a mesma prática política? Sinceramente, sempre acabamos trocando
6 por meia dúzia, estamos escolhendo sinônimos, nos não estamos mudando!
Acredito que tais mudanças podem surgir de um grupo chamado “Juventude”,
repaginando o cenário antiquado e conservador, sendo uma nova alternativa em
idade e ideias, sendo uma opção conquistadora. Para isso acredito que a
juventude de Itamari precisa se organizar e ocupar os espaços políticos da qual
ela sempre foi excluída, participar diretamente e representativamente da
construção social do município, para que ela seja vista e que tenha
oportunidade de nascer e crescer.
Já lancei esse
questionamento e o faço novamente: “Interessa a quem excluir a juventude dos
espaços sociais, da construção da cidadania e da formação política?”
TCM representa ao MP contra ex-presidente de Câmara
O Tribunal de Contas dos
Municípios, nesta quarta-feira (03/08), determinou a formulação de
representação ao Ministério Público Estadual contra o ex-presidente da Câmara
de Livramento de Nossa Senhora, Lafaiete Nunes Dourado, para que seja apurada a
suposta prática de ato de improbidade administrativa na concessão de diária em
valores acima do fixado em lei e com possível desvio de finalidade, nos
exercício de 2011 e 2012.
O relator do processo,
conselheiro Paolo Marconi, determinou o ressarcimento aos cofres municipais na
quantia de R$147.560,00, com recursos pessoais, pelo pagamento de valores acima
do legalmente previsto e imputou multa de R$10 mil.
O termo de ocorrência apurou
a legalidade e razoabilidade das despesas de R$256.598,00 realizadas com diárias
pagas a vereadores e outros servidores, que corresponderam a 24,44% dos gastos
com pessoal da Câmara no exercício de 2011 e a reincidência no pagamento
durante o exercício de 2012, quando os gastos alcançaram a quantia de R$
252.020,00, correspondendo a 21,22% das despesas com pessoal naquele ano.
Com base no sistema SIGA do
TCM/BA, a relatoria verificou que, por intermédio de 171 processos, nove
vereadores e outros 19 assessores e servidores da Câmara foram beneficiados com
a concessão de diárias nos dois exercícios. Dentre estes processos, em 159
houve pagamento acima do fixado em Lei nº 1014/2005, a exemplo do processo de
pagamento nº 240 (R$3.850,00), cujo valor unitário, naquele caso concreto,
deveria ter sido de R$550,00, mas foi pago R$770,00. Além de valores acima dos
limites legais, também foram constatados indício de desvio de finalidade dos
pagamentos, que ocorriam de forma habitual e rotineira, caracterizando a
prática ilegal de remuneração indireta.
Cabe recurso da decisão.
Assessoria de Comunicação
Tribunal de Contas dos
Municípios do Estado da Bahia
Para STF lei de bloqueio de celulares em presídios é inconstitucional

O Supremo Tribunal Federal
(STF) decidiu nesta quarta-feira (3) que as leis estaduais que determinam a
instalação de equipamentos para bloquear sinal de celular em presídios são inconstitucionais.
As normas estavam sendo questionadas por operadoras de telefonia, que foram
obrigadas a arcar com os custos da tecnologia. A tese defendida pela Associação
Nacional das Operadores de Celular (ACEL) foi a de que a regulamentação sobre
telecomunicações é uma competência da União e, portanto, não caberia aos
Estados decidir sobre bloqueio de aparelhos celulares. Ao todo, foram julgadas
cinco Ações Diretas de Inconstitucional movidas pela organização contra a
legislação de quatro Estados: Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e
Bahia.
O placar terminou em 8 a 3.
Votaram a favor das empresas de telecomunicação os ministros Gilmar Mendes,
Marco Aurélio Mello, Dias Toffoli, Teori Zavascki, Luiz Fux, Cármen Lúcia,
Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. Já os ministros Edson Fachin, Luís
Roberto Barroso e Rosa Weber foram contra as ações movidas pela associação.
Segundo Gilmar Mendes, o
ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, está atento a essa questão e estuda
uma maneira de coibir o uso de celulares nos presídios brasileiros. Fux, por
sua vez, afirmou que o governo federal não pode transferir a sua obrigação para
as concessionárias. "Os celulares entram nos presídios por omissão do
Estado, e este quer repassar os custos para as empresas?", questionou.
Os três ministros vencidos
defenderam que as legislações estaduais, que determinam a instalação de
equipamentos para bloquear sinal de celular, são uma questão de segurança e não
invadem competência da União ao regulamentar serviço de telecomunicações.
Poder & política
Crescimento da indústria ganha mais setores e alimenta otimismo
Dezoito setores industriais
reportaram ao IBGE que aumentaram sua produção em junho, em relação a maio, o
que confirmou o otimismo de analistas de que a economia está caminhando rumo à
saída do pior momento da crise. Esses setores representam três quartos das
atividades industriais monitoradas pelo IBGE. O nível de respostas positivas na
indústria não alcançava patamar semelhante há quase dois anos (desde julho de
2014).
Com isso, a produção aumentou
1,1% em junho ante maio. É o quarto resultado positivo consecutivo do setor
neste ano, que apesar da melhora, ainda está muito abaixo do nível de produção
que chegou a alcançar há pouco tempo atrás. Segundo André Macedo, gerente da
coordenação da indústria do IBGE, o nível de atividade nas fábricas em junho
estava 18,4% abaixo do pico de produção, registrado pela estatística oficial em
julho de 2013.
"Trata-se de uma
melhora sobre uma base fraca, que não reverte perdas passadas", diz
Macedo.
Rodrigo Miyamoto, economista
do Itaú Unibanco, afirma que a demanda externa (exportações) por bens
industriais ganhou reforço, no último mês, pela demanda interna. "De uma
forma geral, os estoques estão caindo há nove meses", diz. "Chega um
momento que é preciso voltar a produzir, seja para igualar os estoques, seja
para entregar produtos."
O economista afirma que o
espraiamento da produção por mais setores é um sinal de que a produção
aumentará nos próximos meses. A previsão também se baseia em sondagens com empresários
da indústria, que apontam mais confiança na economia e maior utilização da
capacidade. Entre os setores que aumentaram a produção, o destaque foi o
automotivo (alta de 8,4% ante maio).
Dados de emplacamento de
veículos de julho, também divulgados nesta terça (2), mostram que as vendas
aumentaram 5,9% ante junho. O resultado positivo da indústria confirma
projeções de que, ainda neste ano, a economia poderá sair da recessão. O BofA
Merrill Lynch, vê dados "ligeiramente positivos" no quarto trimestre,
segundo o economista-chefe para Brasil, David Beker. O Itaú prevê PIB negativo
no segundo e terceiro trimestres, mas não descarta uma "surpresa
positiva" no fim do ano. O Bradesco vê dados positivos no terceiro
trimestre.
O resultado do ano, porém,
ainda será negativo, ao redor de 3,2%, segundo analistas consultados pela pesquisa
semanal do Banco Central. Myiamoto pondera que, embora a indústria mostre dados
melhores, o PIB depende do desempenho dos serviços, que respondem por cerca de
60% da economia.
"O desemprego e a massa
salarial em queda impactam o consumo e os serviços."
Ascom Força Sindical
Marta se irrita com comparações com Neymar: 'Marta é Marta, Neymar é Neymar'
A vitória da seleção
feminina de futebol na estreia dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foi
tranquila, e os torcedores presentes ao Estádio do Engenhão se empolgaram. Os espectadores
do 3 a 0 sobre a China nesta quarta-feira começaram a gritar que Marta, quatro
vezes melhor jogadora do mundo, era melhor que o Neymar, o astro do time
masculino que faz sua primeira partida amanhã diante da África do Sul.
Após a partida, vários
jornalistas perguntaram à camisa 10 sobre os gritos da arquibancada, e ela se
irritou bastante com a insistência. "Não tem essa comparação: Marta é
Marta, Neymar é Neymar", disparou a meia-atacante. O técnico Vadão também
evitou polemizar e colocou panos quentes no assunto.
"A gente faz tudo para
evitar esse tipo de comparação, mas não tem o que fazer. Acontece, não tem como
controlar", disse o treinador.
"A gente não gosta,
porque não existe essa rivalidade entre nós. Hoje mesmo Neymar mandou um vídeo
desejando boa sorte, e também acontece o contrário", continuou.
Marta deixou o jogo no
segundo tempo por precaução após levar pancada no joelho direito, que já vinha
incomodando, de acordo com Vadão.
A seleção brasileira
feminina de futebol volta a campo no próximo sábado, novamente no Engenhão,
contra a Suécia, às 22h (de Brasília).
Giro Esportivo
quarta-feira, 3 de agosto de 2016
Gandu – Solidariedade confirma apoio a candidatura do prefeito Djalma Galvão

Depois de postarmos com
autorização, o artigo (http://blogdobozogandu.blogspot.com.br/2016/08/gandu-presidente-do-solidariedade.html),
onde traz que o presidente do SD de Gandu se licenciou para apoiar o projeto
político de Léo de Neco (PP), nada mais justo do que entrar em contato com o
vice-presidente da legenda e vereador, Junior Matos, para saber qual o destino
que a sigla irá seguir neste pleito. Segundo Matos, o presidente licenciado,
Marcos Neto, o procurou para saber qual a sua posição no atual senário
político, o qual lhe respondeu que seria seguir o atual prefeito Djalma Galvão
(PT), que tentará sua reeleição, depois de 03 meses no cargo.
Ainda segundo o parlamentar,
a atitude de Marcos Neto, foi digna de um verdadeiro democrata, que toma suas
decisões sem desrespeitar o contraditório, o qual só aumentou o seu conceito
para com o mesmo. Já na coligação proporcional, Junior Matos nos revelou, que
até o presente momento, tudo está acertado com o PMDB, que tem o comando do
presidente da câmara, José Antonio Jú, que afirma categoricamente, que também
será candidato a prefeito do município.
Assinar:
Postagens (Atom)
