Social Icons

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Ibametro divulga resultado da sua atuação na Operação Chamas




O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretária de Desenvolvimento Econômico (SDE), participou da Operação Conjunta Chamas, envolvendo diversos órgãos públicos, tendo como alvo os fogos de artifício. A fiscalização aconteceu entre os dias 14 e 16, nas barracas instaladas na Avenida Luís Viana Filho (Paralela), em Salvador, e também em barracas do município de Lauro de Freitas. As equipes de fiscalização do Ibametro fiscalizaram um total de 17 barracas de fogos, emitindo 13 autos de infração pelo descumprimento da legislação metrológica em vigor. De acordo com as portarias 157/2002 e 149/2008, os rótulos de cada produto devem conter informações detalhadas sobre as suas características, inclusive a quantidade do conteúdo contido na embalagem.
“Todas essas autuações foram relativas a esse vício da informação, os produtos não apresentavam a quantidade em seus rótulos. O consumidor deve pagar pela quantidade exata que está comprando. Vale ressaltar que os pais fiquem atentos aos produtos que estão adquirindo para os seus filhos, principalmente no aspecto da segurança na manipulação dos fogos, para evitar os chamados acidentes de consumo”, alerta o diretor-geral do Ibametro, o advogado Luiz Freire. 
No ano passado, a operação emitiu 23 autos de infração. De acordo com a coordenadora da Área de Pré-medidos, Cíntia Lé, a diminuição dos autos é consequência do trabalho periódico de anos de fiscalização que o Ibametro vem realizando para coibir abusos ao consumidor. “Sempre que fiscalizamos também fazemos nosso papel educativo de orientar os comerciantes sobre as normas estabelecidas nas portarias, visando uma adequação à legislação metrológica”, afirmou Cíntia Lé. As empresas autuadas terão dez dias para apresentar suas defesas e poderão sofrer multas na faixa de R$500 a R$5 mil. Já os consumidores que desconfiarem de irregularidades nos fogos de artifícios devem denunciar ao IBAMETRO pelo 0800 071 1888.
Além do Ibametro, participaram da operação conjunta os seguintes órgãos: Exército Brasileiro – 6ª Região; Polícia Civil, por meio da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), Delegacia do Consumidor (Decon) e Departamento de Polícia Técnica (DPT); Ministério Público Estadual; Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-BA); Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), da Prefeitura de Salvador.
No total foram apreendidos pelos órgãos aproximadamente 50 quilos de fogos de artifícios com irregularidades. Todo o material apreendido está sob a guarda do Exército, responsável pela posterior destruição dos artefatos.


Ascom – Ibametro


Democratas abre espaço às mulheres



As mulheres têm voz no Democratas. E as questões femininas são prioridades na pauta partidária. Os recentes dados divulgados da desigualdade salarial de 20% sofrida pelas mulheres com relação aos homens no trabalho é um dos problemas para os quais a ala feminina do partido discute soluções.
Com 21 anos, formanda em Direito, a vice-presidente estadual da Juventude Democratas, Maiara Domingues encontrou no partido espaço para levantar as bandeiras femininas. “Não tem cabimento que as mulheres continuem sendo discriminadas na questão salarial. O sexo não pode estabelecer quem ganha mais ou menos, mas a competência, eficiência e produtividade de quem trabalha”, afirma a jovem, radicada em Guanambi.
A presidente do Democratas Mulher, Natasha Roddewig, observa que o crescimento da politização feminina na Bahia está se refletindo no maior  interesse feminino pelo partido. “Isso é importante porque precisamos aumentar a representatividade feminina na política institucional. O número de vereadoras, prefeitas, deputadas e senadoras não corresponde ao peso das mulheres na sociedade. O Democratas está de portas abertas àquelas que queiram participar da legenda”.

Ascom Democratas


Paula Fernandes apresenta show da sua turnê no São João da Bahia




A cantora Paula Fernandes abre as portas e convida a todos para curtir, gratuitamente, uma noite inesquecível no São João da Bahia, com o show  da sua turnê ‘Amanhecer’, no próximo sábado (25), em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Sempre buscando se reinventar, ela vai levar novos arranjos e leveza para a festa, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa).
O show é dividido em três partes e leva o público a uma viagem, que começa à noite, segue pela madrugada, até o amanhecer. O repertório é baseado em seu disco totalmente autoral, ’Amanhecer’, lançado em 2015, e no DVD de mesmo nome, gravado em São Paulo, em abril, mas sem deixar os sucessos de lado. O cenário, formado prioritariamente por um painel de LED, promete ser uma extensão da cantora dentro do palco, projetando diversas imagens relacionadas aos três blocos do show.
“Estou muito feliz em dar continuidade a esta turnê depois da gravação do DVD. A proposta é a mesma e o público vai poder ver ao vivo um pouco do que foi aquela noite incrível. Espero que todos curtam esse momento comigo”, afirma Paula.
O São João da Bahia, que busca resgatar as tradições juninas, movimenta dezenas de cidades da capital ao interior, com diversão garantida para baianos e turistas do norte ao sul baiano e esquentando a economia das cidades em festa. Em Salvador, a festa e animação ocorrem de quinta-feira a sábado (23 a 25), nos bairros do Pelourinho (Centro Histórico) e Paripe (Praça João Martins). A programação completa da festa está disponível no site do São João da Bahia.



Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Cunha quer afastar rumores de delação e acalmar deputados




Depois de o Conselho de Ética da Câmara ter aprovado sua cassação, o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), cada vez mais isolado politicamente, planeja uma nova ofensiva para esta semana na tentativa de acalmar os ânimos dos parlamentares e arrecadar apoio para se salvar na votação no plenário da Casa. Afastado judicialmente de sua função, Cunha está constantemente sob pressão para renunciar ao cargo de presidente da Câmara e vive cercado por rumores de que fará delação premiada na Lava Jato. Para rebater as acusações contra ele, o peemedebista quer reunir aliados nesta segunda-feira (20), para se pronunciar à imprensa na terça (21), como informa a Folha de S. Paulo.
Nas palavras de interlocutores de Cunha, o plano tem o objetivo de "diminuir a tensão" entre os deputados, que receiam ser implicados numa eventual delação do deputado, e busca conseguir apoio para barrar sua cassação no plenário. Para que ele perca o mandato permanentemente, é preciso o voto de pelo menos 257 de 512 deputados da Casa. Recentemente, o Conselho de Ética aprovou por 11 votos a 9 sua cassação. O resultado, que teve voto decisivo da deputada Tia Eron (PRB-BA) e uma mudança de lado de Wladimir Costa (SD-PA), aliado de Cunha até o último momento, surpreendeu o presidente afastado da Câmara e também o Palácio do Planalto, que contava um desfecho favorável ao peemedebista no colegiado.
Para aliados, os rumores sobre uma possível delação premiada de Cunha causou mal-estar entre os deputados e agora ele quer dar garantias de que não tomará essa decisão, mostrando que "não é um homem rancoroso".
O anúncio de seu pronunciamento fez com que crescesse a expectativa de que Cunha poderia renunciar à presidência da Câmara. Mesmo que aliados acreditarem que ele não deve abrir mão do comando da Casa, o próprio Cunha já não nega a tese com tanta veemência. Apesar do apelo e da tentativa de acalmar os nervos dos colegas, aliados afirmam que é muito difícil que Cunha consiga se salvar da cassação durante a votação no plenário da Câmara, ainda sem data certa para ocorrer, mas com previsão para os dias 19 ou 20 de julho.

Cunha tem grande preocupação com a perda do mandato, já que, sem foro privilegiado, suas investigações seriam enviadas ao juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Lá os processos costumam andar mais depressa. Sua mulher, a jornalista Cláudia Cruz, já está sendo investigada pela equipe de Moro.


Poder & Política

Governo monitorou encontros de Lula com Boulos, diz jornal




Os encontros entre o ex-presidente Lula e o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto foram monitorados e informados a membros do governo interino de Michel Temer.
De acordo com a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, o "acompanhamento" observação aos dois foi realizada por serviços de inteligência, que sugeriu ainda a relação das reuniões com as manifestações contra o peemedebista.

Entretanto, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) nega qualquer monitoramento ao petista e ao ativista político do MTST, e diz que desconhece os relatos repassados ao governo.

Renan fica isolado na tentativa de impedir Rodrigo Janot



 

Colocado em discussão pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o possível avanço do processo de impeachment do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não tem apoio dos principais líderes da base do governo interino e da oposição na Casa.
O jornal O Estado de S. Paulo informa que o tema também tem sido acompanhado a distância pela cúpula do Palácio do Planalto, que vê a medida como uma iniciativa unilateral de Renan.
Petições - Atualmente, há cinco petições com pedido de afastamento de Janot no Senado, responsável por avaliar esse tipo de processo. Outros cinco já foram arquivados. Para ser colocado em discussão, Renan precisa aceitar formalmente um dos pedidos e, a partir daí, é instalada uma comissão especial na Casa para tratar do tema.
“Não acho que ajuda a pacificar o ambiente. Quanto menos marola, melhor. É um momento que estamos precisando aprovar leis importantes, acho que isso não ajuda”, afirmou o líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP).
Um dos principais aliados de Renan, o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), vê a iniciativa como precipitada. “Acho que não é um momento bom para se fazer qualquer tipo de embate. Está tudo muito tumultuado. Acho que a nossa preocupação no momento é fazer com que o Brasil possa retornar ao eixo. Essa questão de impeachment tem que ser avaliada com muita cautela”, defendeu o peemedebista.


Política e Negócios

sábado, 18 de junho de 2016

Mensagem de Reflexão – Você pode superar




Há momentos em nossas vidas que nos sentimos pequenos, fracos, inseguros e incapazes de reagir e vencer algumas dificuldades que vivemos. Já aconteceu isso com você? Mas quando paramos um pouco e olhamos para “dentro de nós”, percebemos quantos obstáculos, quantas barreiras, quantos nãos, quantos momentos difíceis já vencemos. Percebemos a força, a capacidade, o poder que existe dentro de nós. Então, percebemos que escondido atrás deste gigante chamado medo, chamado dúvidas e incapacidade que acreditamos ter, esta a nossa capacidade de vencer. Quando fazemos esse momento de reflexão da nossa capacidade, das nossas conquistas, dos momentos difíceis que já vivemos e vencemos, fica muito mais fácil enfrentar o momento atual, pois percebemos que é apenas mais um que será vencido. Percebemos que os gigantes somos nós que já vencemos tantos outros problemas e não vai ser o problema atual que vai nos derrotar.
Portanto: quando se sentir incapaz, se sentir inferiorizado, pare por um instante e faça um momento de reflexão. Coloque em uma folha de papel o maior numero de situações difíceis que você já venceu, veja o que você fez para vencer, de quem você recebeu ajuda e como se sentiu após a vitória. Você vai perceber que será capaz de vencer mais esse obstáculo. Não perca tempo pensando no problema, quanto mais você gasta seu tempo pensando no problema, maior ele fica. Pense na solução, gaste seu tempo com a solução, imagine o prazer, a alegria que você vai sentir e o orgulho que vai causar nas pessoas que te amam ao ver você vitorioso. Lembre-se: Você pode vencer mais essa! Quando conquistar a vitória. Convide as pessoas que você ama para comemorar mais essa conquista. Lembre-se: VOCÊ PODE VENCER!!!


(Nestor de Almeida)


Joel Cavalcanti escreve para nossa redação declarando seu apoio para as próximas eleições




Caro companheiro Bozó, você é uma excelente opção como pré-candidato à vereador, que certamente se elegerá para a futura composição do Poder Legislativo Ganduense.
A sua postura firme, Leal e inabalável, fazendo oposição responsável a atual situação política de Gandu, identifica seu honrado caráter.
Vivenciamos novos tempos e obviamente, é PRECISO EVOLUÇÃO em todos os níveis. Você Bozó, no Legislativo Municipal fará a diferença com a sua reconhecida metodologia séria e democrática.
Optar pelo progresso e renovação é pugnar para satisfação da nossa coletividade. Com experiência e convicção estaremos juntos nesta justa luta democrática.
LÉO de NECO como pré-candidato à prefeito e BOZÓ como pré-candidato vereador, certamente representam a evolução necessária para o Real progresso de Gandu e seu povo.

AXÉ É ISSO AÍ! ! JOEL CAVALCANTI (OSSO DURO DE ROER) EDITOR/REDATOR DO TRADICIONAL JORNALL OPINIÃO REGIONAL E DO INDEPENDENTE WWW.BLOGOSSODURODEROER.COM.BR


    

Nota de agradecimento




Gostaríamos de agradecer ao nosso amigo e mestre da escrita, Joel Cavalcanti e sua família, pelo apoio dispensado ao nosso nome como pré-candidato a vereador do nosso município.
Suas palavras de apoio, nos servem como incentivo de continuar a nossa luta pensando na coletividade e com responsabilidade e pé no chão, para não decepcionar aqueles (as), que acreditam em nossa metodologia de trabalho.
Na eleição de 2012, ao deixar de nos eleger por apenas 03 votos, não baixamos a cabeça ou paramos para reclamar a procura de culpados, ao contrário, agradecemos a todos e todas, que confiaram seus votos a nossa pessoa e continuamos com o propósito de ver uma Gandu mais igualitária. Buscando sempre apontar os erros, mostrando soluções, nos desprendemos de qualquer sentimento de revanche ou partidarismo, procurando o executivo municipal, apesar da nossa condição de oposição, para que solucionasse os problemas encontrados por nossa população.
Talvez esta nossa postura, fez com que despertasse o apoio de pessoas, que assim como a família Cavalcanti, visse em nós uma das opções para compor a próxima legislatura. Sabemos que não é fácil, mas, com o apoio dos amigos e a permissão de Deus, poderemos sim, galgar uma vaga na câmara municipal, juntamente com os companheiros do nosso partido PHS 31.
Obrigado professor Joel, pelo apoio e fique na certeza, que assim como os demais que estão junto conosco nesta empreitada, continuaremos tendo a humildade como um dos nossos alicerces e buscando sempre, o discernimento e sabedoria necessária para contribuir com nossa cidade.


Contos & Causos – O cheque perdido




O paulista entra no banco e vê o maior rebuliço.
Todo mundo procurando alguma coisa no chão. Só um baiano está paradão, firme, nem te ligo, indiferente ao nervosismo geral.
- O que houve aqui, meu? pergunta o paulista.
- Foi um estrangeiro que perdeu um cheque de quinhentos milhão e tá todo mundo procurando - responde o baiano.
- oras, e por quê tu não procura também?

- Porque o cheque tá debaixo do meu sapato!
Respondeu o baiano.