Social Icons

terça-feira, 12 de agosto de 2014

João Durval apoia chapa da oposição



A chapa majoritária da coligação “Unidos pela Bahia” ganhou o apoio do senador João Durval Carneiro (PDT). Ele fez questão de fazer o anúncio da adesão pessoalmente aos candidatos Paulo Souto (governador), Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), no início da noite de segunda-feira (12), no escritório político de Salvador.
“Paulo Souto é um antigo amigo, que foi um eficiente secretário de Minas e Energia no meu governo (1983/1986)”, lembrou João Durval, destacando o trabalho de eletrificação rural realizado por Souto no período. “Eu estabelecia prazos e ele nunca falhava no cumprimento”, observou o ex-governador da Bahia.
Afirmando que sempre fez campanha pela sua cabeça, João Durval descartou qualquer compromisso com o governador Jaques Wagner e a presidente Dilma Rousseff. “Eu não devo nada a ele, não tenho nenhum cargo no governo do PT. Quanto à presidente Dilma, nunca fui recebido por ela, nem eu nem qualquer outro senador. Portanto, tenho liberdade de escolher meus candidatos, que são Paulo Souto, Joaci e Geddel”.

Grato pelo apoio, Paulo Souto disse que o governo de João Durval deixou marcas significativas no estado, dedicando atenção especial à Região do Semiárido e sendo ainda um dos responsáveis pela construção da barragem de Pedra do Cavalo. “Por causa de Pedra do Cavalo, Salvador é uma das poucas grandes capitais brasileiras que nunca precisou fazer racionamento de água. João Durval deixou importante legado. É um apoio que soma em nossa candidatura”.

Aécio: condenado no PSDB não será tratado como herói



O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, disse nesta segunda-feira que existe uma diferença enorme, quando o assunto é corrupção, entre seu partido e o PT, "que foi julgado, condenado e tem lideranças presas". Ele também defendeu que todas as denúncias sejam investigadas. "Se eventualmente alguém for condenado no PSDB, não será tratado como herói, como fez o PT", disse.
Questionado sobre Eduardo Azeredo, implicado no chamado mensalão mineiro Aécio disse que é preciso aguardar primeiro o julgamento da Justiça. "Eu não pré julgo. Independentemente de qualquer partido político, quem fez coisas erradas deve ser julgado", afirmou. Sobre o aeródromo de Cláudio, o presidenciável tucano disse na entrevista ao Jornal Nacional da Rede Globo, que a obra teve o objetivo de interligar, assim como outras obras, cidades importantes para o desenvolvimento regional. "Se teve alguém prejudicado, foi meu tio avô, que reivindica uma indenização maior pela desapropriação. Foi tudo feito de maneira transparente."
Aécio confirmou que usou a pista, mas não sabia que ela não estava homologada. "Visitei todos os aeroportos de Minas Gerais, trabalhando, como governador", frisou ao ser questionado se não se sentia constrangido por usar essa pista de pouso construída em um terreno da família. "Essa fazenda está na minha família há 150 anos, é um sítio que minha família vai nas férias. Essa cidade precisava do aeroporto como outras de Minas Gerais. Criou-se uma celeuma em torno deste caso, a propriedade não tem nada a ver com a (construção) do aeroporto", afirmou.

O candidato do PSDB disse também que pretende continuar com o Bolsa Família, mas vai avançar ainda mais em áreas como saneamento e segurança. "Ninguém tem de ter vergonha de copiar e aprimorar o que vem dando certo no País", reiterou. Ao falar dos números de Minas Gerais, que tem cidades com IDH mais baixos do que os do Nordeste, como as do Vale do Jequitinhonha, o tucano disse que seu governo sanou muitas coisas e o Estado é hoje referência, por exemplo, em áreas como saúde e educação. Indagado sobre os avanços na saúde estarem mais relacionados com investimentos do governo federal, o candidato refutou a alegação e disse que seu governo deu à saúde a prioridade necessária. "Quero governar o Brasil para iniciar um novo ciclo, com ética e eficiência. A coragem que teremos para fazer o que precisa ser feito permitirá ao Brasil voltar a crescer", disse, citando o nome de pessoas das comunidades de todo o País que esperam um Brasil melhor. E terminou a entrevista pedindo o apoio e o voto dos brasileiros "para mudar o País".

Sancionado porte de arma de fogo para guardas municipais



Edição extraordinária do Diário Oficial da União publicou nesta segunda (11) a lei que permite porte de arma de fogo por guardas municipais, sancionada na última sexta-feira (8) pela presidenta Dilma Rousseff.

“Aos guardas municipais é autorizado o porte de arma de fogo, conforme previsto em lei”, diz o texto oficial. Estabelece, porém, que o direito pode ser suspenso “em razão de restrição médica, decisão judicial ou justificativa da adoção da medida pelo respectivo dirigente”.

Thiago Silva se lesiona em estreia de David Luiz no PSG



Os dois colegas da seleção brasileira só conseguiram jogar 14 minutos juntos na estreia do zagueiro no Paris Saint-German, depois que Thiago Silva se lesionou e teve que sair do gramado. Ainda assim, o PSG conseguiu a vitória de virada por 2 a 1 frente ao Nápoli.
Em partida amistosa contra o clube de Nápoles, o Paris Saint-German apresentou essa segunda-feira (11) o novo reforço, com a contratação de David Luiz, que fez a estreia pelo clube. O zagueiro, o mais valioso do mundo, entrou na partida onde iria fazer a mesma dupla que faz na seleção brasileira: com Thiago Silva. Mas uma lesão afastou para o também zagueiro. Logo aos 14 minutos ele foi obrigado a sair devido a uma lesão na coxa direita. Mas nem por isso David Luiz deixou de mostrar que vale o que o clube francês pagou por ele.
Para consegui-lo trazer do Chelsea, o Paris Saint-German desembolsou 49,5 mihões de euros, mais de R$ 150 milhões, para ter o melhor zagueiro do mundo no seu time. E o brasileiro brilhou, saindo jogando e triunfando nas bolas altas. O Napoli, que jogava em casa, saiu na frente aos seis minutos do segundo tempo com gol do atacante Higuaín. Mas a festa italiana não durou muito tempo já que, apenas quatro minutos depois foi a vez de Ibrahimovic de marcar e empatar o jogo para o PSG.
Pastore determinou o resultado do amistoso com gol marcado aos 32 minutos, resultando na vitória do PSG.


Escreve a Folha de São Paulo.

Inflação prejudica renda dos trabalhadores



Segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado na última sexta-feira (8), os preços no Brasil tiveram alta de 0,01% em julho – em relação a junho –, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial. Só que, com esse resultado, a inflação oficial acumulada em 12 meses ficou em 6,5%, limite máximo da meta do governo, e superior ao objetivo governamental de manter a inflação em 4,5% ao ano. Na prática, isto representa uma inflação bastante alta, superior, inclusive, à média de 1,8% dos aumentos reais conquistados pelas categorias com datas-base no primeiro semestre deste ano. Quer dizer: mal o trabalhador recebe seu reajuste e seu salário já está corroído. A previsão dos analistas é que a inflação alcance, já no fim de setembro, a casa dos 6,7% ao ano.
E com a inflação alta, uma gama de fatores contribui para que a classe trabalhadora, e a sociedade brasileira como um todo, tenham motivos de sobra para preocupar-se: o PIB nacional, que, graças a sua insignificância, decidimos chamá-lo de “Pibinho”, uma taxa de juros em patamares estratosféricos e proibitivos, e a desindustrialização, que vem atentando contra a sobrevivência das empresas e, consequentemente, a sobrevivência dos empregos por elas mantidos. O enfraquecimento acelerado da indústria brasileira é uma realidade assustadora. Apenas no ano passado a diferença entre as exportações e as importações promovidas no Brasil foi de U$ 105 bilhões, o maior rombo de todos os tempos na economia brasileira.
Em resumo: enquanto não houver um planejamento efetivo e estratégico voltado ao desenvolvimento pleno do País, com investimentos e incentivos que visem à melhoria da competitividade e do nosso parque industrial, enquanto a rotatividade da mão de obra não for controlada, a taxa de juros for mantida nas alturas e o governo mantiver sua postura de não abrir diálogo com os representantes dos trabalhadores, o buraco tende a ficar maior – assim como a inflação galopante.


Por Miguel Torres, presidente da Força Sindical


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Mensagem aos estudantes



“Ser estudante é ter motivação de sobra,
É querer um mundo melhor nas mãos, aguçada sede de vencer obstáculos, problematizar e entender a lição.
É sentir no coração um turbilhão de vontades.
É o desejo de seguir uma profissão, de ir além das limitações e não parar jamais de aprender.
Ser estudante é a busca constante de saberes, é o prazer de devorar livros pelo simples gosto das descobertas,
É fazer amigos a vida inteira.
Todo dia devemos entender que a maior escola é viver, antes de tudo."


Zelito Coringa 

Gandu – Dia do estudante é ignorado pelo município




Na semana do estudante, estávamos acostumados com uma programação dedicada à classe. Nos últimos anos, por exemplo, acontecia um evento denominado “aluno nota 10”, que envolvia alunos das redes estadual e municipal, com desfiles pelas Ruas da Cidade, apresentações e desfile do garoto e garota estudantil no ginásio de esportes, com premiações para os participantes, além do incentivo para que os estudantes se dedicassem mais ainda pelos seus respectivos cursos. Mas, neste ano, sem nenhuma justificativa, o prefeito Ivo Peixoto (PCdoB), simplesmente ignorou a data, não autorizando o setor responsável a realizar o evento.
Esta atitude causou insatisfação a muita gente, principalmente aos estudantes. Cabendo inclusive ao vereador Adriano Costa do mesmo partido do prefeito, nos enviar um e-mail que transcreveremos a seguir:
“11 de Agosto, dia do estudante, uma tristeza por minha parte em vê este ano, não ser comemorado este dia como nos anos passados, onde nós os estudantes, tomamos conta das Ruas e festejamos nosso dia, e a noite o desfile da garota e garoto Estudantil e a premiação do aluno nota 10 com muitas danças; vamos à luta e parabéns a toda a classe”.


Ass. Vereador Adriano Costa.

Opinião do leitor sobre a legalização do aborto no Brasil


 

Diariamente recebemos dezenas de E-mails de leitores, opinando a cerca da legalização do aborto no Brasil, através de uma lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT), aprovada por 06 deputados baianos, entre eles a deputada federal, Alice Portugal (PCdoB), apoiada em Gandu, pelo prefeito evangélico, Ivo Peixoto (PCdoB). Comunicamos aos que escreveram para nossa redação, que caso não vejam seus comentários postados aqui neste espaço, foi devido conter no texto enviado, algum tipo de ofensa a qualquer autoridade. Hoje, transcreveremos na integra o E-mail de Ana Maria Gonçalves, moradora do Bairro Eliseu Leal.

Senhores do Blog Politica & Cidadania, em breves palavras quero resumir o que acho de políticos que se dizem cristãos, apoiar candidatos que são a favor do aborto e consequentemente contra a vida. Em especial, o nosso prefeito Ivo, a doutora Irismá e os vereadores: Adriano e Emetério. Primeiro gostaria de lembrar, que cristianismo não combina com comunismo, por isso já se contradizem em fazerem parte de um partido comunista. Em segundo lugar, por pregarem tanto amor ao próximo e o direito a vida em qualquer circunstancia, não deveriam de forma alguma apoiar uma deputada que votou a favor do aborto. Ou então tudo aquilo que falaram até hoje, nos encontros de casais e sermões em várias oportunidades, não passou de palavras ditas da boca pra fora.
Fico a imaginar, será que aquelas doces palavras repetidas pela médica e ex-prefeita Irismá sobre a família, são realmente o que ela sente, ou é apenas uma maneira de se aproximar do eleitor?
Eu sou contra, e publicamente afirmo que não tenho receio de comentar sobre o assunto e, gostaria de ouvir também neste blog, as opiniões de políticos e líderes de instituições religiosas, independente da sua doutrina.

Ana Maria Gonçalves.




Mais uma obra do governo do estado abandonada em Gandu




Muito se ouve falar na propaganda do governo do estado, a respeito do programa “agua para todos”, em Gandu, políticos que apoiam o desconhecido candidato Rui costa do PT, para governador, usam como uns dos argumentos para pedir votos para o mesmo, sua atuação para que este programa chegue até aos baianos. É, só que visitando a região da Agencia, a convite de moradores da região, podemos verificar, que na localidade conhecida por “Caborango”, uma obra que seria para atender aquela comunidade, está simplesmente abandonada. Quem passa e ver a placa sinalizando a obra, entende que, a mesma se encontra em pleno funcionamento, ou no mínimo em andamento, quando na verdade acreditem, está literalmente abandonada, causando assim prejuízos ao erário público.
Alguns “defensores” de plantão justificam afirmando que, não foi possível ainda concluir a obra, devido toda atenção do governador Jaques Wagner ter sido voltada para a copa. Outros ainda mais exaltados, dizem que o que não foi possível ser realizado por Wagner, será realizado por Rui. Uma babaquice, que só poderia sair da boca daqueles que lucram com um descaso como este. As fotos a cima, foi enviadas por um leitor, mas para não deixar nenhum tipo de dúvida, fomos pessoalmente neste final de semana ao local e comprovamos os fatos. Certo é que, o dinheiro público está indo pelo ralo nesta administração, com muito desperdício e propaganda.




II Ampliada Diocesana da Pastoral da Juventude (PJ)‏




A II Ampliada da Pastoral da Juventude da Diocese de Ilhéus acontecerá na cidade de Piraí do Norte de 22 a 24 de agosto de 2014.
Teremos como tema fé, política e lema "eu quero ver a juventude ocupando o seu lugar" com as participações da assessoria do Padre Ionilton Lisboa de Oliveira, Provincial da Congregação Vocacionista e Adeilton Leal (sindicalista)

Preparem suas caravanas e vamos ocupar nosso lugar!

"Eu quero ver, eu quero ver, eu quero ver a juventude acordar,
Eu quero ver, eu quero ver, todo jovem ocupando seu lugar.
Hoje tudo está difícil, não dá nem pra acreditar.
Muitos jovens ainda têm medo até mesmo de esperar.
Mas se a gente der as mãos pra fazer um mutirão este mundo vai mudar."


Enviado por Noel Siríaco.