Social Icons

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Câmara paga R$ 1,7 milhão a gráfica de fachada



A gráfica de fachada da periferia de Brasília que recebeu quase R$ 400 mil de apenas um deputado não tem apenas um cliente no Congresso Nacional. A firma sem máquinas, bobinas e funcionários é uma das empresas que mais recebe recursos do “cotão” da Câmara, verba paga aos parlamentares mediantes reembolso para bancar inúmeras despesas sem licitação. Desde 2009, os deputados usaram dinheiro público para, indiretamente, fazer a Casa gastar com a Gráfica e Papelaria BSB R$ 1,79 milhão, valor que só vem crescendo. Mas, como mostrou o Congresso em Foco ontem, a sede da empresa é a residência do proprietário. O endereço da empresa é uma casa simples no setor “P” Norte, de Ceilândia, no final de uma rua pavimentada, mas cercada por outras de terra. O dono admite que apenas “terceiriza” o serviço, sem reconhecer que isso pode encarecer o preço e sem revelar quais seriam as verdadeiras gráficas que imprimem os materiais pagos com dinheiro público. Orçamentos obtidos pelo site mostraram preços mais baratos cobrados por gráficas da concorrência.
O ex-governador Carlos Bezerra (PMDB-MT) foi o maior contratante da Gráfica BSB, pertencente ao vendedor Edivaldo Francisco Oliveira. Sozinho, Bezerra gastou R$ 392 mil. Ele disse que fez boletins informativos. Em fevereiro, pagou R$ 20 mil por 140 mil exemplares frente e verso. Em gráficas de Brasília, o serviço sai por pouco menos de R$ 8 mil ou R$ 18 mil caso o material seja impresso em quatro páginas. Bezerra disse ao site que recebeu os boletins e que não tem eventual responsabilidade em caso de irregularidades. Sozinhos, o ex-governador do Mato Grosso e mais quatro deputados foram responsáveis por 56% de tudo o que a gráfica BSB recebeu da Câmara de 2009 até hoje.

O deputado Padre João (PT-MG) é o segundo que mais gastou com a gráfica de fachada: R$ 214 mil. Ele disse que os serviços foram prestados, mas encerrou o negócio com a empresa depois que descobriu que ela, na verdade, não existia. O parlamentar afirmou ao site a gráfica de Edivaldo sempre entregou os materiais impressos no prazo solicitado e ele nunca questionou a regularidade do fornecedor. “Ninguém foi lá na gráfica acompanhar. Depois que descobri que terceirizava, paramos, pois abre margem para irregularidade”, disse o parlamentar ao site. Na opinião do deputado, a terceirização não aumentou os custos de produção do material. Ele disse que a gráfica sempre cobrou “um preço razoável”.

Insatisfação com governo leva lideranças do Oeste para oposição



O vice-prefeito Sorriso (PSC), de Cristópolis, fez valer o apelido pelo qual é conhecido na cidade do Oeste da Bahia ao encontrar com Paulo Souto e anunciar seu apoio ao candidato a governador da coligação “Unidos pela Bahia”, nesta quinta-feira (07).  Ao lado dos vereadores Nildo do Sítio (PSC), Lia do Louro (PP) e do presidente da Câmara Municipal, Oscarino Vieira (PROS), além do candidato a deputado estadual Pablo Barrozo (DEM), o vice Adail Tavares da Câmara, seu nome de registro, era só sorriso quando posou ao lado de Paulo Souto para fotos.
Depois de romper com o prefeito petista, “que realiza péssima gestão”, Sorriso e seu grupo reforçam o apoio à chapa de Paulo Souto (Governador) Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador) em Cristópolis, onde o ex-prefeito Jair Miranda (PDT), com os vereadores Ednaldo Araújo e Sisley, já aderiu à oposição. A insatisfação do Oeste da Bahia com o governo petista é generalizada. Além de Cristópolis, lideranças de outras cidades da região estiveram anunciando apoio à chapa oposicionista.
Reclamando da falta de segurança em Muquém do São Francisco, o vice-prefeito Jurandir Barros (PT do B) não vê futuro para a Bahia se Paulo Souto não for o próximo governador. “Em nossa cidade, depois do PT, é roubo todo dia e lá a polícia está sem viatura. Estou com Paulo Souto e Geddel”. Acompanhada pelo deputado federal Lúcio Vieira Lima, a vice-prefeita Beatriz Ribeiro, de Cotegipe, outra cidade do Oeste, também aderiu ao projeto de Paulo Souto e Geddel. “A Bahia não aguenta mais o PT. O governador Jaques Wagner não fez nada pela nossa região e ainda tenta impor o sucessor”.
A chapa majoritária recebeu ainda adesões de lideranças de Caatiba, do ex-prefeito Omar Barbosa e dos vereadores Jurandir, Domingos e Roldão, além de Souto Soares, Tapiramutá e Baixa Grande.

ASCOM



Emenda dá cinco anos para que enfermagem tenha carga semanal de 30 horas



Para vencer resistências, relatora propõe redução gradual da carga semanal de trabalho para 30 horas, em até cinco anos. Texto não tem apoio do PMDB. A relatora do projeto que fixa em 30 horas semanais a jornada de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras, deputada Jandira Feghali, propôs uma emenda que dá cinco anos para que a medida seja efetivada. A ampliação progressiva será decidida por regulamento para o setor público e por negociação coletiva no setor privado. A intenção é derrubar resistências à proposta (PL 2295/00), que tramita na Câmara há 14 anos. O projeto estava na pauta do esforço concentrado desta semana, mas não houve possibilidade de votação por causa da pauta trancada por medidas provisórias. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, disse que pretende colocar a proposta em votação na primeira semana de setembro ou depois das eleições de outubro.
O conteúdo da emenda foi negociado com alguns líderes partidários em julho. A emenda será apresentada durante a votação em Plenário se houver acordo para a sua aprovação na Câmara e no Senado, já que qualquer mudança no projeto original obriga o texto a voltar para uma nova votação pelos senadores. O ideal, segundo Jandira Feghali, seria aprovar o projeto original, que poderá ir direto para sanção presidencial. “Só faz sentido escalonar em cinco anos a jornada se possibilitar a tramitação dessa proposta em um consenso. A nossa preferência é pela votação das 30 horas e pelo envio direto à sanção”, explicou. A emenda já tem o apoio de líderes de PSDB, PSC, SD, Psol, PDT, PR, PCdoB e PV, entre outros.
O presidente da Câmara defendeu a emenda. “O prazo de cinco anos para aplicabilidade deixa um espaço maior para o diálogo e a construção de uma fórmula negociada”, disse Henrique Eduardo Alves. Para o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), a emenda traz um texto “equilibrado” e “gradual até demais”.

ASCOM Força Sindical



Vereador é investigado por pedofilia após fotos nua de jovem rodar na web



Uma adolescente de 15 anos teve fotos nuas divulgadas nas redes sociais e o principal suspeito é um vereador da cidade de Andorinha, a cerca de 430 km de Salvador, na micro região de Senhor do Bonfim. O pai da adolescente foi ouvido pela polícia na tarde desta quinta-feira (7), na cidade de Senhor do Bonfim. O político nega as acusações. De acordo com a polícia, a informação sobre a divulgação só foi obtida na quarta-feira (6). A denúncia foi feita pelo pai da jovem, que prestou queixa contra o edil, Nilton de Oliveira Matos, suspeito de compartilhar as fotos em uma rede social.
O vereador só irá prestar depoimento na próxima terça-feira (12). A adolescente deve ser ouvida nos próximos 15 dias. Segundo a delegada Antônia Jane, o suspeito pode responder pelo crime de pedofilia, por armazenar e publicar fotos da adolescente completamente nua, podendo cumprir pena de três a seis anos. Ainda segundo a delegada, outras pessoas estão sendo investigadas e, se tiverem fotos armazenadas, também podem responder por pedofilia.
O vereador nega as acusações. Ele informa que não conhece a adolescente e que nunca esteve em posse de nenhuma foto dela. Nilton Oliveira acredita que a página dele em uma rede social tenha sido invadida. Ainda segundo o vereador, até o momento, ele não recebeu intimação para prestar esclarecimentos na delegacia de Andorinha.

Escreve CN


Estudantes da rede estadual de Valença debatem o protagonismo juvenil



Em comemoração ao Dia do Estudante, a Diretoria Regional de Educação de Valença (DIREC 5) promove, nesta segunda-feira (11/8), às 9h, o encontro Diálogos com a Juventude – protagonismo juvenil na conquista da democracia. O evento, que acontece no Centro de Cultura Olívia Barradas, no município de Valença, reunirá 400 estudantes da rede estadual de ensino no Baixo Sul, para debater a importância da participação nos espaços de decisões.
A Secretaria Estadual de Relações Institucionais (SERIN) estará representada pelo chefe de gabinete, Martiniano Costa, pela secretária-executiva do Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE), Elis Marina, e por Marcos Pereira, da Coordenação de Políticas Públicas de Juventude (COJUVE), que apresentará algumas das ações voltadas para a temática, como criação de espaços de diálogo, a exemplo do CEJUVE, e realização de conferências.

Secretaria de Relações Institucionais - SERIN



quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Esta é apenas uma das promessas que não saíram do discurso



Os moradores dos Bairros, Bela-Vista e Juvêncio Leal, durante a campanha eleitoral, tiveram a oportunidade de ver o empresário e então candidato a prefeito Ivo Peixoto (PCdoB), em cima da carroceria de um carro, prometer que o PSF que atende as duas comunidades, seria prioridade em seu governo, mesmo que para isso tivesse que usar recursos das empresas de sua “propriedade”. Passado quase dois anos de mandato, a situação continua a mesma. No mês de julho, na semana que antecedeu o aniversário da Cidade, o Alcaide municipal, concedeu uma entrevista ao competente comunicador Luiz Fernando, durante o programa critica e auto da Gandu FM e, afirmou que a empresa que havia ganhado a licitação, no governo da sua antecessora, Irismá Souza, Também do partido comunista, teria recebido 20% do valor da obra e, sumido com o dinheiro. Ou seja, na campanha o compromisso de resolver o problema seria dele, agora à culpa é da ex-prefeita. vale salientar que o valor total da obra corresponde a: 143.250,00 (cento e quarenta e três mil duzentos e cinquenta reais), sendo que esta já é a segunda placa colocada, observem que esta contém o logo do atual governo, com as datas de começo e término da obra retiradas. Enquanto isso o município paga aluguel de uma casa, onde funciona precariamente a unidade de saúde. 
Certo é que, segundo dados do ministério da saúde, o município já teria recebido a verba para a conclusão da obra, sendo que até o momento aguarda a prestação de contas. Mas, como chegou a hora de voltar nos Bairros para pedir votos para seus candidatos, o prefeito e seus súditos, já devem ter ensaiado outros argumentos, para tentar convencer os moradores dos referidos Bairros.



Ipirá faz festa para chapa da oposição



Ipirá recebeu com festa a chapa majoritária da coligação “Unidos pela Bahia” nesta quarta-feira (06). Os candidatos Paulo Souto, a governador, Joaci Góes, a vice, e Geddel Vieira Lima, a senador, foram saudados com muita alegria. Por onde passavam na caminhada pelo centro da cidade, era ratificada a confiança da população na vitória do trio para mudar a Bahia. “Paulo Souto representa a esperança de resgate do trabalho que ele sempre realizou pelo nosso estado”, disse o advogado Humberto Colonnezi, tradicional liderança da cidade. “Tenho Paulo Souto na cabeça e no coração”, afirmou a servidora pública Terezinha Sampaio. “Ele sempre trabalhou pela Bahia”, comentou a doméstica Maria Luzia.
“Vamos trabalhar para trazer de volta a tranquilidade à nossa amada Bahia, onde a taxa de homicídios dobrou de 2006 a 2014. Eram 20 assassinatos para cada 100 mil habitantes e agora são 40. Também vamos mudar o retrato da saúde em nosso estado, que hoje é caótica e desumana, além de elevar a qualidade da educação pública”, garantiu Paulo Souto, em seu discurso no encontro político, que lotou o Clube Caboronga, após a caminhada.
O trabalho de Paulo Souto para fortalecer a economia de Ipirá com a atração para a cidade de uma indústria de calçado foi destacado pelo prefeito José Ronaldo, de Feira de Santana. “Quando Paulo Souto era governador, a Bahia era a sexta maior economia do País, porque ele trabalhava na atração de investimentos para o nosso estado. Hoje o PIB baiano é o oitavo do País, menor do que o de Santa Catarina e até do que o do Distrito Federal, onde só há a cidade de Brasília”, observou Zé Ronaldo. Acompanharam a chapa oposicionista o deputado federal Lúcio Vieira Lima e os estaduais João Carlos Bacelar e Augusto Castro.

ASCOM



Ubaitaba: Deputado Sandro Régis visita município e apresenta propostas



O deputado estadual Sandro Regis (DEM), que concorre à reeleição participou de uma carreata em Ubaitaba no último sábado (02/08). O evento teve inicio às 19 horas no distrito de Faisqueira. Em seguida eles seguiram até Ubaitaba onde percorreu as principais ruas da cidade. Sandro Regis foi recebido pela vereadora, Suely Carneiro, Mozart Araújo e diversas lideranças do município. Desfilando em carro aberto, o grupo se reuniu no Centro de Convenções. Durante o bate-papa o candidato Sandro Regis apresentou suas propostas para melhorar a vida da população de Ubaitaba. A vereadora Suely Carneiro, o ex-candidato a prefeito Mozart Araujo, o advogado, Márcio Magalhães, filho do ex-prefeito Orlando Magalhães, o presidente do PR, Jailton Araujo, o presidente do DEM, Roberto Carneiro (Ró), o empresário Geraldo Costa e outras lideranças, prometeram maior empenho para conseguir uma boa votação e com isso garantir a representativa do município nas esferas estadual e federal.A vereadora Suely Carneiro e o grupo estão unidos para também trabalhar pelo retorno de Paulo Souto ao governo da Bahia. O candidato a deputado federal, Bebeto Galvão (PSB), também visitou o município.


Escreve Jornal Tribuna da Região. 

Coligação “Unidos pela Bahia” aciona Justiça contra nova pesquisa manipulada



A coligação “Unidos pela Bahia”, por meio de seu departamento jurídico, deu entrada em ação de impugnação de registro e divulgação da pesquisa eleitoral BA – 00007/2014, contratada pelo Sr. Marcelo Nilo ao BABESP - BAHIA, PESQUISA E ESTATÍSTICA LTDA. Protocolada nesta terça-feira (05), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a representação alega ilegalidade na consulta eleitoral que apresenta questões tendenciosas, favorecendo o candidato petista a governador.
“Depois do Vox Populi, agora um aliado do PT contrata outra pesquisa suspeita na tentativa desesperada de inflar o índice de intenção de voto do candidato de Jaques Wagner, que não passa de um dígito como ficou provado nas duas pesquisas oficiais feitas pelo Ibope, um instituto de renome nacional”, afirma o presidente da coligação “Unidos pela Bahia”, José Carlos Aleluia.
O líder oposicionista destaca que o juiz Salomão Viana, do TRE, em recente decisão liminar que proibiu a realização da pesquisa manipulada do Vox Populi, deixou claro que a Justiça Eleitoral não vai permitir qualquer tentativa de ilegalidade na consulta aos eleitores. “É uma falta de vergonha que insistam com novas manipulações neste questionário da pesquisa deste tal BAPESB, como no caso da questão estimulada com o apoio dos candidatos e outra, cuja pergunta só faz referência ao candidato do PT. Um absurdo”.


ASCOM 

TRE confirma candidatura de Hildécio Meireles



Em decisão, por unanimidade, tomada nesta quarta-feira (6\8), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) confirmou a legalidade da candidatura a deputado estadual de Hildécio Meireles.
Esta determinação do TRE é o que todos já esperavam afinal o candidato da Região comprovou que não existe impedimento, pois o pedido de impugnação da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) não passou de um grande equívoco, sem sustentação legal.
“Estou legalmente registrado e confirmado pelo TRE, com a mesma tranquilidade de sempre, pois nossa candidatura sempre foi garantida pela força da lei. Sempre tive a certeza disso”, afirma Hildécio.