Social Icons

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Paulo Souto vai estabelecer prazos para consultas, exames e cirurgias.



“Ao começar um mandato político, sempre penso na felicidade de concluí-lo e poder ouvir das pessoas o que sempre escutei elas falarem de meu pai”, disse emocionado o candidato a governador Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, ao falar de seu pai, o juiz de direito Antonio Carlos Souto, em entrevista na manhã desta quarta-feira (06), na Rádio Cruzeiro da Bahia. Órfão da mãe, Dona Adélia, aos 10 anos, a participação do Dr. Antonio Souto foi muito intensa na vida de Paulo Souto e seus demais oito irmãos. “Meu pai era um homem religioso e nos incutiu os valores importantes da ética, da verdade, do trabalho, da justiça e do respeito e amor ao próximo. Foi um homem público querido e respeitado”, concluiu o candidato, com a voz embargada, a resposta à pergunta sobre sua família.
Desde cedo acostumado ao trabalho, tornou-se comentarista esportivo aos 15 anos na Rádio Cultura de Ilhéus, Paulo Souto reiterou sua disposição, no caso de eleito, de priorizar a melhoria dos serviços públicos essenciais, como a saúde, segurança e educação. “37 mil assassinatos nos últimos sete anos e meio do governo petista falam por si da total falta de segurança na Bahia, mas a completa desassistência à saúde das pessoas é um caso de desumanidade”, afirmou.
Para Paulo Souto, o atual caos na saúde pública estadual é pior do que ele imaginava. “Estive com mais de 80 profissionais de saúde de Vitória da Conquista, cidade administrada por um prefeito petista, e o cenário apresentado foi aterrador. O hospital geral de lá por exemplo é chamado de ‘corredor da morte’”.

Diante do quadro desesperador em que vive a saúde pública no estado, o candidato a governador admitiu ter uma proposta ousada para o setor. “Estamos sim estabelecendo prazos para consultas, exames e cirurgias, a partir do segundo ano de governo, se eu for eleito. É desumano ficar seis meses com as requisições na mão, esperando a chance de fazer exames. Vamos dar dignidade ao atendimento público de saúde!”, garantiu. Na noite de terça-feira (06), Paulo Souto esteve, com o prefeito ACM Neto, participando de comício em Pojuca. Na ocasião ouviu de Neto a afirmação que, “depois de Salvador, onde a oposição venceu em 2012, a Bahia agora vai dar um grito de liberdade e um passo importante para voltar a brilhar nacionalmente e ser um estado importante do Brasil, com a eleição de Paulo Souto, para governador, Geddel, para senador, e Aécio, presidente, no dia cinco de outubro”.

Coiteense comete suicídio em sua residência na cidade de Lauro de Freitas



Jefferson trabalhou por muito tempo com jogo do bicho em Coité e por isso tinha o apelido "Son do Bicho", mudou-se para Lauro de Freitas onde morava a cerca de 20 anos. Deixa esposa e dois filhos.
O coiteense Jefferson Andrade dos Santos, 48 anos, conhecido popularmente por “Son do Bicho” tirou sua própria vida por volta do meio dia do último domingo,03, usando um revólver, no quarto de sua casa situada no Bairro Lagoa dos Patos, na cidade de Lauro de Freitas. Segundo uma das irmãs a professora Edna Andrade que reside em Conceição do Coité, não se tem muito detalhe do caso, “a informação que chegou pra gente, foi que ele estava no quarto, um dos filhos no primeiro andar e a esposa no quintal quando ouviram um disparo, eles correram até o quarto e encontraram ele caído”, contou Edna.
Ainda segundo a irmã, nunca ouviu nenhum comentário que ele tivesse tentado suicídio outras vezes o ameaçado, contou ao CN que ele ficou bastante abatido a cerca de dois anos, quando teve uma F-1000 furtada na porta de casa, que segundo ela, ele gostava muito, pois comprou o carro usado e transformou totalmente, que mais parecia um carro novo, mas não acredita que tenha sido por isso, já que mantinha contato sempre com a família, esteve em Coité no São João e assistiu alguns jogos da Copa,e sempre com aspecto de que nada de anormal estivesse acontecendo, porém informou ao Calila que tem informação que ele deixou uma carta, e que vai esperar para se ter uma apuração maior para saber o que motivou ele tirar a própria vida.
O corpo foi velado na residência da família no Bairro Mariquinha de Dodô e sepultado às 10h da amanhã, (terça-feira).
Jefferson trabalhou por muito tempo com jogo do bicho em Coité e por isso tinha o apelido “Son do Bicho”, mudou-se para Lauro de Freitas onde morava a cerca de 20 anos. Deixa esposa e dois filhos.

Escreve Redação CN



Obesidade em família pode ser causada por genética e maus hábitos



Várias pessoas questionam porque em algumas famílias é tão difícil as pessoas emagrecerem? Ou o motivo de todos membros estarem acima do peso? Ainda, como pode fazer para prevenir ou tratar esta condição familiar? A obesidade é adoecimento preocupante porque leva como consequência do aumento do peso, mais facilidade para aumento da pressão arterial e do risco de diabetes que passam a aumentar os riscos de infarto do miocárdio e do acidente vascular cerebral, que são as duas principais causas de morte no Brasil e no mundo. As causas genéticas da obesidade já são estudadas e com várias informações conclusivas e outras ainda controversas. Assim, uma das explicações para vários membros acima do peso em uma mesma família é a herança genética para obesidade. Ainda, infelizmente, não existem tratamentos aceitos de nível microscópico para mudar estas informações genéticas das pessoas com esta herança e daí não engordarem. De fato, para maioria absoluta dos familiares com obesidade ao mesmo tempo continua sendo consequência de maus hábitos alimentares dos membros mais velhos, que vão sendo vivenciados e repetidos pelos descendentes. Até mesmo para famílias com herança genética, os comportamentos alimentares não saudáveis contribuem fortemente para o ganho de peso.
Outro fator relevante, geralmente comentado por pessoas que não conseguem emagrecer por causas diversas, é que mesmo na tentativa de um dos membros de reeducar o padrão alimentar, as outras pessoas do núcleo familiar, além de não aderirem, ainda não colaboram com compras mais saudáveis dos alimentos recomendados. A pessoa que tentou mudar os hábitos ainda pode ser criticada. Desta forma, obesidade em família, tem causas internas e individuais consequentes da genética, mas também em sua maioria a causa de obesidade entre familiares é por erros alimentares compartilhados por muito tempo e sem respeito pelos que tentam mudar. Como mudar este cenário? Um alternativa importante é os mais velhos que sustentam a casa estarem cientes que maus hábitos alimentares, leva à obesidade que tende a diminuir os anos de vida. Diante desta conclusão, eles precisam fazer compras mais saudáveis e dar o exemplo para os descendentes. Em algumas situações mais difíceis, em que os familiares insistem em não apoiar o membro que busca o emagrecimento saudável, uma alternativa pode ser mudar de casa. Afinal, uma família que não respeita o parente buscando saúde, não pode ser considerada saudável nem nutrologicamente e nem psiquicamente. Lembre-se que viver mais anos possível depende de hábitos saudáveis, alimentares e de atividades físicas. Mas esta é uma opção de cada um que não resolve com magia e sim esforço contínuo.


Escrito por: Hewdy lobo (Psiquiatria)

Governador participa de missa de encerramento da novena de Bom Jesus da Lapa



Mais de 300 mil pessoas, segundo cálculo da prefeitura de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, participam do encerramento da novena de Bom Jesus, durante esta quarta-feira (6). O governador Jaques Wagner assistiu à missa campal, realizada pela manhã, na entrada da gruta procurada por romeiros de todo o Brasil, sendo o primeiro no cargo a prestigiar a celebração, de acordo com o prefeito Eures Ribeiro.
"Em Bom Jesus da Lapa, tudo é comovente. A exuberância da natureza encontra par na fé do nosso povo. Fico muito feliz em poder estar aqui fazendo parte desta indescritível manifestação de religiosidade", disse o governador, ao lado da primeira-dama, Fátima Mendonça.
Segundo estimativa da Polícia Militar, um público de 30 mil pessoas acompanhou a missa. No período da tarde, ocorre a procissão que percorre as ruas do centro, integrada por centenas de milhares de pessoas. A novena é realizada há 320 anos.



SECOM - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

PF intima delegado que denunciou fábrica de dossiês no governo Lula



Ex-secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior disse que é alvo de perseguição política por causa das denúncias que fez contra o PT. Por volta da 11 horas desta terça-feira, quatro policiais federais estiveram no escritório do delegado Romeu Tuma Júnior, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, com ordens para conduzi-lo coercitivamente à Superintendência da Polícia Federal. Tuma Júnior se recusou a acompanhar os agentes, alegando que a condução era ilegal.
Mais tarde, ele compareceu à sede da PF para prestar esclarecimentos sobre o livro Assassinato de Reputações — Um Crime de Estado (Topbooks; 557 páginas), que narra os bastidores do que ele viu, ouviu e, principalmente, acompanhou de perto quando ocupou o cargo de ex-secretário Nacional de Justiça do governo Lula. Tuma Júnior afirmou que passou cerca de 40 minutos na sede da PF, mas não respondeu a nenhuma pergunta. Ele disse que já havia prestado esclarecimentos sobre o conteúdo do livro em procedimento aberto pela Delegacia Fazendária no ano passado – não há inquérito contra ele. "Hoje só registrei meu repúdio, já havia sido ouvido. Apontei minha repulsa em se conduzir um advogado coercitivamente sem comunicar à OAB. A polícia está aparelhada, a gente nunca sabe o que vai acontecer", afirmou.

Na chegada dos policiais ao escritório de Tuma Júnior, houve discussão e muito bate-boca. O delegado Fabrizio Galli, da Delegacia Fazendária, afirmou que Tuma Júnior recebeu intimações prévias, mas não compareceu para prestar depoimentos. Em seu livro, o delegado revelou que a estrutura do governo petista era usada para produzir dossiês contra adversários políticos. Ele também teria ouvido do ministro Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula, a confissão de que o ex-prefeito de Santo André Celso Daniel teria sido assassinado depois de descobrir um esquema clandestino de arrecadação de dinheiro para beneficiar o PT. Atual secretário-geral da Presidência da República, Carvalho, segundo o relato do delegado, teria confessado também ter transportado dinheiro de corrupção para abastecer o caixa eleitoral do PT. Tuma Júnior se recusou a acompanhar os agentes, alegando que a condução era ilegal. Ele disse que um dos federais informou apenas que estava cumprindo “ordens de Brasília”. “Estive lá na PF uma vez e nem inquérito havia”, disse o delegado. “Isso é perseguição política”, afirmou.

escreve Poder & Política

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Palanque usado no comício de ultimo sábado pelo grupo petista ainda se encontra no mesmo local.




O palco que foi armado desde a ultima sexta feira (01), para a realização do comício dos candidatos do prefeito Ivo Peixoto (PCdoB), continua no mesmo local atrapalhando os transeuntes que utilizam a Rua situada no polivalente. O palanque ainda se encontra com material de campanha exposto dos respectivos candidatos. Não entendemos porque um comício sem expressão alguma conseguiu trazer tantos transtornos aos munícipes, pois o único incômodo que essa concentração conseguiu trazer foi atrapalhar a circulação de veículos e pedestres nessa localidade, pois se pode observar que nem mesmo lixo havia no dia seguinte. Aguardamos que alguém assuma paternidade do problema e venha solucionar o, mas breve possível.
Será que se fosse armado na Praça Simões Filho, em frente à Eletrodisco ainda iria está lá?




Prefeita de Barra do Rocha consegue liminar contra cassação da justiça e retorna ao cargo


Prefeita de Barra do Rocha consegue liminar contra cassação da justiça e retorna ao cargo

A prefeita de Barra do Rocha, Vera Franco (PSC), conseguiu liminar para suspender os efeitos da decisão da Justiça Eleitoral da 24º Zona Eleitoral de Ipiaú, que cassou o diploma da gestora sob a alegação de captação ilícita de sufrágio (voto). O vice-prefeito Valdir Tavares (PT) também foi beneficiado pela decisão do juiz João Melo Cruz, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), que permite que ambos respondam o processo no cargo. Na liminar, Melo Cruz contesta a decisão da Justiça Eleitoral de Ipiaú por ter ouvido apenas dois eleitores, sem qualquer outra fundamentação. “Não se desconsidera a possibilidade de uma condenação por captação ilícita de sufrágio fundar-se somente neste tipo de prova, mas, para tanto, a mesma deve se mostrar consistente e coesa”, destacou em entrevista ao portal Ubatã Notícias. Já a prefeita se disse feliz pela decisão. "Ganhamos uma eleição de maneira honesta, limpa, transparente. A decisão do TRE nos dá tranquilidade para voltar a cuidar de nosso município e também de nosso povo, que nos concedeu a tarefa de administrar Barra do Rocha”, disse.

Escreve Bahia Noticias

Candidatos baianos estão em lista do TCU de contas irregulares


Candidatos baianos estão em lista do TCU de contas irregulares

O Tribunal de Contas da União (TCU) submeteu a relação de políticos com contas rejeitadas por irregularidade insanável para a apreciação da Justiça Eleitoral. O rol, que contém 440 baianos, foi encaminhada junto com as listagens do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Tribunal de Contas do Estado (TCE). No total, são mais de 600 processos envolvendo ex-gestores municipais que tiveram problemas com o TCU. Entre aqueles que correm o risco de terem suas candidaturas impugnadas, estão os aspirantes à vaga na Câmara Federal Geraldo Simões (PT) e Joseph Bandeira (PSB). No rol de políticos conhecidos dos baianos figuram ainda a ex-prefeita de Berimbau, Tânia Yoshida, o ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, o ex-deputado Fernando de Fabinho e familiares do deputado federal Luiz Argôlo (SDD), Manoelito Argolo, ex-prefeito de Entre Rios, e Manolito Argolo Júnior, ex-prefeito de Cardeal da Silva - pai e irmão do parlamentar, respectivamente. A reportagem tentou entrar em contato com aqueles que registraram candidatura nas eleições 2014, porém não obteve sucesso. De acordo com site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64, de 1990) proíbe que o responsável por contas rejeitadas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas se candidate. Ademais, é considerado como "ato doloso de improbidade administrativa". 

Eleições Bahia: confira a agenda dos candidatos nesta quarta-feira


Eleições Bahia: confira a agenda dos candidatos nesta quarta-feira

Os candidatos ao governo da Bahia se alternam entre gravação de programas eleitorais e entrevistas a veículos diversos nesta quarta-feira (6). Renata Mallet (PSTU) se reúne com assessoria de campanha pela manhã e produz material de campanha à tarde. Rogério Da Luz (PRTB) passa o dia em Camaçari, onde concede entrevista para a Rádio Sucesso FM pela manhã e se encontra com lideranças partidárias à tarde. Paulo Souto (DEM) concede entrevista à rádio Cruzeiro AM às 7h15 e depois vai a Ipirá, onde visita a feira do município. Pela tarde, Souto se reúne com políticos e lideranças em Salvador. Rui Costa (PT) grava programa eleitoral durante todo do dia. Lídice da Mata (PSB) não tem atividades programadas, pois permanece no Senado Federal para votação de projetos em pauta. Marcos Mendes (PSOL) concede entrevista para a TV Baiana, às 12 h e para rádios do interior pela tarde. À noite, Mendes comparece à festa do Centro Caboclo Sultão das Matas, em Pernambués.

Rui Costa Pimenta e Eduardo Jorge defendem legalização da maconha



Em debate na noite de hoje (5), na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), os candidatos à Presidência da República Rui Costa Pimenta (PCO) e Eduardo Jorge (PV) defenderam a legalização do uso da maconha. Apesar de todos os demais candidatos terem sido convidados, eles foram os únicos a comparecerem ao evento denominado Maconha e Eleições: a Ousadia Que Faz a Diferença, promovido pela Associação Cultural Cannabica de São Paulo. Para o candidato do PCO, as drogas têm sido um dos principais pretextos para a repressão policial no Brasil, e têm justificado a ação internacional de países imperialistas. “Esses motivos nos levam a colocar o problema de que é necessário lutar para eliminar esse crime artificial, um crime inventado. É um crime que não é crime. É um crime como a prostituição, apenas um problema moral transformado em legislação”, disse. Ele ressalvou, no entanto, que o partido não é favorável ao uso de drogas, mas não considera seu consumo um problema de saúde. “Nós consideramos que o problema do uso de drogas, ao contrário do que a ideologia conservadora procura apresentar, é um problema de cada um, não é um problema moral. Também não é um problema de saúde. É um problema de cada pessoa, não é o estado que tem que determinar o que cada um deve fazer ou deve pensar”, disse. Em defesa da legalização da maconha, o candidato Eduardo Jorge lembrou que a medida poderia trazer benefícios para diversas áreas, como na criminal. “Há repercussões positivas na área penitenciária, na possibilidade de esvaziar [as cadeias] e passar a ter condições mais humanas para que a pessoa presa possa ter direito ao trabalho e sair de lá com condições de se reintegrar”, disse. Leia mais na Agência Brasil.

Escreve Bruno Bocchini, Agência Brasil