Social Icons

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Gandu – Major que foi destaque no programa do Fantástico da Rede Globo faz palestra e encanta o público presente








A major Denice Santiago está à frente da Ronda Maria da Penha, tropa da Polícia Militar que circula diariamente da periferia aos bairros mais nobres de Salvador protegendo mais de 2400 mulheres, que são vítimas de violência doméstica e que estão sob medida protetiva. Responsável pela Ronda em 13 cidades baianas, o que lhe rendeu diversos prêmios, inclusive sendo personagem principal em um programa do Fantástico da Rede Globo, em uma sensacional matéria realizada pela jornalista Patrícia Nobre.
Aluna da 1ª turma que formou mulheres na PM da Bahia em 1995, Denice é hoje comandante da Ronda Maria da Penha e também se dedica em proferir palestra em todo estado. Amiga pessoal do Major Francisco da 60ª CIPM- Gandu, participou na noite desta segunda-feira [28] de uma palestra que aconteceu no Salão paroquial da matriz de São José, onde com o comportamento que lhe é peculiar, encantou ao bom número de pessoas presentes.
Com  o tema, “Combate a Violência Contra as Mulheres”, a Major discorreu sobre a Lei nº 11.340 de agosto de 2006 [ Lei Maria da Penha], através de ilustrações, o que traz mais entendimento para as pessoas comuns, sobretudo, aquelas que vivem em estado de vulnerabilidade social.
Entre as conquistas pós a Lei Maria da Penha, a sábia mulher, citou como marco cultural, o divisor de águas na cultura brasileira referente ao tema e diversas outras inovações, a exemplo da medida protetiva de urgência [MPU]. Segundo a PM, existem 05 tipos de agressões contra as mulheres, são elas: Física, Moral, Sexual, Psicológica e Patrimonial. Sendo que a cada 04 minutos, acontece um desses abuso no Brasil, o que requer mais “Sororidade” entre as mulheres.
Além da 60ª CIPM, o evento contou também com a participação do Coletivo “As Minas Querem Respeito”, Governo Municipal, ASBEMIG, CECOB, NAE, OAB, CETB e CREAS.
Presentes, os vereadores: Ana Rita [PcdoB], Gil Santana [PDT] e Bozó [Podemos], sendo que o ultimo, entregou nas mãos da Major Denize, uma cópia de um projeto de lei da sua autoria que garante políticas públicas relacionadas a moradia para as mulheres vitimas de violência e que vivem em vulnerabilidade social.
Ao termino, foi servido um delicioso coquetel com direito a sorteio de prêmios.
Nossos aplausos a nobre Major Denice Santiago e a todos que tiveram a grande ideia da realização deste importante momento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário