O Instituto Baiano de
Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, orienta
os consumidores sobre problemas com hidrômetro. Um total de 2,727 mil
instrumentos foram verificados em 2019, até o mês de maio, sendo 1,486 mil
aprovados e 1,241 mil reprovados, em função de problema nos dispositivos
internos do medidor. Caso desconfie de alguma irregularidade, o consumidor deve
inicialmente procurar a Embasa para tentar solucionar o possível problema. Após
a Embasa finalizar a averiguação, caso o problema persista, o consumidor deve
contatar o Ibametro para verificação do instrumento de medição pelo 0800 071
1888. “A maior parte dos atendimentos que estamos fazendo, em todo o Estado, é
fruto de denúncia de consumidores, que acionam a justiça para solucionar a
questão. O Ibametro acompanha a retirada do instrumento pela Embasa e o leva
para análise em bancada medidora. Após o exame, o Ibametro emite o laudo
técnico em resposta ao processo judicial, confirmando ou não a existência do
problema”, explica o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal. O consumidor
deve sempre acompanhar a retirada do hidrômetro pela Embasa e checar se no
documento, que precisará assinar atestando a retirada do equipamento para
verificação metrológica, constam informações sobre as condições em que foi
retirado o instrumento, inclusive se este portava o lacre, bem como deve
constar o número de série do referido aparelho. O consumidor fica com uma cópia
do documento. O setor de hidrometria do Ibametro tem capacitado as equipes das
agências regionais do órgão para verificação metrológica e emissão de laudos
técnicos, visando descentralizar esse tipo de serviço para agilizar o
atendimento ao consumidor usuário do serviço da Embasa. Os laudos técnicos são
solicitados pela justiça, em casos em que os consumidores pedem ao Ibametro
e/ou à Embasa a verificação do hidrômetro por desconfiarem que o instrumento de
medição esteja funcionando de modo incorreto, podendo incidir em cobrança de
valor indevido.
Política Livre
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