Social Icons

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

“Não entre para a vida pública se não está preparado para críticas” – Por Paulinho Santos




A famosa frase é conhecida por muitos, mas há políticos despreparados que não sabem lidar com tal situação e se acham acima do bem e do mal. 
É preciso estar preparado para ocupar determinados cargos em qualquer governo, caso contrário o político irá virar pára-raios e criará uma verdadeira rejeição na opinião publica caindo no descrédito. Ao participar da vida pública, todos precisam ter a sabedoria e paciência que sua condição de anonimato no passado agora será exposta, porque é desta forma que o mundo político funciona. Se, em um momento, você “político” era estilingue, hoje, sua condição é de vidraça, ou seja, você é tudo que escolheu ser e somos responsáveis por aquilo que queríamos.
Ser criticado faz parte do processo da carreira publica, algumas críticas podem ser construtivas e nos ajudará a crescer pessoal e profissionalmente. Quanto às criticas negativas, deve-se ter paciência e sabedoria para que não se perca o controle. 
As críticas na imprensa e hoje também nas redes sociais, na maioria das vezes, são efeitos daquilo que de errado acontece em uma gestão, pois se bem feito, logo o elogio viria. E ser criticado nem sempre é algo ruim, pois é a oportunidade de reavaliar a si próprio e tentar acertar naquilo que errou, evitando futuros deslizes.
Quanto aos defensores de plantão que, de forma despreparada, colocam-se como assessores de imprensa e advogados que não são. É necessário ter pé no chão quando divulgarem certas informações para que não venham cair no ridículo, pois é preciso solidez e eficácia nas respostas para não se transformarem nos “garotões de recados dos políticos”, tentando tapar o sol com a peneira.
Os homens públicos muitas vezes não reconhecem que como pessoas investidas de cargos relevantes na sociedade, inevitavelmente serão alvos de especulações ou criticas em virtude da ocupação de um cargo e é necessário lidar com estas situações adversas ou simplesmente desistir da carreira pública por falta de maturidade. 


Paulinho Santos (Graduado em Administração de Empresas/ Rádio e TV com habilitação em Jornalismo, registro SRTE-BA 4842).


Nenhum comentário:

Postar um comentário