Social Icons

terça-feira, 25 de setembro de 2018

A importância do voto no exercício da cidadania – Por Bozó



Resultado de imagem para por bozó gandu
Vivemos mais um momento em que se aproxima as eleições: vamos através do voto direto eleger quem vai conduzir o Poder Executivo nos Estados e no País, bem como nossos representantes na Assembleia Legislativa do estado, Câmara Federal e Senado. Nesta mensagem, queremos incentivar a efetiva participação dos cidadãos e cidadãs neste exercício da democracia. Nas eleições, não se deve abrir mão de princípios éticos e de dispositivos legais, como o valor e a importância do voto, embora este ato não esgote o exercício da cidadania.
Como afirmamos, com o voto não esgota o exercício da cidadania, mas tem um valor fundamental para que consigamos manter o Brasil vivendo a democracia. Baseados nestes pressupostos, incentivamos a todos e todas a exercer este nosso direito de votar, mas é necessário que nosso voto seja consciente, saber em quem estamos votando, procurar conhecer os candidatos/as, sua ficha, suas propostas para o Brasil, Bahia e seu município. Ser livre, é votar em quem queremos e não em quem alguém manda que votemos; votar porque acreditamos na pessoa que estamos votando e nas suas propostas em vista do bem comum e não vender  o voto, porque voto não tem preço, tem consequência. Vender e comprar voto é crime pela lei 9840/1999. Ser responsável é votar sabendo que nosso voto pode ajudar a contribuir com o bem comum, objetivo próprio da política e não votar pensando em tirar vantagens pessoais, para nossa família ou para nosso grupo de amigos e de amigas.
Observe o comportamento político e atitudes dos representantes de candidatos e candidatas em seu município. Faça uma reflexão e analise quais políticos realizam seu papel de agente público durante todo tempo, ou se apenas durante o período eleitoral e não se deixe levar apenas por promessas ou benefícios momentâneos que não trará nada para a coletividade durante o mandato dos eleitos [as].

Adeilton Leal – Bozó é servidor público de profissão, blogueiro por opção e está vereador pelo PHS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário