A partir desta segunda-feira (21), o Instituto Nacional
do Seguro Social (INSS) deixa de agendar o atendimento presencial para
salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos. Agora, o segurado deverá
acessar o Meu
INSS ou ligar
para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o
número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.
Antes, o segurado precisava agendar uma ida ao INSS para
levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o
cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se
necessário, será chamado à agência.
Nos casos em que as informações previdenciárias
necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS,
será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.
Segundo o INSS, com a mudança, não haverá mais falta de
vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o
cidadão terá a garantia de ser atendido perto da residência. O instituto diz
ainda que a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.
Atualmente, o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários
cadastrados e é acessível pelo computador ou celular. O sistema, que está sendo
aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do
seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços
do INSS.
O instituto vai ampliar cada vez mais a lista de serviços
agendáveis. A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no
atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados, bastando
fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone 135.
Veja a lista dos serviços que passarão a ser agendáveis:
Alterar meio de pagamento
Atualizar dados cadastrais do beneficiário
Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de
dependentes
Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída
Definitiva do País
Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de Dirf
Cadastrar Declaração de Cárcere
Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família
Cadastrar ou renovar procuração
Cadastrar ou renovar representante legal
Desbloqueio do benefício para empréstimo
Desistir de aposentadoria
Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes
Habilitados
Pensão por morte
Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS
Reativar benefício
Reativar benefício assistencial à pessoa com deficiência,
suspenso por inclusão no mercado de trabalho
Renunciar a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
Solicitar valor não recebido até a data do óbito do
beneficiário
Suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência
para inclusão no mercado de trabalho
Transferir benefício para outra agência
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