Social Icons

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Gandu e as eleições de 2018 – Por Bozó





Como já dizia o ex-prefeito e blogueiro Zebrão, “Nossa cidade é a mais politizada da Bahia e quem sabe do Brasil”.
Realmente tem toda razão o experiente político. Podemos observar que nas redes sociais, pessoas que até 31 de dezembro de 2016, tinham horror ao WhatsApp, hoje praticamente passa a maior parte do seu tempo postando mensagens com opiniões e críticas, inclusive, pulando as eleições de 2018 e já visando a de 2020.
Hoje dia 23 de novembro de 2017, exatamente há 10 meses e 23 dias, tomava posse o atual prefeito Leonardo Cardoso (PP), que assumiu uma gestão que há 08 anos estava sob o comando do PCdoB e PT, aliados de primeira hora do governo do estado e dos ex-presidentes Lula e Dilma e contavam com 03 senadores, além de deputados na esfera federal e estadual, também da base aliada.
Mesmo com este aparato governamental, Gandu não chamava à atenção dos olhos dos líderes políticos a cima mencionados, de forma que o atual governador Rui Costa (PT), por diversas vezes participou de atos em localidades próximas e jamais depois de eleito veio ao município sob o comando do partido comunista e dos eu próprio, o PT.
O exemplo mais recente foi quando durante a campanha eleitoral de 2016, o alcaide baiano foi até Algodão, distrito de Ibirataia, que fica a 30 km de distancia, para inaugurar uma biblioteca sem livros e a pintura de um galpão e, ignorou Gandu, mesmo estando acontecendo no mesmo dia um comício do então prefeito e candidato a reeleição, Djalma Galvão (PT), prova de que Gandu, não estava na rota dos interesses do petista.
No entanto com a chegada do prefeito Léo ao poder, o governo do estado, voltou seus olhos para nossa cidade, da mesma forma que um jovem faz ao ver uma moça formosa, desejando-a tocá-la. Assim agiu o governador Rui Costa, que veio a Gandu, enalteceu as qualidades do jovem prefeito Léo e falando da sua satisfação em ter ao seu lado um prefeito de visão futurista e determinado, o que causou descontentamento, aos seus antigos seguidores, que por não poder bater de frente com o chefe de estado, que mantém algumas poucas vantagens a parte deles, começou a direcionar crítica e até mesmo certo ódio, ao prefeito Léo, como se este tivesse tomado um troféu de vossas mãos, o que não aconteceu. Mas ao que parece, Rui Costa é chegado a um prefeito do PP, pois quando foi a Algodão inaugurar “um grande feito”, o gestor era justamente o senhor Marcos Aurélio, que coincidentemente faz parte dos quadros do partido progressista.
Em sua vinda a nossa cidade, o governador fez um discurso longe daquele preferido por aqueles que se dizem esquerdista, em nenhum momento mencionou a palavra “golpe”, muito menos: Lula ou Dilma, apenas se conteve em falar da sua própria história e das qualidades de Léo, além de promessas de obras e serviços para o município. E, por falar em “golpe”, a rainha desta pronuncia não compareceu ao evento, por uma “mera coincidência” de troca do horário do voou que trouxe o governador, ou seja, um verdadeiro “bico de pitu”.
O resultado das eleições de 2018 não podemos prever, mas, certo é que, caso o governador consiga a sua difícil reeleição e seja bem votado em Gandu, em mais uma oportunidade o prefeito Leonardo Cardoso, sairá muito mais fortalecido.  


Adeilton Leal (Bozó) é servidor público por profissão, blogueiro por opção e está vereador pelo PHS em Gandu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário