A vaquinha virtual criada
para levantar recursos para a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
se encerrou neste sábado bem abaixo da meta. Em dezessete dias, a campanha
conseguiu arrecadar 270.051 reais — um pouco mais do que a metade do objetivo
inicial, que pretendia alcançar a soma de 500.000 reais.
Diante do fiasco iminente, o
blog Radar On-Line, de VEJA, revelou que, a dois dias do fim da campanha, o
Instituto Lula havia convocado os quadros do PT para ajudar na arrecadação. Na
ocasião, as doações ainda estavam em 188.000 reais.
A vaquinha, que vigorou
entre os dias 7 e 24 de dezembro, foi hospedada na plataforma de crowdfunding
(financiamento coletivo) Catarse. Segundo informações da página, o intuito era
patrocinar uma campanha nos meios de comunicação para “romper o cerco jurídico
midiático, fortalecendo o papel da blogosfera e de veículos alternativos,
acumulando forças para a democratização dos meios de comunicação”. Ao todo,
2.381 pessoas doaram ao “comitê em defesa da democracia e do Lula”.
Para efeitos de comparação,
em dezesseis dias, uma vaquinha semelhante feita em prol da ex-presidente Dilma
Rousseff conseguiu arrecadar 791.996 reais, cerca de 58% a mais do que a meta
inicial — também de 500.000 reais. No caso, a campanha visava levantar fundos
para custear as viagens de Dilma pelo Brasil quando o impeachment ainda não
estava consumado.
Para convocar a população a
doar, a vaquinha de Lula divulgou vídeos com depoimentos de celebridades e
políticos. De acordo com a página, a campanha “Um Brasil justo, pra Todos e pra
Lula” foi organizada por lideranças de movimentos sociais e sindicatos, como
Guilherme Boulos, do MTST, Vagner Freitas, da CUT, Carina Vitral, da UNE, João Stédile,
do MST, dentre outros.
Bastidores do Poder
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