As vendas do comércio no Dia
das Crianças recuaram 9,02% na comparação com 2015, apontam dados do Serviço de
Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas (CNDL). A queda, entretanto, é menos intensa do que outras verificadas
neste ano, como no Dia das Mães (-16,40%) e Dia dos Namorados (-15,23%).
É o terceiro ano consecutivo
em que o indicador mostra desaceleração da atividade comercial na semana
anterior (5 a 11 de outubro) ao Dia das Crianças, considerada a segunda data
mais lucrativa para o setor no segundo semestre. Em 2014, a variação negativa
foi de 8,95% em comparação a 2014.
Para a Serasa Experian, que
verificou a atividade do comércio para o Dia das Crianças no mesmo período que
o SPC, a queda foi de 8,1%, o pior desempenho desde o início da série, em 2006.
A tendência de alta do desemprego no País e o poder de compra enfraquecido pela
alta inflação, avalia a empresa, em nota, são fatores que influenciam
negativamente o movimento dos consumidores. Por serem uma prévia das vendas de
fim de ano, a Serasa sinaliza que as vendas de Natal de 2016 também devem
diminuir ante as do ano anterior.
O menor recuo das vendas do
Dia das Crianças (-4,2%) foi aferido pela Boa Vista SCPC, que faz o cálculo com
base nas consultas realizadas pelos comerciantes ao seu banco de dados entre 1
e 12 de outubro, em comparação com o mesmo período de 2015. Também foi o pior
desempenho para a série histórica do Dia das Crianças, que na Boa Vista começou
em 2008.
Com o desconto da inflação
do período, o faturamento total do varejo sofreu retração de 3,9%, o que
representa cerca de R$ 2,2 bilhões a menos que em 2015.
Econmia & Negócios
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