Cerca de 1,5 mil leituristas
da Coelba reforçarão o combate à dengue na Bahia. A parceria com o Governo do
Estado da Bahia, através da Secretaria de Saúde (SESAB), foi anunciada ontem,
23/02, em Salvador e será iniciada em março. A estratégia da empresa é utilizar
estes profissionais, que diariamente coletam consumo mensal de energia elétrica
dos mais de 5,7 milhões de clientes, para identificar focos do mosquito e
informar as autoridades sanitárias sobre potenciais criadouros. Para isso, os
leituristas receberão treinamento da SESAB.
Ao identificarem áreas de
risco de reprodução do mosquito, como pneus, vasos, tonéis, garrafas e demais
locais de acúmulo de água parada, os leituristas irão repassar informações aos
órgãos competentes. As anotações e indicações dos locais sob risco serão feitas
nos próprios equipamentos de coleta de leitura que já estão configurados para
receber os dados. As informações resultarão em um relatório que será
encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde para que sejam tomadas as medidas
necessárias. A intenção é dar mais agilidade ao mapeamento dos focos de
reprodução e auxiliar na eliminação do mosquito que transmite doenças como a
dengue, zika e chicungunha.
Além disso, os colaboradores
da Coelba atuarão em outra frente de combate: na disseminação de informações.
No ato da impressão das contas de energia, irão difundir, por meio de
panfletos, orientações de como eliminar o foco e manter o imóvel longe do
perigo. As informações sobre o combate ao Aedes aegypti também serão divulgadas
na própria fatura de energia, entregues mensalmente aos clientes da Coelba e
nas redes sociais da concessionária. As peças estão sendo confeccionadas e
serão impressas nas contas a partir do mês de abril.
Em todas as agências de
atendimento e estabelecimentos credenciados como Coelba Serviços, no estado,
também terão cartazes e folhetos com dicas de como combater o mosquito e
principais sintomas da doença. As orientações também serão feitas aos demais
colaboradores da empresa, através de palestras e material informativo.
Por Sheyla Silva da Unidade
de Atendimento de Itabuna
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