Social Icons

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Comitê Rio 2016 promove capacitação para professores da rede estadual





Promovido pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, professores de Educação Física da rede estadual tiveram a oportunidade de participar durante todo o dia desta quarta-feira (09), de uma capacitação teórica e prática sobre os esportes Rugby e Luta Olímpica. O evento, que aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves, localizado no bairro do Barbalho, faz parte do Transforma (programa de Educação do Comitê Rio 2016), e tem o objetivo de motivar a prática de novos esportes nas escolas, além de disseminar valores Olímpicos e Paralímpicos, como amizade, inspiração e coragem.
“O Brasil vai receber o maior evento de esportes do mundo em 2016, com 42 esportes Olímpicos e 23 Paralímpicos, então é importante que a sociedade conheça essas modalidades para poder curtir e estar mais bem inteirada com cada uma delas. E, por outro lado, é uma oportunidade de aumentarmos as alternativas esportivas em nossas escolas, apresentando o conhecimento aos professores, que, por sua vez, poderão repassar para os alunos,” explica a coordenadora socioesportiva do programa Transforma, Dora Castanheira.
A ação está sendo realizada na cidade-sede dos Jogos (Rio de Janeiro) e nas que vão receber as competições de futebol (Manaus, Brasília, Salvador, Minas Gerais e São Paulo). “A ideia é que o programa seja um legado dos Jogos e que todo o material pedagógico e didático seja utilizado para expandir o conhecimento das modalidades nas escolas. Pretendemos realizar novas capacitações”, destaca Castanheira.
O professor Carlos Alberto Ferreira, coordenador dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), no Núcleo Regional de Educação de Itabuna (NRE 05), ressalta a importância do contato com novas modalidades esportivas. “Eu conhecia o Rugby apenas pela televisão e sempre gostei muito da modalidade, agora estou conhecendo as regras e descobri que existem algumas variáveis para jogar, facilitando a aplicação na escola”, destaca.
Já o professor Uelinton da Silva, do Colégio Estadual Bolivar Santana, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, afirma que “a capacitação enriquece ainda mais o conhecimento do educador, que pode dar opções ao aluno em conhecer esportes pouco divulgados e, até mesmo, promover um interesse para que surjam novos atletas nessas modalidades.”



ASCOM Secretaria da educação da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário