Social Icons

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Prefeitos de Gandu e Wenceslau Guimarães ignoram a importância do conselho tutelar




O papel do Conselho tutelar, consiste em tender crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram seus direitos violados e aplicar medidas de proteção; atender e aconselhar pais ou responsável; levar ao conhecimento do Ministério Público fatos que o estatuto tenha como infração administrativa ou penal; encaminhar a justiça os casos que à ela são pertinentes; requisitar certidões de nascimento e óbito de crianças e adolescentes, quando necessário; levar ao Ministério Público casos que demandem ações judiciais de perda ou suspensão do pátrio poder. Como o juiz e o promotor, o Conselho Tutelar pode, nos casos a que atende, fiscalizar as entidades governamentais e não-governamentais que executam programas de proteção e sócio-educativos. Este poder de fiscalizar, entretanto, não transforma o Conselho Tutelar, o Promotor e o Juiz em fiscais administrativos das entidades e dos programas. Administrativamente, quem fiscaliza são os agentes da prefeitura, visto sendo esta que comanda o município.

Isto quer dizer, que a eleição para escolher os componentes do conselho tutelar, é de suma importância para o município, mas em Gandu e Wenceslau Guimarães, ao que parece, os senhores gestores não estão nem ai para esta questão. Em Wenceslau, pelo menos, a vice-prefeita, Meire Maraú, compareceu, exerceu o seu papel e, continuou na Praça, no meio do povo, enquanto o prefeito Nestor Vicente (PDT), não deu o ar da graça, ignorando este bonito ato de cidadania.
Já em Gandu, tanto o prefeito Ivo peixoto (PCdoB), quanto o vice Djalma Galvão (PT), demonstraram o quanto estão preocupados, com as crianças e adolescentes, sobretudo, os menos desassistidos, não comparecendo para a votação. Por outro lado, os pré-candidatos, Neco Kanguçú (PP), Marley Medrado (PTN), Neto Xirabel (PV) e Durval Libânio (PSB), compareceram para exercer a cidadania.
Infelizmente, existem pessoas que são bem pagas, para defender tal situação. Certo é que, caso fosse uma eleição de um pleito eleitoral de ordem partidária, ambos estariam pelas Ruas da cidade, acompanhados dos seus súditos na maioria das vezes em busca de comprar votos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário