Outubro representa um marco
para as mulheres, um alento na luta que travam diariamente para conquistar seu
espaço. A campanha do Outubro Rosa, que trata da prevenção do câncer de mama,
foi muito divulgada. “O mundo inteiro tomou conhecimento do tema”, destaca
Maria Auxiliadora dos Santos, secretária nacional da Mulher da Força Sindical. No
Brasil, a cor rosa esteve presente no Congresso Nacional e nas ações
desenvolvidas pelas entidades sindicais de diferentes categoria em cidades
pequenas, médias e nas capitais dos Estados. “Também aumentou o número de
mulheres que fazem o autoexame para verificar se têm a doença”, informa
Auxiliadora. “Outro fato importante foi o tema da redação do Enem (Exame
Nacional do Ensino Médio) sobre a violência contra a mulher, que obriga os
jovens a refletir sobre o assunto”, diz. Os dois temas são importantes para as
trabalhadoras.
O Outubro Rosa, que tem como
símbolo um laço cor de rosa, é uma campanha de conscientização para alertar as
mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico
precoce da doença. O movimento começou em 1990, na 1ª Corrida pela Cura, em
Nova York. Mas apenas em 1997 as entidades começaram a promover atividades
voltadas ao tema.
Auxiliadora informa que as
mulheres da Força vão apoiar a luta dos homens contra o câncer de próstata na
campanha Novembro Azul. “Muitos trabalhadores já realizam este exame e, cada
vez mais, precisamos aumentar este
número”, afirma.
Novembro foi escolhido como
mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois 17 de Novembro
é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O ‘Azul’ veio da cor oficial
usada como símbolo de combate à doença. Surgiu assim o Novembro Azul, movimento
que prioriza ações de conscientização sobre a doença. “A detecção precoce pode
salvar vidas”, alertam os especialistas.
Ascom Força Sindical
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