Social Icons

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Os membros mais afetados nos acidentes de trabalho -Parte ll



Vamos analisar os itens da lista acima:
1- Máquinas e equipamentos Analisar detalhadamente uma máquina e descobrir possíveis pontos causadores de acidente, é tarefa imprescindível antes de colocar qualquer máquina ou equipamento em operação. Inspeções periódicas nas máquinas e equipamentos também fazem parte das ferramentas de prevenção, quando bem aplicadas. Identificar e corrigir problemas que podem levar ao acidente é o objetivo principal dessas inspeções.
2- Atividades Fazer um levantamento de todas as atividades críticas envolvendo trabalhos manuais é parte integrante do trabalho preventivo. É necessário mapear as atividades e elaborar ações preventivas para cada uma.
3- Mão-de-obra Este é com certeza o item mais importante na prevenção de acidentes com mãos e braços. Pois é deste item que saem quase que a totalidade desse tipo de acidente - ou seja - falha humana.
4- Equipamentos de Proteção Este item é o mais simples, porém não menos importante. Desenvolver o Equipamento de Proteção Individual adequado para cada atividade faz parte das regras básicas da prevenção de acidentes com as mãos e braços. Ainda assim, ter o melhor equipamento não é garantia de que os acidentes sejam evitados.
Por isso temos o último item que complementa este e os itens anteriores. O ser humano não é igual e pode mudar a todo momento. Cada supervisor deve conhecer seus funcionários de forma que venha a perceber quando algo não vai bem com o mesmo. Afastar um funcionário de uma tarefa crítica quando não está em boas condições físicas ou psicológicas é uma maneira de prevenção eficaz. O lema \"A segurança de todos depende de cada um de nós\" - é verdadeira, na medida em que todos apliquem seus conhecimentos em proteger a si e seus colegas de trabalho. De nada adiantará todo o trabalho de prevenção, todas as normas, todos os procedimentos, se nós não tivermos um comportamento seguro em nossas atividades.

Dorival Silveira Junior Téc. Segurança do Trabalho

12551/BA  CREA-BA 94887

Nenhum comentário:

Postar um comentário