A representação, feita pelo deputado federal José Carlos
Aleluia (DEM-BA), contra a campanha publicitária da Petrobras que apresentava
hipocritamente o escândalo de corrupção na empresa como um “desafio a ser
superado” foi acatada pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação
Publicitária (Conar). O órgão de regulação determinou que o anúncio deverá ser
refeito para continuar sendo veiculado na mídia.
Na denúncia feita em fevereiro último, Aleluia alegou o
Artigo 23 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBAP), que
determina aos anúncios “não abusar da confiança do consumidor, não explorar sua
falta de experiência ou de conhecimento e não se beneficiar de sua
credulidade”. Ressaltou ainda a “proposital confusão” promovida pela peça
publicitária ao querer relacionar a descoberta dos primeiros poços de petróleo,
ou mesmo do Pré-Sal, com as consequências da Operação Lava Jato na
empresa.
“Não se pode querer enganar a opinião pública com uma
campanha publicitária milionária tratando o que é corrupção, roubo de dinheiro
público, como exemplo de desafio a ser superado pela companhia. Não é desafio,
são atos ilícitos que demandam rigorosa apuração e punição dos envolvidos”,
afirmou Aleluia, comemorando a decisão do Conar.
Assessoria de Comunicação do deputado Aleluia (DEM)
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