A queda superior a 10% nas
vendas de motocicletas em 2014 sobre 2013 levou montadoras do setor a um
processo de "demissões silenciosas", segundo o presidente da
Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas,
Bicicletas e Similares (Abraciclo), Marcos Fermanian. "São demissões que
ocorreram ao longo do ano, com não reposição de funcionários que deixaram as
fábricas no polo de Manaus (AM)", explicou. Segundo ele, o quadro de
funcionários das associadas à Abraciclo caiu de 19 mil para 18 mil durante os
nove primeiros meses de 2014. Sem a recuperação esperada para o setor após a
Copa do Mundo e a manutenção das vendas diárias abaixo do limite de 6 mil
unidades, fábricas de motocicletas iniciaram ainda um processo de paradas de produção
em determinados dias da semana, já que as férias coletivas das montadoras foram
dadas em junho. "Foi preciso reduzir ritmo diário e fazer esse ajuste fora
de tempo", afirmou Fermanian.
Nesta terça-feira, 07, a
Abraciclo revisou para baixo, pela segunda vez, as estimativas de produção e
vendas de motocicletas em 2014 ante 2013. A entidade prevê uma produção de 1,55
milhão de unidades no fechamento do ano - ante uma estimativa anterior de 1,625
milhão de motocicletas, feita em junho -, queda de 7,4% ante a produção de 1,67
milhão de veículos em 2013. As vendas no varejo devem atingir 1,44 milhão de
motocicletas, uma baixa de 5% ante o 1,5 milhão de unidades comercializadas em
2013. Segundo Fermanian, além do crédito ainda restrito ao financiamento de motocicletas
de baixa cilindrada, o cenário conta com as condições macroeconômicas negativas
e a desconfiança do consumidor. "Essa desconfiança inibe até mesmo os que
conseguem crédito, mas não o tomam por conta de um temor em relação ao
futuro", disse.
Para o último trimestre do
ano a expectativa é de ligeira melhora nas vendas, com a retomada do nível de
vendas diárias em 6 mil unidades em outubro e novembro e um aquecimento ainda
mais forte, mesmo que historicamente normal, em dezembro.
ASCOM Força Sindical
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