O Instituto de pesquisa
Datafolha anunciou neste domingo que a maioria dos brasileiros, praticamente
metade (46%), declarou ter “nenhum interesse” pelos programas eleitorais
gratuitos transmitidos pela televisão. A taxa atual só é menor do que a
anunciada nas eleições de 1998, quando o então presidente Fernando Henrique
Cardoso (PSDB) disputava a reeleição, e chegou a 51%. De acordo com a pesquisa,
realizada entre os dias 28 e 29 de agosto, os eleitores que disseram ter
interesse somam apenas 20%. Os pouco interessados são 33%.
O horário eleitoral é um dos
palcos principais dos candidatos, sendo foco de grandes gastos das campanhas e,
cada minuto de transmissão, é bastante disputado. Porém, parece que isso não
tem convencido os eleitores – já que os resultados apresentados pelo Datafolha
também mostram que os indecisos ou os que pensam em votar em branco e nulo não
se sentem sensibilizados pelos programas. Entre aqueles que não sabem ainda em
quem votar, a taxa de desinteresse é de 60%.
A taxa aumenta para 84%
entre aqueles que dizem que votarão em branco ou nulo. O Datafolha também
questionou a importância do horário eleitoral gratuito para influenciar os
votos e apenas 34% dos eleitores disseram ser algo “muito importante”. Aqueles
que consideram “nada importante” somam 36% e os 29% restantes consideram “pouco
importante”.
Escreve Terra.com
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