Social Icons

sábado, 27 de setembro de 2014

Cinco dicas para ajudar você a economizar e evitar as dívidas



O consumidor brasileiro está endividado. Segundo dados da Serasa Experian, são 57 milhões de consumidores, um número recorde. Desse total, 53% acumulam até duas dívidas não quitadas. Vejam segundo especialistas, a lista com cinco dicas simples para economizar o seu dinheiro de maneira consciente e ficar longe das dívidas. Confira:
1ª Faça o orçamento mensal - Luiz Maia, professor de economia da Universidade Federal de Pernambuco, destaca que é preciso definir o destino do salário assim que ele é recebido. “Recomendo pegar um caderno ou abrir uma planilha e anotar lá todas as despesas do mês”, diz o especialista. Dessa maneira, é possível enxergar claramente onde o dinheiro está sendo gasto, e saber quais despesas aumentam ou diminuem com o passar dos meses. “Ao anotar tudo, podemos fazer comparações dos gastos e saber se tem alguma despesa que pode ser cortada sem problemas.”
2ª Planeje as despesas com antecedência - Luiz Maia avisa: “o dinheiro não é um fim. Deve ser utilizado como um meio para alcançar um objetivo”. Para ele, os planos futuros devem ser feitos com a economia sendo realizada bem antes. “No Brasil ainda não exista a cultura de poupança. O brasileiro prefere se encher de dívidas que nem sabe se vai poder pagar depois.” A recomendação do professor é ter o dinheiro já guardado antes de precisar gastá-lo. “Com a poupança já cheia, temos maior chance de negociação na hora de comprar um imóvel ou um carro, por exemplo.” Outra vantagem é não ficar dependendo de juros altos por conta de empréstimos.
3ª Pesquise antes de comprar - Para o mestre em ciências econômicas Marcelo Barros, vale a pena pesquisar na hora de comprar qualquer produto, principalmente os mais caros. “O Brasil tem hoje uma economia bastante competitiva”, aponta o especialista. “Por isso, os preços de um mesmo bem podem variar bastante dependendo de onde se procura.” É importante reservar um tempo para pesquisar bastante os preços. Hoje, com a internet, a tarefa está mais fácil graças a sites que permitem a comparação instantânea de preços entre dezenas de lojas online diferentes.
4ª Evite compras parceladas – As facilidades oferecidas pelas compras parceladas fazem com que muitos brasileiros fiquem cheios de dívidas. Ao ver aquele valor, que parecia grande, dividido em várias parcelas pequenas, a tentação aumenta. Mas na verdade, ao escolher a saída mais fácil, você pode estar pagando mais caro. “O ideal é evitar ao máximo comprar bens à prazo”, afirma Marcelo Barros. “Optar pela compra parcelada dá a falsa impressão de que estamos gastando menos, e por isso acabamos por comprar mais.” A dica é deixar para pagar a prazo apenas quando se tratar de algo muito caro, como festa de casamento, viagem para o exterior ou imóvel.
Espere pelas liquidações - Aqui, é preciso ter cuidado. “Muitas empresas ainda realizam liquidações falsas, maquiando o preço verdadeiro para depois oferecê-lo como se fosse desconto”, aponta Marcelo Barros. Mas é claro que existem lojas que oferecem liquidações reais, e é aí que o consumidor pode aproveitar. “Vale a pena segurar o impulso por um tempo até alguma liquidação chegar.” A dica vale principalmente para bens de consumo que vendem muito apenas em determinada época do ano, como ventiladores e aparelhos de ar condicionado. Durante os meses mais frios do ano, os preços desses produtos costumam cair.


Escreve Pedro Máximo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário