Apenas quatro estados
atingiram as metas individuais de qualidade do ensino médio, estipuladas para
2013, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB),
divulgado nesta sexta (5), enquanto 13 estados tiveram queda de desempenho em
relação à pesquisa de 2011 e os demais melhoraram, mão não o suficiente para
alcançar as metas individuais.
O Amazonas, tinha a projeção
de desempenho mais baixa, de apenas 3 pontos, e alcançou 3,2; Pernambuco ficou
com 3,8 e superou a meta de 3,6; Rio de Janeiro e Goiás ficaram com nota 4,
enquanto suas metas eram 3,8. A exemplo das outras 23 unidades da federação, a
nota nacional de 2013 não atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Educação
(MEC) para o ensino médio, que era 3,9 pontos. A média ficou nos mesmos 3,7 de
2011. Para avaliar o desempenho dos estados, o MEC fixa uma meta para cada
estado, além de uma nacional, a serem perseguidas. Segundo o ministro da
Educação, Henrique Paim, o governo previu uma influência maior da melhoria dos
primeiros anos do ensino fundamental no desempenho dos anos seguintes, até o
término do ensino médio, o que não aconteceu.
Além disso, o ministro
reconheceu que há necessidade de reavaliar o currículo do ensino fundamental, o
que, segundo ele, já está sendo discutido. “Temos o desafio de encontrar uma
forma de ter maior flexibilidade no currículo, de redesenhar o currículo a
partir de arestas e permitir que ele seja mais atrativo”, disse Paim,
acrescentando que também é preciso avançar na formação para o trabalho. Nos
anos finais do ensino fundamental, que vão do 6º ao 9º ano, Pernambuco,
Amazonas, Piauí, Acre, Ceará, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais atingiram a
meta para 2013. O Brasil como um todo não atingiu a meta de 4,4, ficando nos
4,2 em 2013, levemente acima do 4,1 de 2011.
A meta nacional só foi
atingida nos primeiros anos do ensino fundamental, que vão do 1º ao 5º anos.
Enquanto a meta era 4,9, a nota alcançada foi 5,2. Ideb é um indicador federal
calculado a cada dois anos, que alia as taxas de aprovação no ensino básico ao
desempenho dos alunos na Prova Brasil, que avalia conhecimentos em português e
matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário