Social Icons

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Perdas com acidente de trabalho – Parte 2


Para a empresa:
Gastos com primeiros socorros e transporte do acidentado.
Tempo perdido: Outros funcionários terão parar para socorrer o acidentado, e os funcionários gastam tempo comentando o ocorrido;
Na maioria dos acidentes a cena é parecida, muita gente pára para ver o ocorrido. Às vezes a quantidade de curiosos é tão grande que até causa outros acidentes. E isso gera ainda mais prejuízo para o empregador.
Vamos pensar em 20 pessoas paradas olhando e comentando a acidente por 20 minutos e ainda o prejuízo da produção parada por esse tempo, isso gera um prejuízo bem significativo, não é?
Terá que pagar os primeiros quinze dias após o afastamento: Irá pagar salário para uma pessoa que não irá produzir. Depois dos 15 dias o funcionário passará a receber o benefício do INSS.
Gastos com contratação de um substituto para o funcionário que se acidentou.
Prejuízos materiais, e com pagamento de indenizações: Isso é fato, hoje tem muita gente ganhando dinheiro com indenizações por causa de acidente de trabalho.  E mesmo quando a culpa não é do empregador, na maioria das vezes ele acaba pagando.
Má fama no meio empresarial: Hoje as empresas que tem muitos acidentes de trabalho ficam mal vista no mercado e perdem clientes. É comum que empresas parceiras se fiscalizem atualmente, esse processo é conhecido como auditoria externa.
Para a família
Dificuldade financeira: Como podemos observar acima o dinheiro em casa diminui.
Incomodo geral: Pois terão que ajudar o acidentado que em muitos casos está incapaz de se cuidar.Gastos com compra de remédio, tratamento, locomoção: Ou seja, diminui o dinheiro, mas aumentam os gastos.
Dor emocional em relação ao parente que está inválido, ou enfermo: Muitos filhos de acidentados que ficaram inválidos ou faleceram, acabam entrando no mundo da prostituição ou do crime para compensar a falta de dinheiro, do pai ou mãe que sustentava o lar.
Para o governo
Perda de mão de obra produtiva, temporária ou permanentemente.
Mais gente dependendo do dinheiro do INSS: Isso significa que irá gastar mais; Menos dinheiro recebido de contribuinte pelo INSS: Isso contribui para o aumento saldo vermelho.
A lógica de prevenção deveria ser a seguinte “gastar menos é melhor do que gastar mais”!
Sabe-se que muitas empresas tiveram que fechar suas portas por causa de um acidente de trabalho. Tomara que possamos ser sábios e contagiar nessa busca pela prevenção.
Que Deus nos abençoe;

Dorival Silveira Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário